Simões Filho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Simões Filho
  Município do Brasil  
Símbolos
Brasão de armas de Simões Filho
Brasão de armas
Hino
Lema "Angelus Pacis"
Gentílico simõesfilhense
Localização
Localização de Simões Filho na Bahia
Localização de Simões Filho na Bahia
Localização de Simões Filho na Bahia
Simões Filho está localizado em: Brasil
Simões Filho
Localização de Simões Filho no Brasil
Mapa
Mapa de Simões Filho
Coordenadas 12° 47' 02" S 38° 24' 14" O
País Brasil
Unidade federativa Bahia
Região metropolitana Salvador
Municípios limítrofes Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Dias d'Ávila e Candeias
Distância até a capital 21 km
História
Fundação 1961
Administração
Prefeito(a) Eduardo Alencar (PSDB)
Características geográficas
Área total [1] 192,163 km²
População total (IBGE/2010[2]) 118 020 hab.
Densidade 614,2 hab./km²
Clima Tropical
Altitude 52 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,73 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 2 771 334,744 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 24 172,34

Simões Filho é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2005 era de 107.561 habitantes.

Fica localizado ao lado de Salvador, já conurbado com a capital baiana.

História

O lugar era originalmente parte da área do Recôncavo onde desde o século XVII se instalaram os engenhos produtores da cana-de-açúcar.

O município foi criado com a emancipação de Salvador do distrito de Água Comprida, com sua denominação atual, em 7 de novembro de 1961, pela lei 1538. Seu nome homenageia o jornalista e político Ernesto Simões Filho, fundador do jornal A Tarde, ainda hoje existente.

A emancipação foi fruto de pleito da comunidade, em que teve destaque as atuações dos emancipadores: Walter José Tolentino Álvares, Altamirando Ramos, Noemia Meireles Ramos, Profª Maria Chaves, Padre Luiz Palmeira.

Integrando a Região Metropolitana de Salvador em 1973, por lei federal, desde esse período recebeu a instalação de diversas indústrias, sendo registrados mais de mil empreendimentos.

O pioneiro do saneamento no município foi Engenheiro Simões. Em 1929, quando adquiriu a fazenda “Engenho Novo”, providenciou a vinda de uma equipe de serviço de malária para executar os trabalhos de abertura de valas e córregos, a fim de exterminar a febre pelúcida que ceifava vidas, na antiga Água Comprida.

Economia

No contexto econômico, podemos considerar o Centro Industrial de Aratu – CIA e o Complexo Petroquímico de Camaçari – COPEC como sendo os dois marcos mais importantes para a economia local. A atividade agropecuária, com baixa representatividade, também se faz presente no município, destacando-se o cultivo de banana, coco-da-baía, cacau (amêndoa), manga, goiaba, laranja e pimenta do reino e a criação de bovinos, suínos e ovinos. O Índice de Desenvolvimento Econômico – IDE é um indicador econômico resultante da análise dos níveis de infra-estrutura (INF) e qualificação de mão-de-obra (IQM) existentes e da renda gerada localmente (IPM). Segundo o IDE publicado pela SEI (2002) o município de Simões Filho aparece como a quinta economia baiana em 1998. Comparado aos demais municípios da RMS o município classifica-se como a quarta economia da região

Clima

Devido a grande proximidade do litoral, Simões Filho apresenta clima úmido com temperaturas médias anuais de 24,7°C, pluviosidade média anual entre 1600 e 2000mm, sendo que as maiores concentrações pluviométricas ocorrem entre os meses de abril e junho. As formas de relevo predominantes no município são os Tabuleiros Pré-Litorâneos, as Planícies Marinhas e Fluviomarinhas e as Baixadas Litorâneas, associadas a uma geologia com presença de conglomerados, gnaísses, arenitos, depósitos fluviais e costeiros (areias de praias, dunas, mangues, terraços e cordões litorâneos). A hidrografia é composta pela bacia do rio Joanes, sendo os principais afluentes os rios Córrego Cantagalo e o Córrego Muriqueira. Ao longo da bacia aparecem as represas Joanes I, Joanes II, Ipitanga II e Ipitanga III, importantes para o abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador. A bioecologia local é representada pelos solos do tipo Podzólico Vermelho-Amarelo álico, Latossolo Vermelho-Amarelo álico, Latossolo Amarelo álico, Podzol Hidromórfico e Solos Indiscriminados de mangue, onde desenvolvem atividades agrícolas, extrativismo e pecuária. A vegetação está constituída pela Floresta Ombrófila, Contato cerrado-restinga e Formações pioneiras com influência fluviomarinha.

Subdivisões

Brasão

Símbolo da nossa identidade , o Brasão das Armas do Município de Simões Filho, foi criado em 13 de Maio de 1963, época em que tínhamos Cícero Simões como prefeito municipal e Amphilóphio Bandeira Carvalho como seu Secretário, pela Lei n°1 de 13 de maio de 1933 e é constituído por:

a) Escudo de prata, em leão rompante, de preto lampassado e armado de vermelho, gojetado de ouro, segurando na dextra uma espada flamejante. b) Insígnias: Municipais, coroa mural de quatro torres de prata. c) Lema: “Ângelus Pacis” de prata num listel preto.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ligações externas