Bernard Katz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sir Bernard Katz)
Bernard Katz
Bernard Katz
Nascimento 26 de março de 1911
Leipzig
Morte 20 de abril de 2003 (92 anos)
Londres
Nacionalidade Britânico
Alma mater Universidade de Leipzig
Prêmios Medalha Copley (1967), Nobel de Fisiologia ou Medicina (1970), Medalha Cothenius (1989), Prêmio Ralph W. Gerard (1990)
Instituições University College London, Sydney Hospital
Campo(s) Biofísica

Bernard Katz (Leipzig, 26 de março de 1911Londres, 20 de abril de 2003)[1] foi um biofísico britânico nascido na Alemanha.[2]

Foi agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1970, por realizar estudos fundamentais sobre os mecanismos de transmissões de impulsos nervosos.

Pesquisa[editar | editar código-fonte]

Sua pesquisa descobriu propriedades fundamentais das sinapses, as junções através das quais as células nervosas sinalizam umas para as outras e para outros tipos de células. Na década de 1950, ele estava estudando a bioquímica e a ação da acetilcolina, uma molécula sinalizadora encontrada nas sinapses que ligam os neurônios motores aos músculos,[3] usada para estimular a contração. Katz ganhou o Nobel por sua descoberta com Paul Fatt de que a liberação de neurotransmissores nas sinapses é "quantal", o que significa que em qualquer sinapse particular, a quantidade de neurotransmissor liberado nunca é inferior a uma certa quantidade, e se mais é sempre um número inteiro vezes esta quantidade. Os cientistas agora entendem que esta circunstância surge porque, antes de sua liberação na sináptica gap, as moléculas transmissoras residem em pacotes subcelulares de tamanho semelhante, conhecidos como vesículas sinápticas , liberadas de forma semelhante a qualquer outra vesícula durante a exocitose.

O trabalho de Katz teve influência imediata no estudo dos organofosforados e organoclorados, a base do novo estudo do pós-guerra para agentes nervosos e pesticidas, ao determinar que o complexo ciclo enzimático era facilmente interrompido.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Wayback Machine» (PDF). web.archive.org. 26 de março de 2009. Consultado em 26 de março de 2021 
  2. «Sir Bernard Katz | British physiologist». Encyclopedia Britannica (em inglês). Consultado em 26 de março de 2021 
  3. The Release of Neural Transmitter Substances (The Sherrington Lectures X), Charles C Thomas Publisher, Springfield (Illinois) 1969, pp. 60

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
William Lawrence Bragg
Medalha Copley
1967
Sucedido por
Tadeusz Reichstein
Precedido por
Max Delbrück, Alfred Hershey e Salvador Luria
Nobel de Fisiologia ou Medicina
1970
com Ulf Svante von Euler e Julius Axelrod
Sucedido por
Earl Sutherland


Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bernard Katz