Skate punk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Skate punk
Origens estilísticas Hardcore punk
Punk rock
Thrashcore
Surf rock
Cultura do skate
Pop punk
Contexto cultural Início dos anos 80 na Califórnia, Estados Unidos
Instrumentos típicos Vocais - Guitarra eléctrica - Baixo - Bateria
Popularidade Alguma popularidade na década de 1990
Formas regionais
Califórnia
Outros tópicos
Lista de bandas de skate punk - Skate - Straight edge - DIY

Skate punk[1] é um estilo de música, sub-gênero do punk rock, ligado à cultura do skate, utilizando comumente referências a ela tanto nos aspectos rítmicos quanto nos temáticos. Sua origem está ligada à marginalização e o estereótipo negativo associado aos skatistas no começo da década de 1980, nos Estados Unidos.

Entre as bandas skate punk de destaque estão principalmente: 7 Seconds e Black Flag, mas também Blink 182, The Adolescents, Agent Orange, U.S. Bombs, Circle Jerks, Suicidal Tendencies, Minor Threat, Grinders, The Briefs, e também bandas nacionais como Gritando HC, Garotos Podres e Ratos de Porão.

O skate punk é utilizado com freqüência como fundo musical para ambientes de prática do skate e está diretamente relacionado com o punk rock californiano.

Uma das principais influências foi a revista estadunidense Thrasher que se tornou o principal veículo da informação no meio, além dos inúmeros fanzines, estes nem tão divulgados ao redor do mundo.

No Brasil, as primeiras bandas de skate punk foram o Grinders, o Pakdermes e o Necrópole. Dessa primeira leva, a banda que se destacou foi o Grinders, que participou da coletânea Ataque Sonoro em 1985, lançou um álbum homônimo em 1987 e participou da coletânea Independência ou Morte!

Notas


Ícone de esboço Este artigo sobre Música punk é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.