Tattva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

De acordo com a escola Samkhya de filosofia na Índia, o Tattva são os métodos para se entender os cinco elementos alquímicos e a forma pela qual interagem, criando-se uma progressão lógica para cada grau elemental. Os elementos são discutidos a princípio de modo simbólico; em seguida, o estudante é ensinado a compreender a teoria estrutural do mundo elemental.

A pequena história dos Tattvas[editar | editar código-fonte]

Há seis escolas sobre o pensamento Tattvico (filosofia). O sistema Tattva original foi desenvolvido pelo Indiano Maharshi Kapila como parte de sua filosofia Samkhya. Isto foi em c. 700 a.C., mas as raízes da filosofia Tattvica encontram-se no mínimo em 2000 a.C.. A filosofia Samkhya de Kapila divide o universo em cinco formas Tattvicas básicas, que interagiram formando 25 Tattvas.

A palavra Tattva é a junção de duas outras, Tat (significa aquilo) e Tvam (significa ti). Tattva basicamente significa tudo, aquilo que é ti, a verdadeira forma de tudo. Ela é geralmente traduzida como qualidade. Mas, Tat representa Deus e Tvam o indivíduo, significando (que se encaixa com a filosofia hermética) "Isto (que é o universo) és tu." Similar ao axioma Hermético "Como o que esta em cima, assim é embaixo", e é diretamente relacionado ao conceito de Macrocosmo (Tat, Deus) e Microcosmo (Tvam, indivíduo).

As escolas de Hatha Yoga de filosofia Tattvica ligam a energia da respiração (Prana) com os ciclo dos cinco Tattvas. O oitavo capítulo do Shivagama é A ciência da Respiração e a filosofia dos Tattvas. Este trabalho descreve "O Universo como criado nos Tattvas; sendo instrumentalizado pelos Tattvas; e desaparece nos Tattvas; dos Tattvas se conhece a natureza do Universo."

Os Tattvas são as cinco modificações da Respiração, Prana, que é descrito como o principio vital do Universo (macrocosmo) e do homem (microcosmo). O prana é comum aos cinco Tattvas.

Referencias[editar | editar código-fonte]

  • Frater A.M.B., et. al, Discipulus Inceptor (H.O.M.C., 1999) Privately published
  • Regardie, Israel, et. al., eds., The Golden Dawn: A Complete Course in Practical Ceremonial Magic (Llewellyn, 1989) ISBN 0875426638
  • Mumford, John , Magical Tattwa Cards (Llewellyn, 1997) ISBN 1567184723
  • Prasad, Rama, Nature's Finer Forces: The Science of Breath and the Philosophy of the Tattvas (Kessinger, 1997) ISBN 1564598039
  • Fletcher, Ella A., Law of the Rhythmic Breath: Teaching the Generation, Conservation, and Control of Vital Force (Kessinger, 1997) ISBN 156459839X
  • Ramacharaka Yogi, Science of Breath (Kessinger, 1997) ISBN 156459744X

Ligações externas[editar | editar código-fonte]