Teodoro II de Alexandria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Patriarca

Teodoro II de Alexandria
 
da Igreja Ortodoxa Grega de Alexandria
Imagem de Teodoro II de Alexandria
título
124º Papa e Patriarca de Alexandria e toda a África


Antecessor Pedro VII
Nome secular Nikolaos Horeftakis
Nascido em Grécia Chania, 25 de novembro de 1954 (59 anos)


Eleito
Patriarca em
9 de outubro de 2004
Entronizado
em
24 de outubro de 2004
Funções
exercidas
Exarca Patriarcal na Rússia


Patriarcas
uso desta caixa

Sua Santidade o Patriarca Teodoro II de Alexandria (nascido Nikolaos Horeftakis, em grego: Πάπας και Πατριάρχης Αλεξανδρείας και πάσης Αφρικής Θεόδωρος Β΄, em 25 de novembro de 1954) é o atual "Papa e Patriarca de Alexandria e toda a África". É o atual líder da Igreja da África Oriental e Madagascar[1] .

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele nasceu na ilha grega de Creta, em 1954, onde completou a sua escolaridade. Ele é graduado da Escola Eclesiástica Rizarios em Atenas e é formado pela Faculdade de Teologia da Universidade Aristotélica de Salônica. Ele também estudou História da Literatura, Arte e Filosofia em Odessa. De 1975 a 1985 atuou como Arquidiácono e Chanceler da Metropolis dos Santos Lambis e Sfakion em Creta, onde ele desenvolveu pregação significativa e atividades filantrópicas (albergues para jovens carentes, etc.) De 1985 a 1990 atuou como Exarca Patriarcal na Rússia, com sede na cidade ucraniana de Odessa, durante a posse dos Patriarcas Nicolau VI e Partênio III.

Após a morte do Patriarca Pedro e outros antigos bispos em um acidente de helicóptero no Mar Egeu, Teodoro foi eleito por unanimidade em 9 de outubro de 2004 pelo Sínodo do Trono de Alexandria como Patriarca. A cerimônia de entronização aconteceu na Catedral da Anunciação, em Alexandria, no domingo 24 de outubro, na presença de ilustres representantes religiosos e civis e um grande número de fiéis.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Biografia de Teodoro II. Official web site of the Greek Orthodox Patriarchate of Alexandria and All Africa. Página visitada em 8 de fevereiro de 2011.

Referências

  1. AngolaPress - News. www.angolapress-angop.ao. Página visitada em 2008-05-12.
Precedido por
Pedro VII
Orthodox cross.svg
Papa e Patriarca de Alexandria e toda a África

2004
Sucedido por
'