Terminator (personagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Entretenimento.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Exterminador
Terminator-T800.jpg
Exterminador modelo T-800, interpretado por Arnold Schwarzenegger, no filme Terminator 2: Judgment Day (1991)
Filme(s) The Terminator\Terminator 2: Judgement Day\Terminator 3: Rise of the Machines\Terminator Salvation
Interpretado por Arnold Schwarzenegger
Roland Kickinger (T4)
Projecto Cinema  · Portal Cinema

Terminator (Exterminador) é um personagem fictício, um ciborgue assassino especializado em infiltração, interpretado por Arnold Schwarzenegger na série de filmes The Terminator. Seu nome técnico é Cyberdyne Systems Modelo 101, série 800 (que gera sua alcunha mais utilizada, T-800), exceto o de Terminator 3: Rise of the Machines, série 850 (T-850). No primeiro filme da série, o Exterminador é enviado para 1984 com a intenção de matar Sarah Connor, que seria mãe do futuro líder da resistência humana contra as máquinas, John Connor. No segundo e terceiro, ele é enviado para proteger John Connor de um Exterminador mais avançado. No quarto, passado no futuro, John Connor invade a linha de produção do T-800 e combate um dos protótipos.

Conceito[editar | editar código-fonte]

De acordo com Kyle Reese, após John Connor formar a resistência humana, a SkyNet decidiu desenvolver robôs semelhantes aos humanos para assassiná-los. Os da série 600 tinham pele de borracha e eram fáceis de identificar, mas os 800 aperfeiçoaram com tecido vivo sobre endoesqueleto metálico e diversas ações que o tornavam mais humano (suor, mau hálito, sangue). A partir do T-1000, metais líquidos eram usados para tornar o Exterminador capaz de mudar a aparência exterior. Todos tem a habilidade de falar naturalmente, reconhecer escrita manual e copiar a voz de outras pessoas.

Inicialmente, os modelos da Cyberdyne Systems foram construídos depois de começar a guerra entre humanos e máquinas. Após a destruição da Cyberdyne em Terminator 2, uma empresa do exército, Cyber Research Systems, desenvolveu os primeiros exterminadores (o T-101 visto em Terminator 3) para substituir soldados no campo de batalha.

Todos os Exterminadores tem força e resistência sobre-humanas, a maioria justificada pela estrutura pesada do endoesqueleto e a força os motores hidráulicos que o impulsionam. Eles não sentem dor, mas percebem onde foram danificados.

Modelos de Exterminador[editar | editar código-fonte]

Modelo Intérprete Aparições
Exterminador T-1
  • Robô de controle remoto
T-70
  • Modelo de efeitos práticos

T-600
Séries 600

T-800/850/101
  • Mais conhecido T-800
  • Série  850 Modelo  101 (T3)
  • Referido como T-101 em (T3)
T-888
  • Cromartie
  • Vick Chamberlain
  • Triplo-8 sem nome
  • Myron Stark
  • Queeg
Modelo desconhecido, similar aos 888
  • Carter
  • Imitador de Carl Greenway
  • Imitador de James Ellison
  • Rosie
  • Terminator: The Sarah Connor Chronicles
Cameron Phillips/ Modelo desconhecido
  • Terminator: The Sarah Connor Chronicles
T-X
T-1000
T-1000000
  • T2 3-D: Battle Across Time
Humano aperfeiçoado I-950
  • T2: Infiltrator (livro)
  • T2: Rising Storm(livro)
  • T2: Future War(livro)

Filmes[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

The Terminator[editar | editar código-fonte]

Um T-800 é enviado pela Skynet para 1984 com a intenção de matar Sarah Connor, antes dessa dar a luz ao futuro líder da resistência humana contra as máquinas, John Connor. Mas os humanos invadiram a instalação da máquina do tempo e ao verem que um robô já tinha sido enviado, enviaram um soldado, Kyle Reese, para proteger Sarah.

Ao chegar, o Exterminador arranca as roupas de um marginal, e algumas horas depois se armou em uma loja local e pegou a página de uma lista telefônica para procurar Sarah Connor. Após matar duas outras Sarah, ele chega até seu alvo em uma boate, mas é impedido ao ser alvejado com tiros de espingarda por Kyle Reese. Uma perseguição se segue, no qual o Exterminador fere um olho (após retirá-lo, cobre-o com óculos escuros) e parte da pele de um braço. Daí o Exterminador vai até a delegacia para qual Sarah Connor foi levada, matando 16 policiais no local, mas Sarah e Reese escapam do local antes que a máquina os encontre.

Para rastreá-la, o Exterminador vai para a casa da mãe de Sarah, onde se passa pela mãe no telefone e assim descobre que Sarah está no Tiki Motel. Naquela noite o Exterminador os ataca no motel, e os persegue, inicialmente em uma moto e depois em um caminhão de gasolina. Quando este explode, o Exterminador é reduzido a um endoesqueleto, mas ainda assim continua a ir atrás de Sarah. Reese e Sarah adentram uma fábrica, onde Reese é morto tentando explodir o Exterminador, mas apenas destruindo as pernas e um braço. O Exterminador usa seu braço remanescente para rastejar atrás de Sarah, que o destrói ativando uma prensa hidráulica.

Terminator 2: Judgement Day[editar | editar código-fonte]

Um T-800 semelhante ao do primeiro filme é capturado e reprogramado pela resistência humana, que então enviou-o na máquina do tempo para 1994 com a missão de proteger John Connor, já que a SkyNet havia enviado um modelo avançado T-1000 com a missão de matar o jovem Connor. Após conseguir roupas, uma espingarda e uma motocicleta em um bar, o Exterminador encontrou John Connor em um shopping, e lá salvou-o de um ataque do T-1000. Seguindo ordens de John, os dois vão para um hospital psiquiátrico onde Sarah Connor foi internada para resgatá-la - e lá encontram o T-1000 outra vez. Após escapar dele, o grupo vai para o campo de um amigo de Sarah que possui um arsenal. No percurso, o T-800 revela que tem a capacidade de aprender, e que o criador da SkyNet é Miles Bennet Dyson.

No campo, John e o Exterminador se aproximam mais, e Sarah decide ir matar Dyson. John e o T-800 a seguem para impedí-la. Na casa de Dyson, ele diz que sua empresa, a Cyberdyne, está fazendo engenharia reversa a partir de um braço e a CPU do Exterminador destruído em 1984 - o que aceleraria o desenvolvimento tecnológico que levou à criação da Skynet. O grupo decide destruir o prédio da Cyberdyne para evitar a criação da SkyNet. John, Sarah e o Exterminador fogem enquanto Dyson explode o prédio com ele dentro.

Na fuga, são encontrados pelo T-1000, e a perseguição os leva a uma siderúrgica. Lá o T-1000 é congelado por nitrogênio líquido e destruído pelo T-800, mas se reforma devido ao calor da fundição. O T-800 é ferido duas vezes pelo T-1000, primeiro perdendo um braço em uma roda dentada, e depois sendo temporariamente desligado após uma impalação com uma barra metálica. Após encontrar uma fonte alternativa, o T-800 atira no T-1000 com um M79, e após a explosão da granada o T-1000 acaba por cair em um poço de metal derretido, onde é destruído. Sarah joga as peças do outro Exterminador no metal, para logo em seguida o Exterminador decidir que deve ser destruído para não ser usado para pesquisas. John reclama, mas cede. O Exterminador desce até o metal, dando um polegar para cima para John antes de ser desligado.

Terminator 3: Rise of the Machines[editar | editar código-fonte]

No futuro, em 2032, John Connor é morto por um T-850 semelhante ao Exterminador que ele conheceu na juventude. Sua esposa, Katherine "Kate" Brewster, o reprograma e o envia para o passado para proteger John e ela própria, já que outro robô, a exterminadora T-X, foi enviada para o passado pela SkyNet. Tal robô rebeceu a missão de eliminar todas as pessoas que, futuramente, se tornariam membros importantes para resistência humana e grandes aliados de John.

O Exterminador pega as roupas de um stripper, e rouba um caminhão e óculos escuros para ir atrás de John Connor. Após, na clínica em que Kate trabalha, salvar John e Kate da T-X na clínica, ele vai para o túmulo de Sarah Connor, onde seu caixão se revela cheio de armas. A T-X ataca novamente, mas o grupo consegue fugir em um carro fúnebre. Em um campo, o Exterminador revela que a T-X foi enviada com a intenção original de matar os tenentes da resistência humana, o que inclui o pai de Kate, General Robert Brewster. Kate convence o Exterminador a ir até a base onde ele trabalha para tentar impedir a T-X.

Ao chegar, o grupo descobre que a SkyNet tomou o controle dos sistemas de defesa americanos, ordenando ataques nucleares. O T-850 combate os Exterminadores T-1, e depois a T-X, sendo derrotado e reprogramado. Isso o leva a quase matar John antes que ele e Kate fugissem em um avião, mas ao ser lembrado de sua missão o Exterminador se auto-desliga. Ao voltar à consciência, o Exterminador pega um helicóptero e aterrissa em Crystal Peak, uma base em Sierra Nevada, na hora em que a T-X atacaria seus protegidos. Quando um portão estaria prestes a fechar e impedir John e Kate de adentrar a base, o T-850 cai sob ele para segurá-lo. Ao mesmo tempo, segura a T-X antes que esta alcance John e Kate, para então detonar uma de suas células combustíveis na boca da T-X, destruindo ambas as máquinas.

Terminator Salvation[editar | editar código-fonte]

Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.

Em Terminator Salvation, 2018. John Connor (Christian Bale) é designado para liderar a resistência humana ao domínio das máquinas, coordenadas pela Skynet que planeja seu último ataque. Um dia surge Marcus Wright (Sam Worthington), cuja última memória que possui é de estar no corredor da morte. Sem se lembrar de nada ele vai até uma cidade onde encontra um exterminador T-600 e é salvo por Kyle Reese (Anton Yelchin) e por uma garota, enquanto isso a Resistência planeja um truque que os ajudara a combater as máquinas. Quando eles resolvem ir atrás de John Connor, Kyle Reese e a garota são capturados por um exterminador junto de outros presos. São levados para a base da Skynet em Los Angeles. No caminho, para tentar salvá-los, Marcus Wright encontra uma soldado da resistência que o leva ate John Connor, quando descobrem que ele é um exterminador, é preso mas a mesma soldado o ajuda a fugir. Na caçada para destruí-lo, John Connor o alcança mas o deixa ir quando ele diz que pode ajudar John a salvar Kyle Reese. Na missão de salvar Kyle Reese, ele consegue entrar na base da Skynet mas encontra um protótipo do T-800 (Arnold Schwarzenegger). Depois de salvar Kyle Reese, ele trava uma luta com o T-800 onde Marcus o ajuda mas o exterminador consegue atravessar uma barra de ferro no corpo de John, quando então Marcus pega a mesma barra e agarra o T-800 por trás, arrancando seu endocrânio. Quando eles finalmente conseguem sair da base, John a explode. O filme termina quando John está quase morto, e Marcus resolve doar seu coração para salvar John.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.