Universidade da Califórnia em Berkeley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade da Califórnia, Berkeley
O selo da Universidade da Califórnia
UC-Berkeley
Lema Fiat Lux
Que se faça a luz!
Fundação 23 de março de 1868 (147 anos)
Tipo de instituição Pública
Localização Berkeley
 Califórnia
 Estados Unidos
Reitor(a) Robert J. Birgeneau
Total de Estudantes 34.953
Graduação 24.636
Pós-Graduação 10.317
Campus Urbana
27 km2[1]
Mascote Oski o Urso
Afiliações AAU
IARU
Pacific-10
Universidade da Califórnia
Orçamento anual U$ 837 milhões[2]
Página oficial berkeley.edu
Campus da Universidade da Califórnia, Berkeley (ao fundo, a Sather Tower).

A Universidade da Califórnia em Berkeley (em inglês: University of California, Berkeley) é uma universidade pública e uma das mais importantes e prestigiadas universidades do mundo. A universidade está situada em Berkeley, Califórnia, nos Estados Unidos.

UC Berkeley é a mais seletiva - e melhor ranqueada pelo U.S. News e ARWU[3] [4] - universidade pública no mundo para graduação. É uma das seis universidades que lideram o ranking de reputação global da Times Higher Education em 2015[5] e é a terceira melhor universidade do mundo de acordo com o U.S. News ranking de 2015 conduzido nos EUA e em quase 50 outros países[6] . O Shanghai Ranking também classifica a Universidade da Califórnia em Berkeley a quarta entre as 500 melhores universidades do mundo, terceira melhor em engenharia, quarta em ciências sociais e primeira em matemática & ciências[7] . Além de seu prestígio acadêmico, a universidade também é conhecida por formar um grande número de entrepreneurs.

Ex-alunos, professores e pesquisadores de UC Berkeley possuem 72 prêmios Nobel (incluindo 28 alunos laureados Nobel), 9 prêmios Wolf, 15 prêmios Turing, 7 medalhas Fields, 11 prêmios Pulitzer, 45 MacArthur Fellowships e 20 Oscars[8] . Pesquisadores da faculdade descobriram seis elementos da tabela periódica, 16 no total em parceria com o Berkeley Lab[9] - mais do que qualquer outra universidade no mundo.

Berkeley oferece cerca de 300 cursos de graduação, em um grande número de áreas do conhecimento. Sessenta e cinco laureados com o Prêmio Nobel foram alunos, professores ou pesquisadores de Berkeley. Foi nomeada a melhor universidade pública nos Estados Unidos pela revista U.S. News and World Reports.

Berkeley foi o primeiro dos dez campi da Universidade da Califórnia, fundada em 1868 mediante a fusão entre o College of California - uma instituição privada - e o Agricultural, Mining, and Mechanical Arts College, de propriedade pública. A universidade ocupa uma área de aproximadamente 2,7 hectares, dos quais 80,9 ha destinados ao campus central.[10]

A Universidade desenvolveu e mantém um sistema operacional, o FreeBSD, que é um avançado sistema operacional com código livre. Dois personagens do seriado CSI: Crime Scene Investigation, Greg Sanderse Química na Universidade de Berkeley e Sara Sidle recebeu um titulo de Mestre.

Não deve ser confundida com o Berklee College of Music, conservatório de música privado, localizado na cidade de Boston.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.