Adoleta (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Adoleta"
Adoleta (canção)
Single de Kelly Key
do álbum Do Meu Jeito
Lançamento 30 de março de 2003 (2003-03-30)
Formato(s) CD single, Airplay
Gravação 2002
Gênero(s)
Duração 4:34
Gravadora(s) Warner Music
Composição
Produção
  • Sérgio Mama
  • DJ Cuca
Cronologia de singles de Kelly Key
"Só Quero Ficar"
(2002)
"Chic, Chic"
(2003)

Adoleta é uma canção da cantora de música pop brasileira Kelly Key, sendo o primeiro single lançado de seu segundo álbum de estúdio, intitulado Do Meu Jeito. Lançada oficialmente em 30 de março de 2003, a canção foi composta pelo cantor e compositor Gustavo Lins, junto com Umberto Tavares e Victor Junior, tornando-se uns dos maiores sucessos da carreira de Kelly Key.

Composição e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Composta por Umberto Tavares e Victor Junior em parceria com o cantor e compositor Gustavo Lins, conhecido por trabalhos prestadas a inúmeros cantores como Mariana Aydar e Wanessa Camargo e considerado um dos maiores compositores da atualidade,[1] a canção explora o tema da garota mais velha apaixonada por um garoto mais novo sem tempo para romances devido aos estudos e horários para estar em casa.[2] "Adoleta" é considerada a resposta da própria cantora ao single "Baba", quando a situação era inversa.[3] A canção passou para os estúdios onde foi produzida pelo DJ Cuca e pelos produtores Sérgio Mama e Afegan, explorando uma sonoridade pop, com elementos de dance pop e teen pop.

Divulgação e desempenho[editar | editar código-fonte]

A canção foi divulgada com exclusividade primeiramente pelo programa de Luciano Huck, Caldeirão do Huck, na Rede Globo, passando a ser executada pela primeira vez na rádio Mix FM. A divulgação do single passou ainda por programas de televisão como Domingão do Faustão, Programa da Hebe, Domingo Legal, Programa Raul Gil e Disk MTV, além de outros programas de rádio.[4]

Recepção e crítica[editar | editar código-fonte]

A canção recebeu críticas mistas. Logo quando lançada, a canção recebeu diversas críticas negativas, afirmando que Kelly Key estaria influenciando os adolescentes através da composição a largarem os estudos e apenas aproveitarem os namoros, tal qual as amizades e as festas. A cantora se defendeu dizendo que uma canção não influencia as pessoas a deixarem o colégio, apenas a aproveitarem a adolescência.[3] A Folha de S.Paulo classificou o álbum como "com temas adultos" e "repleto de mensagens para os adolescentes", e completou dizendo que "os relacionamentos amorosos são a tônica do novo CD". O Jornal Agora classificou a canção como "uma afirmação de Kelly Key como cantora". O jornalista Marcos Paulo Bin, do site Universo Musical, disse que a cantora estaria em um "rol seletíssimo" pelo grande sucesso que fez em pouco tempo e acrescentou dizendo que a nova canção teria vindo para confirmar o sucesso da cantora, dizendo ainda que "fenômeno pode ser uma boa definição".[5]

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

Gravado em março de 2003, o videoclipe do single foi produzido pela Academia de Filmes e dirigido por Karina Ades, uma das maiores diretoras de videoclipes brasileiras, vencedora do MTV Video Music Brasil,[6] tendo ainda como diretor de fotografia Ralph Strelow, conhecido por trabalhar em videoclipes do grupo Titãs, além de campanhas publicitárias para a Coca-Cola e a Claro e trabalhos no cinema, como nos filmes Redentor e, futuramente, A Mulher Invisível.[7] O vídeo é rodado na cidade do Rio de Janeiro, onde Kelly Key contracena com um modelo que interpreta o garoto mais novo com o qual a cantora está saindo. O vídeo alterna cenas entre a cantora em um quarto com amigas, passando para um colégio de artes onde Kelly conhece o garoto, que está prestando trabalho de modelo vivo para as aulas de pintura em tela, alternando ainda para cenas da cantora com o cabelo esvoaçando e coreografando o refrão com dançarino.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado
2003 MTV Video Music Brasil Escolha da Audiência Indicado

Referências