Alert (Nunavut)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Alert)
Ir para: navegação, pesquisa
Alert
—  Estação meteorológica e base de inteligência de sinais  —
Observatório de química do ar Environment Canada
Observatório de química do ar Environment Canada
Lema: " Além da terra Inuit "
Alert está localizado em: Nunavut
Alert
Localização de Alert no território de Nunavut
Alert está localizado em: Canadá
Alert
Localização de Alert no Canadá
Coordenadas 82° 30' 05" N 62° 20' 20" O
País  Canadá
Território  Nunavut
Região Região de Qikiqtaaluk
População (2011)
 - Total 0 a 5
Fuso horário EST (UTC-5)
 - Horário de verão EDT (UTC-4)

Alert, localizado na de região de Qikiqtaaluk, Nunavut, Canadá, é o lugar permanentemente habitado mais setentrional do planeta.[1][2] Com as coordenadas 82° 28' N 62° 30' O, fica aproximadamente 10 km a oeste do Cabo Sheridan, a ponta nordeste de Ilha Ellesmere, na orla do mar de Lincoln (gelado). Alert está a pouco mais de 817 km (507 milhas) do Polo Norte. O nome Alert vem do navio HMS Alert, que em 1875 fez uma expedição bem sucedida na região.

Alert teve 5 habitantes permanentes no censo de 2011.[3] Alert também tem muitos habitantes temporários e tem uma rádio militar, unidade receptora da Estação de Forças do Canadá (CFS Alert).

A região é cercada por um terreno inóspito de colinas e vales. A orla está principalmente composta de lousa e xisto, e o mar é coberto com gelo durante o ano todo. O clima local é realmente semi-árido. Porém, taxas de evaporação também são muito baixas. Há sol da meia-noite da última semana de Março até ao meio de Setembro e o Sol está acima da linha do horizonte do meio de Abril a Agosto. Do meio de Outubro até ao fim de Fevereiro o Sol não surge sobre o horizonte e há 24 horas por dia de escuridão do fim de Outubro até meio de Fevereiro.

Sir George Nares foi o primeiro em alcançar o extremo norte da Ilha Ellesmere; ele chegou a Alert entre 1875–1876. A estação meteorológica foi estabelecida em 1950, e a estação militar em 1958.

Outros lugares na Ilha Ellesmere são a base de pesquisa em Eureka e a comunidade de Inuit de Grise Fiord.

A cidade do Canadá mais próxima de Alert é Yellowknife, Territórios do Noroeste, que está a 1.824 km de distância. Já a capital mais próxima é Nuuk,[4] Groenlândia, não a capital canadense Ottawa.

Referências

  1. «Life is cold and hard and desolate at Alert, Nunavut». 4 de novembro de 2012. Consultado em 23 de maio de 2017 
  2. Sheth, Khushboo (13 de março de 2017). «The Northernmost Active Settlements In The World». WorldAtlas (em inglês). Consultado em 15 de julho de 2017 
  3. «Corrections and updates: Population and dwelling count amendments, 2011 Census» (em inglês). Consultado em 9 de janeiro de 2014 
  4. «Nuuk». Wikipédia, a enciclopédia livre. 24 de junho de 2016 

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alert (Nunavut)
Ícone de esboço Este artigo sobre um local do território de Nunavut é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.