Antônio Teodorico da Costa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Antônio Teodorico da Costa
Nome nativo Antônio Teodorico da Costa
Nascimento 15 de julho de 1828
Aracati
Morte 25 de setembro de 1897 (69 anos)
Cidadania Brasil
Filho(s) Antônio Teodorico da Costa Filho
Ocupação político

Antônio Teodorico da Costa (Aracati, 15 de julho de 182825 de setembro de 1897) foi um farmacêutico e político liberal brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi vice-presidente da província do Ceará, exercendo a presidência interina duas vezes, de 31 de outubro a 12 de dezembro de 1882 e de 17 de maio a 21 de agosto de 1883.

Filho do farmacêutico Antônio Elói da Costa e de Ana Faustina da Costa, nasceu na então vila de Aracati, na província do Ceará. Em 1846, matriculou-se no curso de farmácia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, graduando-se em 1850. De volta ao Ceará, estabeleceu-se em Fortaleza, exercendo aí sua profissão por 32 anos.

Em 1864 entrou para a política, elegendo-se deputado à Assembleia Provincial do Ceará pelo Partido Liberal, cargo que tornou a ocupar em 1880. Também foi vereador da Câmara Municipal de Fortaleza e, mais tarde, seu presidente. Foi nomeado coronel comandante superior da Guarda Nacional, em 1868, sendo logo em seguida agraciado com o oficialato da Imperial Ordem da Rosa e, posteriormente, em 1882, com a comenda da mesma ordem. Por duas vezes no domínio liberal esteve a frente do governo de sua província, na qualidade de segundo vice-presidente. Era figura proeminente do movimento abolicionista e, no dia 24 de março de 1884, presidiu à sessão em que se decretou a liberação dos escravos de Fortaleza.

Com a proclamação da república, e sofrendo de problemas cardíacos, afastou-se da vida política, vindo a falecer poucos anos depois, aos 69 anos.

Foi casado com Higina de Castro Costa (1832 - 1911), sobrinha do ex-senador Liberato de Castro Carreira, com quem teve três filhos:

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Precedido por
Sancho de Barros Pimentel
Presidente da província do Ceará
1882
Sucedido por
Domingos Antônio Raiol
Precedido por
Domingos Antônio Raiol
Presidente da província do Ceará
1883
Sucedido por
Satiro de Oliveira Dias