Arkema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O grupo Arkema é um grupo industrial francês, estabelecido após a divisão da filial química da Total SA, anteriormente Elf Atochem. Criado em 2006, quando o Grupo foi listado na bolsa de Paris.

Com foco do negócio em química inovadora, a Arkema desenvolve materiais e cria novas utilizações que aceleram a performance dos clientes com materiais leves e resistentes, recursos renováveis, recursos naturais, novos recursos energéticos, tratamento de água, soluções para eletrônicos e desempenho, além de eficiência e isolamento residencial.

A empresa compreende três áreas de negócio: Materiais de Alta Performance, Especialidades Industriais e Soluções para Revestimentos.

Este grupo possui marcas globalmente reconhecidas, presente em mais de 55 países, emprega 20.000 pessoas, e tem um report de vendas anual de 8.8 bilhões de Euros.

Possui 136 plantas produtivas espalhadas ao redor do mundo. Classificada por mais de 7 anos no TOP 100 Global Innovators

O Grupo Arkema está presente no Brasil com 400 funcionários, 5 unidades de produção, 3 laboratórios, 11 centros de distribuição e 3 subsidiárias comerciais. Os principais clientes do Grupo no país atuam nos setores de construção civil, indústria de plásticos, revestimentos, tintas, refrigeração, embalagens, óleo, gás, automotivo e transporte. Essas áreas de alto potencial estão em constante crescimento na 9ª maior potência econômica do mundo.

A Arkema finalizou a aquisição da Coatex em 2007 e, em 2012, a compra da planta de Araçariguama (região de São Paulo), especializada em emulsões e aditivos.

Em 2015, a Bostik, líder mundial em tecnologias de cola e adesivo, juntou-se ao Grupo para aprimorar sua oferta de produtos. A fábrica no Brasil está localizada em São Roque, há 10 minutos da fábrica da Coatex e Coating Resins.

Em 2019, a Arkema anunciou a compra da ArrMaz, fabricante mundial de surfactantes especiais, que conta com localizações em Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além disso, a Arkema Brasil tem sede em São Paulo, com 70 colaboradores. Um espaço esse que é compartilhado com o time de Supply Chain da Bostik. Também possui escritório no Rio de Janeiro e na Bahia.

Soluções sustentáveis ​​e inovadoras, gestão responsável das atividades industriais, diálogo aberto com parceiros, contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, todos esses elementos fazem parte da estratégia de Responsabilidade Social Corporativa (CSR) promovida pelo Grupo, nutrida pela ambição de estar entre os melhores.

Chief Executive Officer Global do Grupo Arkema é o Thierry Le Hénaff. E tem como presidente responsável pelo Brasil e Southerncone Eric Schmitt.

Para mais informações sobre como é trabalhar na Arkema: https://www.arkema.com/en/arkema-group/arkema-worldwide/arkema-in-brazil/pt/career/

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Arkema