Saint-Gobain

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura por pela localidade francesa, veja Saint-Gobain (Aisne).
Saint-Gobain
Empresa de capital aberto
Cotação Euronext: SGO
Atividade Materiais de construção
Fundação 1665 (1665)
Sede La Défense, Courbevoie, França
Área(s) servida(s) Mundo
Pessoas-chave
Empregados 185.364 (fim de 2013)[1]
Produtos Produção de Materiais de construção e varejo, vidros, cerâmicas, plásticos, abrasivos, embalagens, placas de gesso
Lucro Aumento 1.352 bilhões (2016)[2]
Faturamento Baixa €39.093 bilhões (2016)[2]
Website oficial www.saint-gobain.com

Saint-Gobain é o nome de uma companhia multinacional de origem francesa. Fundada em 1665 pelo político francês Jean-Baptiste Colbert para manufaturar vidros planos com o nome de La Compagnie des Glaces, produziu os famosos espelhos do Palácio de Versailles. Anos mais tarde mudou seu nome para Saint-Gobain, nome da cidade onde estava instalada. Atualmente privatizada, atua em diversas áreas pelo mundo todos.

A Saint-Gobain projeta, fabrica e distribui materiais e soluções pensadas para o bem-estar de cada um nós e o futuro de todos. Os produtos podem ser encontrados em todos os lugares em que vivemos e no nosso dia a dia: em edifícios, transportes, infraestruturas e em muitas aplicações industriais. Os produtos proporcionam conforto, performance e segurança, ao mesmo tempo em que respondem os desafios da construção sustentável, eficiência do uso de recursos e mudança climática.

Todas as atividades do Grupo estão representadas no Brasil, com soluções inovadoras de alto valor agregado: tubulações para redes de água e esgoto; materiais de construção de diferentes aplicações e propriedades para a arquitetura de interiores e exteriores; vidros inovadores para construções ou para o mercado automotivo; materiais de alta performance para as indústrias de tecnologia; e distribuição de materiais de construção.

Entre as principais marcas da Saint-Gobain no Brasil estão a Brasilit, Carborundum, Norton, Winter, PAM, Placo, Sekurit, Weber , Isover, Tek bond, Telhanorte, Tumelero. Além de Joint-Ventures como Mineração Jundu e Cebrace (fruto da união com a inglesa NSG Pilkington).

Em Portugal está presente com várias empresas, entre elas a Saint-Gobain Mondego, S.A. na Figueira da Foz desde que adquiriu a antiga Vidreira da Fontela em 1987[3].

Referências

  1. «Annual Results 2013» (PDF). Saint-Gobain. Consultado em 22 de outubro de 2013 [ligação inativa]
  2. a b «Annual Results 2016» (PDF). Saint-Gobain 
  3. https://pt.verallia.com/empresa/historia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.