Attilio Demaría

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Attilio Demaría
Informações pessoais
Nome completo Attilio Demaría
Data de nasc. 19 de março de 1909
Local de nasc. Buenos Aires,  Argentina
Nacionalidade argentino(a)
Italiano(a)
Falecido em 11 de novembro de 1990 (81 anos)
Informações profissionais
Posição Atacante
Seleção nacional
Flag of Italy.svg Itália
Flag of Argentina.svg Argentina

Attilio José Demaría (Buenos Aires, 19 de março de 1909 - Haedo, 11 de novembro de 1990) foi um futebolista ítalo-argentino.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Argentina[editar | editar código-fonte]

Iniciou a carreira no Gimnasia La Plata, em 1930. Logo naquele ano, foi convocado pela Argentina para a Copa do Mundo do Uruguai. Jovem, jogou apenas uma partida, a segunda, na vitória de 6 x 3 sobre o México - era a sua estréia pela seleção.

Itália[editar | editar código-fonte]

Após a Copa, foi contratado pela Internazionale de Milão (então Ambrosiana-Inter). Como um legítimo oriundo (descendente de italianos), foi convocado pela Seleção Italiana ao final de 1932, estreando em novembro em amistoso contra a Hungria. Na Velha Bota, seu sobrenome voltou à grafia original em italiano, Demaria (sem o acento).

Foi à Copa do Mundo de 1934. Em seu segundo mundial, novamente foi utilizado em apenas uma partida, no jogo-desempate contra a Espanha. O que rendeu uma curiosidade: embora estivesse em elencos de duas Seleções finalistas de Copas do Mundo, não jogou em nenhuma das finais - e seu colega em ambas as equipes, Luis Monti, acabou recebendo a fama de ser o único a ter jogado finais de Copa por dois países. Na Squadra Azzurra de 1934, conviveu com outros sul-americanos: os também conterrâneos Enrique "Enrico" Guaita e Raimundo "Raimondo" Orsi e o brasileiro Amphilóquio "Anfilogino" Guarisi.

Embora tenha posteriormente jogado no Independiente de Avellaneda, encerrou a carreira no futebol italiano, no Cosenza, em 1948. Após parar, voltou à Argentina e lá faleceu, em 1990.

Referências

  1. «Perfil em Ogol.com». Consultado em 4 de março de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]