Benedito Martins Napoleão do Rego

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Benedito Martins Napoleão do Rego
Governador  Piauí
Período 1945-1946
Antecessor(a) Antônio Leôncio Pereira Ferraz
Sucessor(a) José Vitorino Correia
Dados pessoais
Nascimento 17 de março de 1903
União, PI
Morte 30 de abril de 1981 (78 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Profissão jornalista, professor, escritor

Benedito Martins Napoleão do Rego (União, 17 de março de 1903Rio de Janeiro, 30 de abril de 1981) foi um jornalista, professor, escritor e político brasileiro que foi governador do Piauí.

Dados biográficos[editar | editar código-fonte]

Filho de Artur Napoleão do Rego e Olímpia Martins do Rego. Iniciou sua vida jornalística e literária em Belém quando estudava no Ginásio Pais de Carvalho e em Salvador foi auxiliar de telegrafia. Morador do Rio de Janeiro entre 1919 e 1924 trabalhou no Museu Nacional de Belas Artes e no Ministério da Agricultura antes de retornar ao Piauí onde foi secretário-geral do estado durante a interventoria de Antônio Leôncio Pereira Ferraz. Empossado em 9 de novembro de 1945 assumiu o governo do estado em 19 de dezembro do mesmo ano após uma viagem do titular ao Rio de Janeiro e como este não retornou manteve-se no cargo até 20 de março de 1946 quando o presidente Eurico Gaspar Dutra indicou seu sucessor.

Presidente da Academia Piauiense de Letras entre 1943 e 1946[1] foi professor do Liceu Piauiense, do Instituto de Educação Antonino Freire, do Colégio Diocesano e da Faculdade Federal de Direito do Piauí, além de ter sido Diretor de Instrução Pública, cargo equivalente ao de Secretário de Educação. É irmão de Hugo Napoleão do Rego e tio de Hugo Napoleão do Rego Neto.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Foi Consultor Juridico do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.