Ciega, sordomuda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ciega, Sordomuda)
Ir para: navegação, pesquisa
"Ciega, Sordomuda"
Single de Shakira
do álbum Dónde están los ladrones?
Lançamento 7 de setembro de 1998 (1998-09-07)[1]
Formato(s)
Gravação 1997
Gênero(s)
Duração 4:28
Gravadora(s) Sony Latin
Composição
Produção
  • Shakira
  • Lester Méndez
Cronologia de singles de Shakira
"Se quiere, se mata"
(1997)
""
(1998)

"Ciega, Sordomuda" é uma canção da cantora colombiana Shakira, para o seu quarto álbum de estúdio Dónde están los ladrones? (1998). Foi escrito por Estéfano[2] e Shakira. Foi lançado em 7 de setembro de 1998, como single principal do álbum. "Ciega, Sordomuda" é uma música pop latina, com influências proeminentes do mariachi, com letras expressam o sentimento desajeitado quando a pessoa que ama está próxima; ela não presta atenção aos seus sinais porque está completamente cega.

A canção atingiu o primeiro lugar na Billboard Hot Latin Tracks, por três semanas em 1998, tornando-se primeiro single de Shakira a alcançar tal feito. Também foi um sucesso em toda a América Latina, atingindo o n.°1 nas paradas de cada país. Também se tornou uma das canções pop latinas mais bem sucedidas da década de 1990. Ele permanece como uma de suas músicas mais conhecidas e foi cantada várias vezes desde o lançamento, mais recentemente durante a The Sun Comes Out World Tour. O videoclipe de acompanhamento da música, dirigido por Gustavo Garzón, foi filmado em uma praia na Califórnia e apresenta a cantora sendo perseguido por policiais em uma boate, onde o enredo leva uma volta para o surreal. A música foi classificada como uma das melhores músicas da década de 1990, e ficou em 7º lugar nas 100 maiores músicas em espanhol da década de 1990, de acordo com o VH1.

Antecedentes e composição[editar | editar código-fonte]

Após o sucesso comercial de seu álbum anterior, Dónde están los ladrones?, que marcou a estreia de Shakira na indústria internacional da música, "Ciega, Sordomuda" foi lançado como single principal de seu próximo álbum Dónde están los ladrones?. A música não seria o primeiro single do álbum, a escolhida seria "No Creo". Em uma entrevista para Yamid Amat, Shakira explicou o significado lírico por trás da música, dizendo: "Por que ciega, sordomuda?, porque, eu sei que todos, às vezes, experimentaram o estado hipnótico e catalítico que mergulhamos cada vez que estamos apaixonados. Perdemos a vontade e o controle dos sentidos... Esta música é uma música que nasceu da realidade: uma história pessoal ... Mas, embora tenha uma grande dose de realidade, ela também possui uma ótima dose de sarcasmo e humor ..."[3] A música foi escrita por Estefano Delgado e Shakira e foi produzida pela artista e Emilio Estefan.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe de acompanhamento da música, dirigido por Gustavo Garzón, foi filmado em uma praia na Califórnia. O videoclipe começa com uma mulher vestida com uma peruca, com trombetas apoiando-a, sincronizando os lábios com a música. Logo, a mulher é levada com muitas outras pessoas, incluindo a própria Shakira. Shakira conhece um homem que mais tarde se veste como policial e ambos escapam - ele é colocado como seu namorado no clipe. Shakira se esconde em uma loja de perucas, fingindo ser um manequim e conduz um carro com os olhos vendados enquanto a cidade toda a busca, com os olhos vendados também. No final, a polícia ataca o clube de dança onde os fugitivos estão dançando, mas Shakira escapa com o namorado. Mais tarde, a polícia encontra as fitas de vídeo de Shakira e as olha - algumas das cenas são de seu vídeo de "No Creo" em 1999. Enquanto observa, a polícia arrancar suas camisas para encontrar objetos perigosos escondidos. Foi nomeado para Vídeo do Ano no Premio Lo Nuestro.

Formatos e faixas[editar | editar código-fonte]

  1. "Ciega, Sordomuda" – 4:28

Créditos[editar | editar código-fonte]

Gravação
Créditos
  • Compositores – Estefano Delgado, Shakira
  • Produção – Emilio Estefan Jr, Shakira
  • Engenharia vocal e gravação – Sebastian Krys
  • Gravação da música – Sebastian Krys, Javier Garza
  • Assitente vocal de gravação – Alfred Figueroa, Javier Garza, José Juan Maldonado, Simon Ramone, Kieran Wagner, Chris Wiggins
  • Mixagem – Sebastian Krys, Javier Garza
  • Assistente de mixagem – Javier Garza

Créditos adaptados das notas e faixas de Dónde Están los Ladrones?, Sony Music Latin, Columbia Records.[5]

Desempenho[editar | editar código-fonte]

Chart (1998) Maior
posição
 Estados Unidos (Billboard Latin Songs)[6] 1
 Estados Unidos (Billboard Latin Pop Songs)[7] 1
 Venezuela[8] 1

Referências

  1. https://books.google.com/books?id=5MK7XpItx-wC&pg=PA88
  2. «Shakira songs - Ciega, Sordomuda». Billboard. Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 19 de novembro de 2009 
  3. Caracol TV (1998). «Shakira - Interview (Yamid Amat, Caracol) Part 1 of 2». Consultado em 19 de Novembro de 2009 
  4. «Coveralia.com Carátula Cd de Ciega Sordomuda (Cd Single) - Shakira». [coveralia.com]. Consultado em 6 de julho de 2012 
  5. Dónde están los ladrones? (liner notes). Sony Music Latin, Columbia Records. 1998 
  6. «Shakira Album & Song Chart History» (em inglês). Billboard Latin Songs para Shakira. Consultado em 8 August 2010.
  7. «Shakira Album & Song Chart History» (em inglês). Billboard Latin Pop Songs para Shakira. Consultado em 8 August 2010.
  8. «SHAKIRA VUELVE A SU RAZ». El Tiempo (em Spanish). 19 de Novembro de 2009. Consultado em 6 de julho de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.