La tortura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"La Tortura"
La tortura
Single de Shakira com a participação de Alejandro Sanz
do álbum Fijación oral vol. 1
Lançamento 15 de abril de 2005 (2005-04-15)
Formato(s) Download digital
Gravação 2004
Gênero(s)
Duração 3:44
Gravadora(s) Epic
Composição
  • Shakira
  • Luis F. Ochoa
Produção
  • Shakira
  • Lester Mendez
  • Jose "Gocho" Torres
Cronologia de singles de Shakira
"Que me quedes tú"
(2002)
"No"
(2005)
Cronologia de singles de Alejandro Sanz
"Try to Save Your Song"
(2004)
"A La Primera Persona"
(2006)

"La Tortura" é uma canção gravada pela artista musical colombiana Shakira, com participação do cantor espanhol Alejandro Sanz, para o sexto álbum de estúdio de Shakira, Fijación Oral, Vol. 1 (2005). Foi lançada em 15 de abril de 2005, pela Epic Records como single principal do álbum. A música foi escrita e produzida pela cantora, com escrita e produção adicionais dos colaboradores de longa data Luis Fernando Ochoa e Lester Mendez, respectivamente. "La Tortura" é uma música pop latina com influências proeminentes do reggaeton e liricamente conta a história de uma mulher que foi emocionalmente "torturada" porque seu namorado a enganou e eventualmente a deixou por outra, e agora retornou implorando perdão.

Após o lançamento, a música recebeu críticas em sua maioria positivas dos críticos de música, que concordaram que a música era uma parte proeminente do Fijación Oral, Vol. 1. "La Tortura" também foi bem recebido comercialmente, liderando as paradas da Hot Latin Songs, Latin Pop Songs e Tropical Songs, nos Estados Unidos. No resto do mundo, a música encabeçou as paradas da Venezuela, Espanha e Hungria. Um videoclipe de acompanhamento foi lançado para a promoção do single, e foi dirigido por Michael Haussman.

A música recebeu vários prêmios e indicações, incluindo dois prêmios Grammy Latino na cerimônia de 2006 para gravação do ano e canção do ano. "La Tortura" é um dos singles mais vendidos de todos os tempos, com mais de cinco milhões de cópias vendidas em todo o mundo, sendo certificado de ouro nos Estados Unidos pela Recording Industry Association of America (RIAA), por 500.000 vendas digitais. Também foi reconhecida como a canção espanhola mais vendida, com mais de um milhão de vendas digitais até o momento. Como promoção, Shakira fez uma série de apresentações em vários programas de televisão e premiações.

Antecedentes e composição[editar | editar código-fonte]

"O refrão é um diálogo de ida e volta entre Shakira e Sanz."

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.

O single é um dueto entre Shakira e o cantor espanhol Alejandro Sanz, ambos os quais também o compuseram ao lado de Luis Fernando Ochoa. Foi mixado por Gustavo Celis.

"La Tortura" é uma faixa inspirada no reggaeton que liricamente conta a história de uma mulher que foi emocionalmente "torturada" porque seu namorado que a enganou e eventualmente a deixou por outra e agora voltou implorando perdão. Ele se desculpa descaradamente, e usa como justificativa para seu ato, dizendo que a infidelidade é algo natural para os homens e que a mulher não perdoando estaria tendo uma atitude irracional. No entanto, no final da música, a personagem de Shakira o humilha e diz que não vai chorar mais por ele.[1]

Remixes[editar | editar código-fonte]

O single e o álbum também incluíram um remix da música de Gustavo Celis intitulado "The Shaketon Mix", combinando um ritmo reggaeton. Um videoclipe separado (também dirigido por Michael Haussman) também foi feito para este remix. Este clipe também entrou na contagem regressiva do TRL.

Há outro remix oficial em reggaeton chamado "Eddie Arroyo Reggaeton Remix". Outra mixagem oficial foi lançado, o "Tracy Young Special According Mix" e outros remixes também foram feitos por DJs independentes. Uma versão alternativa desta música, é apresentado como uma faixa bônus no re-lançamento do álbum Oral Fixation Vol. 2, com o refrão sendo cantado parcialmente em língua inglesa.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

A música recebeu críticas positivas da maioria dos críticos de música. Matt Cibula do PopMatters escreveu uma revisão extensa, dizendo que "O grande single não é tão reggaeton, embora aproveite ao máximo a batida do ritmo. O que realmente interessa são essas duas vozes superaquecidas que trabalham e se contraem e a maneira que uma batalha inegável realmente ganha vida quando há realmente uma melodia bonita embaixo dela".[2] Spencer D. da IGN, escreveu que "os instrumentos musicais mais "étnicos" em "La Tortura" (acordeão, flauta, guitarra espanhola, ritmos acelerados e os vocais masculinos complementares de Alejandro Sanz) fazem da canção uma das inclusões mais divertidas e distintas no álbum; uma parte de Shakira sendo Shakira e evitando um choque entre seus vocais e o do artista convidado".[3]

Performance comercial[editar | editar código-fonte]

Desde o seu lançamento como single, a música tornou-se uma das canções latinas mais importantes a entrar nos países de língua inglesa nos Estados Unidos e Canadá.[1] "La Tortura" chegou a posição de número 23 no Billboard Hot 100 em menos de vinte semanas após o lançamento e ficou no número 60 na parada do final do ano. A canção foi certificada de ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA) pelas mais de 500 mil vendas digitais. A música também manteve o recorde de mais tempo na parada da Billboard Hot Latin Tracks, ficando um total de 25 semanas não consecutivas até que foi destronada pela música "Bailando" de Enrique Iglesias em 2014.[4] No gráfico de final de ano da revista Billboard (que mostra as músicas mais tocadas do ano); "La Tortura" foi a música número um na parada da Hot Latin Tracks e ficou em terceiro lugar no gráfico de 25 Anos da Hot Latin Songs.[5]

A faixa também foi bem sucedida na Europa, ficando entre os dez primeiros em quase todos os países que entrou. Ele estreou no número um no Spanish Singles Chart, enquanto na Suíça, a música ficou entre as cinco primeiras por quinze semanas consecutivas, embora nunca tenha alcançado a posição superior. Na Hungria, a música passou oito semanas consecutivas na posição número um. "La Tortura" não foi lançado como um single oficial no Reino Unido até dezembro de 2006, empacotado com o lançamento de "Illegal" e alcançando o número 34 no UK Singles Chart. Como resultado, foi apresentado na edição de 2007 do Guinness World Records. "La Tortura" foi escolhida como a quinta música favorita do mundo em uma pesquisa global feita pela Sony Ericsson, na qual 700 mil fãs de música de 66 países contribuíram.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

Shakira e Alejandro Sanz no videoclipe de "La Tortura".

O videoclipe de acompanhamento de "La Tortura" foi dirigido por Michael Haussman. filmado de 8 a 12 de abril de 2005. Tem um enredo simples: do apartamento de sua nova namorada, Sanz espia Shakira enquanto ela anda pela rua segurando uma sacola de cebolas a caminho de seu próprio apartamento, que fica do outro lado da rua do apartamento da namorada de Sanz. Quando Shakira entra em seu apartamento, ela muda de roupa. A partir desse momento, Sanz lembra as coisas que os dois fizeram no passado como um casal, enquanto Shakira revela seu alter-ego dançando eróticamente no telhado do prédio, coberta de tinta preta. A coreografia do clipe foi feita por Jamie King e Shakira.

O clipe é notável por ser o primeiro vídeo em espanhol a ser exibido na MTV. O canal também mostrou todo os bastidores em um episódio da série Making the Video em espanhol, com legendas em inglês.[6] A versão de remix da música, conhecida como "La Tortura (Shaketon Remix)", tem seu próprio clipe (também dirigido por Haussman) com algumas cenas anteriormente não inseridas. Este vídeo pode ser visto no box Oral Fixation Volumes 1 & 2 DVD extra. O vídeo foi coroado com um "Vevo Certified" pelo site de videoclipes Vevo, por ter alcançado mais de 100 milhões de visualizações no YouTube.[7] O videoclipe da música foi nomeado a Melhor Vídeo Feminino, Melhor Vídeo de Dança e Escolha da Audiência no MTV Video Music Awards de 2005.

Faixas e formatos[editar | editar código-fonte]

Maxi CD
  1. "La Tortura" (Versão do álbum) - 3:36
  2. "La Tortura" (shaketon Reggaeton Remix) - 3:12
  3. "La Pared" (versão acústica) - 2:39

Prêmios[editar | editar código-fonte]

MTV Video Music Awards de 2005
  • Escolha da Audiência (indicado)
  • Melhor Vídeo Feminino (indicado)
  • Melhor Vídeo de Dança (indicado)
Grammy Latino de 2006
Los Premios MTV Latinoamérica
  • Vídeo do Ano (Ven)

NRJ Music Awards

  • Canção Internacional do Ano (Ven)

Billboard Music Awards

  • Canção Latina Mais Quete do Ano (Ven)
Billboard Latin Music Awards
  • Canção do Ano (Ven)
  • Canção do Ano, Duo Vocal (Ven)
  • Ringtone do Ano (Ven)

Desempenho nas tabelas musicais[editar | editar código-fonte]

Vendas e certificações[editar | editar código-fonte]

Região Certificação Vendas
Alemanha (BVMI)[41] 3× Ouro 150,000^
Áustria (IFPI Áustria)[42] Ouro 15,000*
Dinamarca (IFPI Dinamarca)[43] Ouro 15,000^
Estados Unidos (RIAA)[44] 32× Platina 1,920,000
Estados Unidos (RIAA)[44]
Ringtone
Platina 1,000,000^
México (AMPROFON)[45] Ouro 50,000*
Suíça (IFPI Suíça)[46] Ouro 20,000^

*números de vendas baseados somente na certificação
^distribuições baseadas apenas na certificação
vendas+valores de streaming baseados somente na certificação

Referências

  1. a b Diaz-Zuniga, Laura (10 de setembro de 2017). «The 10 Best Shakira Songs». AXS. Consultado em 10 de setembro de 2017 
  2. Cibula, Mike (12 de setembro de 2010). «Shakira: Fijación Oral, Vol. 1 < PopMatters». PopMatters. Consultado em 12 de setembro de 2010 
  3. D., Stephen (12 de setembro de 2010). «Shakira - Fijacion Oral - Music Review at IGN». IGN. Consultado em 10 de setembro de 2017. Arquivado do original em 10 de setembro de 2017 
  4. Mendizabal, Amaya (10 de setembro de 2017). «Exclusive: Enrique Iglesias Talks Record-Breaking No. 1 Run for 'Bailando'». Billboard. Prometheus Global Media. Consultado em 10 de setembro de 2017 
  5. Trust, Gary (10 de setembro de 2017). «Hot Latin Songs Top 25 – The Biggest Hits of the Last 25 Years». Billboard. Macromedia Corporation. Consultado em 10 de setembro de 2017 
  6. Cobo, Leila (12 de setembro de 2010). «Shakira×2». Billboard. 117 (51): 23. ISSN 0006-2510. Consultado em 12 de setembro de 2010 
  7. Whitaker, Dave (10 de setembro de 2017). «VEVO's Certified Award for Videos with 100 Million Views». Dave's Music Database. Consultado em 10 de setembro de 2017 
  8. «Austriancharts.at – Shakira feat. Alejandro Sanz – La Tortura» (em alemão). Ö3 Austria Top 40.
  9. «Ultratop.be – Shakira feat. Alejandro Sanz – La Tortura» (em neerlandês). Ultratop 50.
  10. «Ultratop.be – Shakira feat. Alejandro Sanz – La Tortura» (em francês). Ultratop 50.
  11. «Shakira Chart History (Canadian Hot 100)» (em inglês). Billboard.
  12. «Danishcharts.com – Shakira feat. Alejandro Sanz – La Tortura» (em inglês). Tracklisten.
  13. «Spanishcharts.com – Shakira feat. Alejandro Sanz – La Tortura» (em inglês). Canciones Top 50.
  14. «Shakira Chart History (Hot 100)» (em inglês). Billboard.
  15. «Shakira Chart History (Hot Latin Songs)» (em inglês). Billboard.
  16. «Tropical Airplay». Nielson. Billboard 
  17. «Shakira Chart History (Latin Pop Songs)» (em inglês). Billboard.
  18. «Shakira – Chart Search» (em inglês). Billboard European Hot 100 Singles para Shakira. (inscrição necessária)
  19. «Shakira feat. Alejandro Sanz: La Tortura» (em finlandês). Musiikkituottajat - IFPI Finlândia.
  20. «Lescharts.com – Shakira feat. Alejandro Sanz – La Tortura» (em francês). Les classement single.
  21. «Archívum – Slágerlisták – MAHASZ» (em húngaro). Rádiós Top 40 játszási lista. Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége.
  22. «Archívum – Slágerlisták – MAHASZ» (em húngaro). Single (single) Top 40 lista. Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége.
  23. «Archívum – Slágerlisták – MAHASZ» (em húngaro). Dance Top 40 lista. Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége.
  24. «Italiancharts.com – Shakira feat. Alejandro Sanz – La Tortura» (em inglês). Top Digital Download.
  25. Nederlandse Top 40 – Shakira featuring Alejandro Sanz» (em alemão). Dutch Top 40.
  26. «CZ - Radio - Top 100» (em checo). ČNS IFPI. Nota: Insira 200601 na pesquisa.
  27. «CZ - Singles Digital - Top 100» (em checo). ČNS IFPI. Nota: Insira 201433 na pesquisa. Consultado em 19 August 2014.
  28. «Swedishcharts.com – Shakira feat. Alejandro Sanz – La Tortura» (em inglês). Singles Top 100.
  29. «Swisscharts.com – Shakira feat. Alejandro Sanz – La Tortura» (em inglês). Swiss Singles Chart.
  30. «Los discos más escuchados y vendidos en América Latina, EU y Europa» (em espanhol). La Crónica de Hoy. 12 de setembro de 2010. Consultado em 12 de setembro de 2010 
  31. «2005 Austrian Singles Chart» (em alemão). Austriancharts. Consultado em 29 de dezembro de 2010. Arquivado do original em 12 de setembro de 2010 
  32. «2005 Belgian (Flanders) Singles Chart» (em Dutch). Ultratop. Consultado em 29 de dezembro de 2010 
  33. «2005 Belgian (Wallonia) Singles Chart» (em French). Ultratop. Consultado em 29 de dezembro de 2010 
  34. «Lista Anual Singles 2005» (PDF). Promusicae. Consultado em 29 de dezembro de 2010. Arquivado do original (PDF) em 3 de julho de 2011 
  35. "Year-End Charts: The Hot 100." Billboard 2005 Year In Music Billboard. 2005.
  36. «Top Latin Songs, Latin Music Hits & Popular Latin Music Charts». Billboard. Consultado em 30 de dezembro de 2009 
  37. 2005 French Singles Chart Disqueenfrance.com Arquivado em 2012-04-04 no Wayback Machine Retrieved 2010-12-29
  38. [1] Retrieved 2010-12-29
  39. «Single top 100 over 2005» (pdf) (em Dutch). Top40. Consultado em 29 de dezembro de 2010 
  40. «Swiss Year end Chart». Swiss.com. Consultado em 29 de dezembro de 2010. Arquivado do original em 13 de fevereiro de 2006 
  41. «Gold-/Platin-Datenbank (Shakira; 'La Tortura')» (em alemão). Bundesverband Musikindustrie. Consultado em 8 de junho de 2017 
  42. «Certificações (Áustria) (single) – Shakira – La Tortura» (em alemão). Federação Internacional da Indústria Fonográfica (Áustria). Consultado em 8 de junho de 2017  Introduza Shakira no campo Interpret. Introduza La Tortura no campo Titel. Seleccione single no campo Format. Clique Suchen.
  43. «Certificações (Dinamarca) (single) – Shakira – La Tortura» (em dinamarquês). Federação Internacional da Indústria Fonográfica (Dinamarca). Consultado em 8 de junho de 2017 
  44. a b «Certificações (Estados Unidos) (single) – Shakira – La Tortura» (em inglês). Recording Industry Association of America. Consultado em 8 de junho de 2017  Se necessário, clique em Advanced, depois clique em Format, e seleccione Single, e clique em SEARCH.
  45. «Certificações (México) (single) – Shakira – La Tortura» (em espanhol). Asociación Mexicana de Productores de Fonogramas y Videogramas. Consultado em 8 de junho de 2017 
  46. «The Official Swiss Charts and Music Community: Awards (Shakira; 'La Tortura')» (em inglês). Hung Medien. Consultado em 8 de junho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um single de Shakira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.