Club Atlético Chacarita Juniors

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chacarita
Escudo chaca Taq.png
Nome Club Atlético Chacarita Juniors
Alcunhas Los Funebreros, Tricolores
Fundação 1 de maio de 1906
Estádio Chacarita
Capacidade 25.000
Localização Villa Maipú,  Argentina
Presidente Argentina Héctor Lopez
Treinador Argentina Walter Coyette
Patrocinador Argentina América Broad Call
Material (d)esportivo Itália Macron
Competição Primera B Nacional
Website Site oficial
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Club Atlético Chacarita Juniors é um tradicional clube do Futebol argentino. Fundado em 1º de maio de 1906. Seu estádio[1] localiza-se em Villa Maipú, bairro pertencente à cidade de General San Martín, na Grande Buenos Aires e sua sede fica no bairro de Chacarita, em Buenos Aires. Regressou à Primeira Divisão do Campeonato Argentino de Futebol na temporada 2016-17[2], depois de 7 anos na Primera B.

História[editar | editar código-fonte]

O Club Atlético Chacarita Juniors foi fundado no dia 1 de Maio (dia do trabalho) de 1906, por um grupo de socialistas, no bairro de Villa Crespo, em Buenos Aires (Capital Federal). A Origem de suas cores, segundo a história mais conhecida, diz que o vermelho tem sua origem no comunismo, defendido por vários de seus fundadores, adeptos do Partido Socialista. Já o preto, está associado ao Cemitério de Chacarita, da qual o clube, fundado nas proximidades, tomou o nome, e o branco está ligado a paz.

Nos anos 40, o clube perdeu o seu estádio em Villa Crespo em briga histórica com o rival Club Atlético Atlanta, sediado no mesmo bairro. Este fato levou o clube a sediar suas partidas na cidade General San Martín, na Zona Norte da Grande Buenos Aires. Desde então, em Villa Maipú, bairro da cidade de San Martin, se encontra o estádio chacaritense, cidade esta que se tornou o maior reduto de torcedores do clube.

Em 1969, o clube conquistou o seu título mais importante, o Torneio Metropolitano do Campeonato Argentino, equivalente ao campeonato nacional da primeira divisão, quando venceu o River Plate por incontestáveis 4x1 no estádio do Racing Club.

Na temporada 2008-2009, o clube conquistou o acesso a Elite do futebol argentino, mas com fracos resultados a equipe retornou a Primera B Nacional em 2010.

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

Possui uma imensa e histórica rivalidade com o Club Atlético Atlanta, situado no Bairro Villa Crespo em Buenos Aires, qual protagonizam o Clássico de Villa Crespo.

Possui também fortes rivalidades com o Platense, Tigre e Nueva Chicago.

Uniforme[editar | editar código-fonte]

Torcida[editar | editar código-fonte]

Conhecidos pela alcunha de "Los Funebreros" por conta do clube ter se originado nas proximidades do Cemitério de Chacarita, um dos maiores da Capital Argentina, a torcida do Chacarita Jrs é tida como uma das mais violentas e fanáticas do país, conhecida por sua fidelidade a apoio incondicional ao clube, tem adeptos em todo o território argentino, porém, mais concentrados na Província de Buenos Aires e na Capital Federal. Possui grande amizade com a torcida do São Paulo FC, do Joinville Esporte Clube, do Santa Cruz Futebol Clube, do Rosário Central e do Colo-Colo do Chile.

A Torcida (barra) é chamada de "La Famosa Banda de San Martin", por conta da localização do estádio chacaritense, no Partido de General San Martín, na Grande Buenos Aires.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Club Atlético Chacarita Juniors
  1. «Club Atletico Chacarita Juniors – ESTADIO». chacaritajuniors.org.ar (em espanhol). Consultado em 20 de setembro de 2017 
  2. «Chacarita Jrs. está de volta à elite nacional». Futebol Portenho. 31 de julho de 2017