Cocos2d

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


cocos2d
Plataforma Multiplataforma
Lançamento 29 de fevereiro de 2008 (9 anos)
Versão estável 0.6.0[1] (24 de março de 2014; há 4 anos)
Linguagem Python
Licença Licença MIT
Página oficial cocos2d.org

Cocos2d é um framework de software de código aberto. Ele pode ser usado para construir jogos, apps e outros programas interativos baseados em GUI multiplataforma. O Cocos2d contem muitas ramificações com os mais conhecidos sendo Cocos2d-Swift, Cocos2d-x, Cocos2d-html5 e Cocos2d-XNA. Há alguns editores independentes na comunidade cocos2d, como aqueles que contribuem nas áreas de edição de SpriteSheet, edição de partículas, edição de fonte e edição de tile map, bem como editores de mundo, incluindo o SpriteBuilder e CocoStudio.

História[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2008, na cidade de Los Cocos na Argentina, o desenvolvedor de jogos Ricardo Quesada criou um motor de jogo 2D com diversos de seus amigos. Eles o nomearam "Los Cocos" em homenagem ao local. Após um mês o grupo lançou a versão 0.1 e mudaram o nome para "Cocos2d".

Não muito tempo depois a App Store foi oficialmente fundada e a Apple lançou um respectivo SDK, isto atraiu um grande número de desenvolvedores fazendo com que uma variedade de aplicativos e jogos tenham sido desenvolvidos para a plataforma iOS. Foi neste período que Quesada reescreveu o Cocos2d em Objective-C e lançou o "Cocos2d for iPhone" v0.1 que é o predecessor da família do Cocos2d que seria mais tarde desenvolvida.

Sprites e cenas[editar | editar código-fonte]

Todas as versões do Coco2d trabalham com a primitiva básica de sprites. Um sprite pode ser imaginado como uma simples imagem 2D, mas também pode ser um recipiente (container) de outros sprites. No Cocos2d, sprites são dispostos em conjunto para formar uma cena, como um nível de jogo ou um menu. Os sprites podem ser manipulados em código baseado em eventos ou ações como parte de animações. Os sprites podem ser movidos, rotacionados, escalados, ter suas imagens alteradas, etc.

Plataformas e linguagens suportadas[editar | editar código-fonte]

Ramo Plataforma alvo Linguagem da API
Cocos2d Windows, OS X, Linux Python 2.6, 2.7 ou 3.3+,Objective-C
Cocos2d-x iOS, Android, Tizen, Windows 8, Windows Phone 8, Linux, Mac OS X C++, Lua, JavaScript
Cocos2d-ObjC iOS, Mac OS X, Android Objective-C, Swift
Cocos2d-html5 Navegadores com suporte a HTML5 JavaScript
Cocos2d-xna Windows Phone 7 & 8, Windows 7 & 8, Xbox 360 C#

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.