Conde de Gouvarinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Condessa de Gouvarinho)
Ir para: navegação, pesquisa
Condes de Gouvarinho
Personagem fictícia de Os Maias
Sexo Feminino e masculino
Características Casal típico da classe social
Criado por Eça de Queirós
Romance(s) Os Maias

Os Condes de Gouvarinho são personagens no romance de Eça de Queirós, Os Maias.

Representantes da nobreza portuguesa no quadro social do livro, eles são um casal típico da classe social, em que o marido tinha o título (de conde) e a mulher tinha o dinheiro, envolvendo-se muitas vezes na sua intimidade em discussões abertas com causa nesses assuntos.

O Conde de Gouvarinho estava ligado à política nacional enquanto que a mulher, referida como a Condessa de Gouvarinho ou simplesmente a Gouvarinho, entediada, inicia um romance com Carlos da Maia, romance esse que continua até ao aparecimento de Maria Eduarda. Convem referir, que esta é uma relação incestuosa, visto o facto de existir uma pre-relação a de Carlos e a Gouvarinho. Nessa altura, Carlos, que se fartara da Gouvarinho, acaba a ligação, apesar deste acto não ser bem aceite pela amante. Como grande parte das personagens que vão aparecendo ao longo do romance, os Gouvarinhos também são introduzidos a Carlos pelo Ega, usando curioso o neologismo de "ir 'gouvarinhar'.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.