DuPont

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura por outras acepções, veja Dupont (desambiguação).
DuPont
Razão social E. I. du Pont de Nemours and Company
Tipo Empresa de capital aberto
Slogan The Miracles of Science
Cotação NYSE: DD
Indústria Conglomerado
Gênero Incorporation
Fundação 1802 (1802)
Fundador(es) Eleuthère Irénée du Pont
Sede Willmington, Delaware, Estados Unidos
Área(s) servida(s) 90 países
Pessoas-chave Edward D. Breen (Conselheiro & CEO)
Empregados 52,000 (2015)[1]
Produtos
Subsidiárias
Lucro Baixa US$1.953 bilhões (2015)[1]
Faturamento Baixa US$25.268 bilhões (2015)[1]
Website oficial www.dupont.com
www.dupont.com.br

DuPont (E. I. du Pont de Nemours and Company) é uma empresa americana e a segunda maior empresa química do mundo em termos de volume de capital, e a quarta em termos de receita. Tem sede em Wilmington, no estado do Delaware.

Foi fundada em julho de 1802, pelo francês Eleuthère Irénée du Pont, como uma fábrica de pólvora. A empresa teve nos anos 30 uma controversa ligação com o fascismo para combater os sindicatos da época.[2]

É amplamente conhecida por sua grande variedade de produtos, assim como pela sua liderança no campo da pesquisa em ciência e tecnologia. Sua linha de atuação abrange produtos químicos, fibras, polímeros, produtos agrícolas, entre outros. DuPont desenvolveu e patentetou diversos produtos importantes, como o nylon, o Teflon e o Kevlar.

A empresa é reconhecida como líder mundial em segurança industrial. É a criadora dos Fluidos Refrigerantes Freon à base de CFC, que hoje foram substituídos pelos novos gases ISCEON à base de HFC, não nocivos à camada de ozônio e ecologicamente mais corretos.

A fábrica de pólvora transformou-se em uma companhia de ciência que, hoje, atua nos seguintes segmentos:Agricultura e Nutrição, Segurança e Proteção, Materiais de Alta Performance, Tecnologias de Cor e Revestimento e Tecnologias de Eletrônicos e Comunicação.

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Eleita por oito vezes consecutivas a Empresa Mais Admirada do Setor Químico pela pesquisa feita pela revista Carta Capital e instituto InterScience.

Referências

  1. a b c «E I Du Pont De Nemours And Co 2015 Annual Report Form (10-K)» (XBRL). United States Securities and Exchange Commission. 5 de fevereiro de 2016 
  2. Aino J. Mayer, Why Did the Heavens not Darken? The Final Solution in History (Nova York York 1988).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]