Pfizer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pfizer
Pfizer, Inc.
Tipo Privada
Cotação (NYSE: PFE, BM&F Bovespa: PFIZ34)
Indústria Empresa farmacêutica
Fundação 1849
Sede Nova Iorque, Nova Iorque,  Estados Unidos
Empregados 78.000 (2013)
Valor
de mercado
Aumento US$ 203,9 bilhões (2014)[1]
Receita Baixa US$ 51,584 bilhões (2013)
Página oficial www.pfizer.com

Pfizer, Inc. (NYSE: PFE), é uma empresa farmacêutica multinacional com sede em Nova Iorque, Estados Unidos.[2] Sua sede de pesquisa e desenvolvimento encontra-se em Groton, Connecticut. É uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1849, em Nova Iorque, pelos primos e imigrantes alemães Charles Pfizer e Charles Erhart, a Pfizer foi pioneira na produção de antibióticos. Hoje, traz em seu portfólio cerca de 100 produtos em diferentes classes terapêuticas para o tratamento de diversas doenças. Globalmente, a companhia tem 46 unidades industriais, distribuídas em 150 países, com a colaboração de 81,9 mil funcionários.

Com investimentos significativos e tecnologia de ponta para a descoberta e o estudo de novos fármacos, a Pfizer é reconhecida por sua inovação. Atualmente, a companhia mantém seis centros de pesquisas de novas moléculas nos Estados Unidos e um na Inglaterra. Milhares de pesquisadores estão envolvidos no desenvolvimento de novas terapias para doenças cardiovasculares, do sistema nervoso central, saúde do homem e da mulher e tratamento de doenças complexas, como câncer e AIDS.

Além de atuar no desenvolvimento e na comercialização de produtos para a saúde humana, a companhia conta com uma divisão dedicada à saúde animal.

Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a Pfizer é líder em diversos segmentos terapêuticos e exporta seus produtos para 60 países de todos continentes. A Pfizer chegou ao Brasil em 1952. Hoje, a companhia tem 1.900 funcionários, distribuídos na Matriz, em São Paulo, uma Unidade Fabril em Guarulhos e escritórios em diversas capitais brasileiras. A Pfizer também engloba ações sociais: no Brasil, a empresa investe em projetos sociais e programas de incentivo ao voluntariado, voltados à educação em saúde e reinserção na comunidade. Os projetos apoiados pela companhia são: Cores da Vida, Jovem Produtor, Saúde e Cultura Pankararu, Cabra Escola, Prêmio Pfizer de Educação Ambiental, Tear e Vale Sonhar.

Referências

  1. Exame.com, : (8 de maio de 2014). «As maiores empresas do mundo em valor de mercado». Consultado em 6 de novembro de 2014. 
  2. «Frequently Asked Questions». Pfizer. Corporate Mailing Address. Consultado em 24 de outubro de 2014. 
  3. «Pfizer moves higher amid persistent breakup talk» Bloomberg Businessweek [S.l.] 27 de março de 2012. Consultado em 8 July 2012. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.