Saltar para o conteúdo

Escola Preparatória de Cadetes do Ar: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 45: Linha 45:
|legenda_comandante=
|legenda_comandante=
|subcomandante=
|subcomandante=
A Escola não tem este cargo!
A Escola não tem este cargo! (uiii)
|legenda_subcomandante=
|legenda_subcomandante=
|comandantes_notáveis=
|comandantes_notáveis=

Revisão das 20h15min de 17 de outubro de 2013

Escola Preparatória de Cadetes do Ar

DOM (Distintivo de Organização Militar) da EPCAR
País  Brasil
Estado Minas Gerais
Corporação Força Aérea Brasileira
Subordinação Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS)
Missão Ensino militar
Sigla CPM22
Criação 1949
Aniversários 20 de maio
Marcha Canção da EPCAr
Lema Non Multa, Sed Multum (Não muitos, mas os melhores)
Grito de Guerra Nascente do Poder Aéreo
Cores Azul e amarelo
Mascote Águia
Comando
Comandante Exmo. Sr. Brigadeiro do Ar

Alex Picchi Izmailov

Subcomandante A Escola não tem este cargo! (uiii)
Sede
Sede Barbacena -  Minas Gerais
Página oficial http://www.epcar.aer.mil.br/

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar é uma tradicional instituição de ensino da Força Aérea Brasileira sediada em Barbacena, Minas Gerais. Transformando alunos em cadetes, tem missão preparar jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, Estado de São Paulo, por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar. Simultaneamente proporciona aos Alunos ainda a graduação no Ensino Médio.

O CPCAR compreende três anos equivalentes ao Ensino Médio do Ministério da Educação, abrangendo instruções nos campos científico e militar, ministradas sob o regime de internato. Classificada pelo Exame Nacional do Ensino Médio como a quarta melhor escola pública do Brasil, oferece anualmente 180 vagas para uma média 13.000 candidatos no concurso. Disputado e concorrido, é reconhecido como uma das provas de admissão mais difíceis do País.

Os Alunos que concluem com aproveitamento o CPCAR têm direito ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e matrícula assegurada no CFOAv, desde que estejam dentro das condições de saúde, psicológicas e de condicionamento físico requisitadas para o ingresso na AFA.

História

Com as duas Grandes Guerras e a criação da Força Aérea Brasileira percebeu-se um baixo nível acadêmico nos cadetes que ingressavam na então Escola de Aeronáutica, no Campo dos Afonsos.

Era necessário, portanto, uma instituição que formasse convenientemente futuros cadetes e, consequentemente, pilotos de qualidade. Em 21 de Março de 1949, o presidente da República, Eurico Gaspar Dutra criou, no Ministério da Aeronáutica, pelo Decreto 26.514, o Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar (CPCAR). No ano seguinte a instituição seria renomeada para o nome atual, passando a ser "CPCAR" o curso ministrado na EPCAR.

Infraestrutura

O órgão da EPCAR responsável pela manutenção, restauração e obras no quartel é a Subdivisão de Infraestrutura (SDIE).

A EPCAr dispõe de um amplo quartel sediado na área urbana de Barbacena. Em seu interior há uma série de seções e órgãos de Infantaria e Intendência, responsáveis pela segurança e pela administração da Escola.

No âmbito do Corpo de Alunos tem-se um grande Refeitório (rancho) capaz de servir mais de 600 alunos simultaneamente; pelas tradições da EPCAR e pelo princípio da Hierarquia, o Terceiro Esquadrão é sempre o primeiro a se servir. São servidas ao todo cinco refeições ao aluno ao longo do dia (café da manhã, almoço, vespertino (lanche), jantar e ceia), que devem ser requisitadas previamente pelo militar. Há ainda ranchos separados para Soldados, Sargentos e oficiais.

Há ainda duas lanchonete comerciais, uma atendendo o Corpo de Alunos e outra, o Batalhão de Infantaria (BINFA) e a Polícia da Aeronáutica de Barbacena.

Os Primeiro e Segundo Esquadrões vivem num prédio comum, que congrega dois grandes alojamentos, cada um com centenas de camas. Os alunos do Terceiro Esquadrão, especificamente, ficam alojados em apartamentos de 6 a 8 pessoas denominado H-8, um prédio a parte. Talvez o principal logradouro da Escola seja o Pátio da Bandeira, onde ocorre as principais cerimônias militares e, diariamente, a Parada Diária e Passagem de Serviço de Aluno-de-Dia ao Corpo de Alunos.

Há uma desenvolvida estrutura esportiva, com amplo ginásio poliesportivo, estádio olímpico, piscina olímpica, stand de tiros, pistas de atletismo, lançamento de granada, salto em distância, arremesso de dardo, quadras desportivas diversas, academia, tatame de judô, pista de esgrima, setores de xadrez, entre muitos outros.

Conta também com o Hospital da EPCAR (HEPCAR), atendendo toda a comunidade militar e suas famílias da região (incluindo a Polícia Militar de Minas Gerais); um moderno centro odontológico e um centro de fisioterapia.

Há ainda diversas áreas de convivência, lazer, bosques, jardins e capela. A EPCAR dispõe de um auditório de grandes dimensões, caldeira industrial, diversas reservas de material bélico, além de toda a sua estrutura administrativa, pedagógica (biblioteca, salas de aula informatizadas, salas digitais de pesquisa) e de Comando aqui não citada.

Divisão de Ensino

A Divisão de Ensino (DE) é divisão da EPCAR encarregada de promover e coordenar as ações didático-pedagógicas com os alunos e também o exame de seleção.

EA CPCAR

O Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (EA CPCAR) ocorre anualmente e tem cinco fases. Inicialmente exame de escolaridade (provas de Matemática, Língua portuguesa, Língua inglesa e Redação na língua portuguesa ), seguido de rigorosa Inspeção de Saúde (Inspsau) com vistas à carreira aérea, Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Aptidão do Condicionamento Físico (TACF) e, por fim, o Estágio de Adaptação (EAD).

Os candidatos que atenderem média do exame de escolaridade (50% em cada prova) e ficarem dentro do número de convocados, prosseguem no exame, realizando o Inspsau e EAP.

Os remanescentes realizam então o TACF, seguindo se aprovados para o EAD já na EPCAR.

O candidato aprovado dentro das vagas nos quatro primeiros exames pode matricular-se no CPCAr (Curso Preparatório de Cadetes do Ar) e se tornará aluno da EPCAr após o Estágio de Adaptação.

A EPCAr abria anualmente 185 vagas: 150 para o primeiro ano e 35 para o terceiro ano. Todavia, no EA CPCAR 2007 (que gerou a Turma Zeus) foram abertas as 185 vagas apenas para o primeiro ano, seguindo-se assim até o CPCAR 2009 (Turma Atlas). Desde o CPCAr 2010 (Turma Hórus) são disponibilizadas 215 vagas, exclusivamente para o primeiro ano.

O curso

As disciplinas lecionadas no Curso Preparatório de Cadetes do Ar equivalem ao Ensino Médio brasileiro com acréscimo de atividades e instruções na área militar. Segue relação das matérias ministradas em ordem de esquadrão.

No caso das instruções científicas, algumas disciplinas têm bem mais horas letivas que as exigências do Ministério da Educação. Há ainda disciplinas ofertadas exclusivamente pela EPCAR para o Ensino Médio.

Corpo de Alunos

O Comando Corpo de Alunos da EPCAR (CA) é o setor da Escola diretamente responsável pelo doutrinamento, fiscalização, punição e administração dos efetivos de Alunos dos três esquadrões. Via de regra o posto de comandante (CMT) do CA é ocupado por um Tenente-Coronel Aviador. Os postos de comandantes de esquadrão são reservados às patentes de Capitão e Major Aviador, e os adjuntos aos comandantes geralmente são aspirantes ou tenentes Aviadores ou de Infantaria.

A EPCAR é muito rica em estímulos para o aperfeiçoamento do caráter dos alunos. No Pátio da Bandeira está gravado em um de seus muros a seguinte frase:

"Futuro Cadete e Oficial, para alcançares a vitória é preciso, antes de tudo, ser corajoso, estudioso, paciente, persistente e principalmente disciplinado, estrutura básica de nossa Organização Militar".

Já no prédio do Comando do Corpo de Alunos, são destacadas as palavras "DEVER, HONRA, PÁTRIA, CORAGEM, LEALDADE, DISCIPLINA", que constituem o Código de Honra do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer) da Academia da Força Aérea.

Estágio de adaptação

O estágio de adaptação (EAD) à vida militar é o primeiro impacto que o candidato (às vezes denominado estagiário) recebe ao chegar na EPCAr. Penosas noites, exercícios pesados, acionamentos corretivos e muita pressão fazem parte do período. Nesta fase alguns futuros alunos desistem. Somente no fim do EAD, que dura em média três semanas, marcado pela Cerimônia Militar de Entrega de Platinas, é que será formado um novo esquadrão e seus componentes serão efetivamente denominados Alunos.

Rotina

A EPCAR submete o aluno a uma rotina extenuante ao longo do dia, mesmo após o EAD. Além dos eventos cotidianos, existem missões esporádicas como exercícios de campanha (Marcha no primeiro ano, Bivaque no segundo e Acampamento de cinco dias no terceiro), cerimônias militares (desfile de 7 de Setembro, desfile do Dia dos Aviadores, desfile de Juramento ao Código de Honra, etc) e a escala de serviço (há dezenas de serviços diferentes). O alunos estão ainda submetidos a exercícios de vivacidade não-programados, acionamentos corretivos, corridões externos, entre outros. O pré-cadete de mal comportamento também está sujeito a punições militares que variam de Prontidão mental à Desligamento a bem da disciplina.

Segue a rotina do Corpo de Alunos tal qual em 16 de dezembro de 2011.

  • 05:00h - Pré-Alvorada
  • 06:00h - Alvorada
  • 06:00h às 06:45h - Café da manhã
  • 06:45h - Formatura de início das atividades matutinas
  • 07:00h às 09:40h - Três tempos de instrução científica (cada aula tem duração de 45 minutos e há intervalos de 10 minutos entre cada)
  • 09:40h às 10:00h - Intervalo de aulas ("Intervalão")
  • 10:00h às 11:40h - Mais dois tempos de instrução científica, com intervalo de 10 minutos entre eles
  • 11:40h às 12:00h - Formatura de Passagem de Serviço de Aluno-de-Dia ao Corpo de Aluno (Parada Diária)
  • 12:00h às 13:00h - Almoço
  • 13:35h às 15:15 - Últimos dois tempos de instrução científica, com intervalo de 10 minutos entre eles
  • 15:25h às 16:10 - Instrução Militar/Doutrina com o comando de esquadrão ou do Corpo de Alunos (DCE, DCA)
  • 16:25h às 18:00h - Educação Física
  • 17:55h - Arriação do Pavilhão Nacional (somente equipe de serviço)
  • 18:00h às 18:40 - Jantar
  • 19:15h - Pernoite
  • 21:00h - Ceia
  • 22:00h - Silêncio

Símbolos da EPCAR

Estandarte
Código de Honra
"Nós nos comprometemos com a verdade, / com a honestidade / e com a justiça, / bem como / repudiamos entre nós / atitudes contrárias a essas."
Valores fundamentais
Dignidade acima de tudo - Servir por ideal - Aprender para liderar

O Aluno

O Aluno do CPCAR, durante a realização de qualquer dos anos do curso, estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e fará jus a remuneração fixada em lei, de acordo com a sua graduação, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

Aluno (AL) é oficialmente um posto militar classificado como um tipo de Praça Especial. Hierarquicamente, um Aluno tem equiparação à patente de 3° Sargento, com precedência. Imediatamente acima dos Alunos estão, portanto, 2° e 1° Sargentos, suboficiais e cadetes.

Na EPCAR vive-se o regime de internato, com licenciamentos concedidos aos fins-de-semana, feriados, férias e recessos escolares. Recebe salário (soldo) mensal de aproximadamente R$ 730,00 para uso pessoal, devendo ser empregados também em taxas de lavanderia, barbearia, comissão de formatura, Sociedade Acadêmica, etc. O Aluno, como militar que é, tem também direito a adicional de férias e 13° salário.

Os alunos são divididos em esquadrões conforme seu ano de entrada. Cada numeração de esquadrão têm insígnias e platinas próprias, sendo a de Terceiro Esquadrão a mais elevada hierarquicamente das três.

Esquadrões

O CPCAR, bem como o Corpo de Alunos, é dividido em três esquadrões onde prevalece o militarismo e as máximas de Disciplina e Hierarquia. Um aluno do Terceiro Esquadrão (3º ano) é, portanto, superior a todo o efetivo dos Primeiro e Segundo Esquadrões.

Extraoficialmente os esquadrões podem ser designados por turma. Cada turma congrega, assim, todos os aprovados no EA CPCAR de seu respectivo ano de entrada na Escola.

Nota: Na EPCAR, bem como também na AFA, o ano dos esquadrões é descrito como o ano de entrada, e não como ano de formatura, como é tradição em outras instituições.

Esquadrões atuais

  • 2011 - Esquadrão Sirius (EPCAR 2011~2013, AFA 2014) - 3º ano
  • 2012 - Esquadrão Ares (EPCAr 2012~2014, AFA 2015) - 2º ano
  • 2013 - Esquadrão Manda Bala (EPCAr 2013~2015, AFA 2016) - 1º ano

Todos os esquadrões

Nota: Anos não listados referem-se ao período em que a Escola foi fechada pelo Governo Federal de Fernando Collor de Melo.

Canção da EPCAR

Referências

Epcar

Ver também

Ligações externas