Secretina: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Prowiki (discussão | contribs)
m cat
Linha 1: Linha 1:
A '''secretina''' é uma [[hormona]] produzida pelas células S do [[duodeno]] em resposta a um [[pH]] baixo e à presença de ácidos gordos. Estimula a produção de [[bicarbonato]] no [[fígado]], [[pâncreas]] e glândulas de Brunner. Ajuda a neutralizar o ácido gástrico que entra no duodeno a partir do [[estômago]].
A '''secretina''' é um [[hormônio]] (ou [[hormona]]) produzida pelas células S do [[duodeno]] em resposta a um [[pH]] baixo e à presença de ácidos graxos. Estimula a produção de [[bicarbonato]] no [[fígado]], [[pâncreas]] e glândulas de Brunner. Ajuda a neutralizar o ácido gástrico que entra no duodeno a partir do [[estômago]].


A função da secretina é a de promover a secreção pancreática e biliar de HCO3 que, então, neutraliza o H+ no lúmen do [[intestino delgado]]. Tal neutralização é essencial para a digestão das gorduras. A secretina inibe, também, os efeitos da gastrina sobre as células parietais (secreção de H+ e crescimento).
A função da secretina é a de promover a secreção pancreática e biliar de HCO3- que, então, neutraliza o H+ no lúmen do [[intestino delgado]]. Tal neutralização é essencial para a digestão das gorduras. A secretina inibe, também, os efeitos da gastrina sobre as células parietais (secreção de H+ e crescimento).


{{esboço-fisiologia}}
{{esboço-fisiologia}}

Revisão das 19h13min de 29 de setembro de 2009

A secretina é um hormônio (ou hormona) produzida pelas células S do duodeno em resposta a um pH baixo e à presença de ácidos graxos. Estimula a produção de bicarbonato no fígado, pâncreas e glândulas de Brunner. Ajuda a neutralizar o ácido gástrico que entra no duodeno a partir do estômago.

A função da secretina é a de promover a secreção pancreática e biliar de HCO3- que, então, neutraliza o H+ no lúmen do intestino delgado. Tal neutralização é essencial para a digestão das gorduras. A secretina inibe, também, os efeitos da gastrina sobre as células parietais (secreção de H+ e crescimento).

Ícone de esboço Este artigo sobre Fisiologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.