Ibne Tufail: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
inclusão de tabela-info e biografia de Abentofail
correções, nome correto +Ref.
Linha 2: Linha 2:
{{Info/Filósofo
{{Info/Filósofo
|nome =Abentofail
|nome =Abentofail
|nome_de_nascimento =Abu Bakr Muhammad ibn Abd al-Malik ibn Muhammad ibn Tufail al-Qaisi al-Andalusi<ref>El filósofo autodidacta, Ibn Tufail.(1150.) Ibn Tufail, nombre completo. p2. [https://guao.org/sites/default/files/biblioteca/El%20fil%C3%B3sofo%20autodidacta.pdf Book]</ref>
|nome_de_nascimento =Abu Becre Maomé ibne Abdal Malique ibne Tufail Alcaici
|imagem =
|imagem =
|imagem_tamanho =
|imagem_tamanho =

Revisão das 10h12min de 30 de novembro de 2020

Abentofail
Nome completo Abu Bakr Muhammad ibn Abd al-Malik ibn Muhammad ibn Tufail al-Qaisi al-Andalusi[1]
Escola/Tradição: Islamismo
Data de nascimento: 1110
Local: Guadix, Espanha
Morte 1185

Cidadania: Al-Andalus
Local: Marraquexe, Marrocos
Principais interesses: Filosofia, Deus, conhecimento, helenismo, medicina
Ideias notáveis A filosofia é inerente ao ser humano
Influências: Mitologia grega,
Filosofia grega,
Aristóteles,
Avicena,
Avempace,
Platonismo,
Filosofia islâmica
Influenciados: Averróis,
Nur ad-Din al-Bitruji

Abacar, Abu Baquir ou Abu Becre Maomé ibne Abdal Malique ibne Tufail Alcaici (em árabe: أبو بكر محمد بن عبد الملك بن محمد بن طفيل القيسي الأندلسي; romaniz.:Abu Bakr Muhammad ibn Abd al-Malik ibn Tufail al-Qaisi; Guadix, Espanha, ca. década 1100 — Marraquexe, Marrocos, ca. 1185), melhor conhecido como ibne Tufail, Abubácer ou Abentofail, foi um médico, matemático, astrônomo, filósofo e poeta muçulmano do Alandalus.[2][3][4][5][6][7]

Nasceu em Guadix, Andaluzia, Espanha. Pouco se sabe sobre sua juventude, mas é provável que tenha estudado em Sevilha e em Córdoba, dois grandes centros de ensino, dedicando-se às ciências e as letras. Participou da vida cultural, política e religiosa na corte de Granada, onde foi médico e, depois, secretário e vizir. Realizou muitas viagens diplomáticas. Tornou-se secretário do governador de Ceuta e Tânger, Side Abuçaíde. Transferiu-se, mais tarde, para Marraquexe, onde exerceu o cargo de médico do califa Abu Iacube Iúçufe. Atraiu outros sábios para a corte de Marraquexe, entre eles Averróis, do qual tornou-se protetor. Incentivou Averróis a escrever seus comentários sobre Aristóteles e deixou-lhe, posteriormente, as atribuições de médico da corte.

Foi um neoplatônico.[carece de fontes?] Dos muitos escritos deste sábio, restou somente o romance filosófico Hayy ibn Yaqzan (Vivente, filho do Vigilante), traduzido e publicado em latim por Edward Pococke em 1671, em Oxford, com o título de Philosophus autodidacticus (O filósofo autodidata).

Biografia

Nasceu no início do século XII, no sudeste da Península Ibérica, segundo alguns autores em Guadix (atual província de Granada) e segundo outros em Purchena ou em Tíjola (atual província de Almería ). Ele provavelmente estudou medicina e lei islâmica. Foi escrito que ele era um discípulo de Avempace, mas o próprio Ibn Tufail negou em uma de suas obras essa suposição. Trabalhou para os irmãos Ibn Milhan, governadores independentes da região de Guadix e Baza, e, depois de ingressar no Império Almóada, foi kátib (secretário) dos governadores almóada de Granada, primeiro, e depois de Ceuta e Tânger.

Sua carreira atingiu o auge quando ele passou ao serviço do sultão de almóada: Abu Yaqub Yusuf, como médico e talvez até como vizir. Segundo um cronista, foi Ibn Tufail quem atraiu o famoso filósofo Averróis para a corte almóada e o aconselhou a dedicar-se a comentar e transmitir a filosofia de Aristóteles com fidelidade e clareza.

Ibn Tufail acompanhou a corte do sultão por suas várias capitais, passando muito tempo em Sevilha. Em 1182 ele se aposentou devido à sua idade avançada e morreu em Marraquexe quatro anos depois.

Funcionamento filosófico

Sua filosofia, como quase todo o mundo islâmico, parte do platonismo , mas se adaptando ao misticismo islâmico e, como de costume na filosofia islâmica, combinando as verdades reveladas pela religião com a especulação filosófica. Recebe a influência dos primeiros introdutores do pensamento de Aristóteles na filosofia do Islã: Avicena e Avempace.

Dentre muitas de suas outras obras, as conhecidas são: Expugação de Cafza na África e o romance filosófico Risala Hayy ibn Yaqzan fi asrar al-hikma al-mashriqiyya (Carta de Hayy ibn Yaqzan sobre os segredos da sabedoria oriental), conhecido no Ocidente como O Filósofo Autoditada. Este último é um famoso conto alegórico, que se torna uma parábola da ascensão mística e os caminhos pelos quais a Verdade é alcançada.

Notas

  1. El filósofo autodidacta, Ibn Tufail.(1150.) Ibn Tufail, nombre completo. p2. Book
  2. «A filosofia de ibn Tufail e seu tratado sobre o filósofo autodidata». 1900 
  3. Al-Sebail, Abdulaziz; Calderbank, Anthony (1 de fevereiro de 2012). New Voices of Arabia - the Short Stories: An Anthology from Saudi Arabia (em inglês). [S.l.]: I.B.Tauris. ISBN 9780857721372 
  4. «Abubacer in "Dizionario di filosofia"». www.treccani.it (em italiano). Consultado em 8 de julho de 2018 
  5. B., Carra de Vaux,. «Ibn Ṭufayl» (em inglês) 
  6. «Ibn Tufail (Abubacer) | Simply Philosophy». Simply Philosophy (em inglês) 
  7. «Ibn Tufayl, Abu Bakr Muhammad (before 1110-85)». www.muslimphilosophy.com. Consultado em 8 de julho de 2018