Fate/stay night

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Fate/stay night
フェイト/ステイナイト
(Feito/Sutei naito)
Gênero Ação, Drama, Comédia romântica, Fantasia, Sobrenatural
Jogo
Desenvolvimento Type-Moon
Distribuição Type-Moon (Windows)
Kadokawa Shoten (PS2, PSVita)
Gênero Visual novel , Eroge
Censura EOCS: 18+ (Windows)
CERO: 15+ (PS2, PSVita)
Plataforma Windows, PS2, PSVita, Kirikiri Engine
Lançamento 30 de janeiro de 2004
Light Novel
Fate/ZERO
Autor(es) Gen Urobuchi, Type-Moon, Nitroplus
Editora(s)
lusófona(s)
Brasil NewPOP Editora
Data de publicação 29 de Dezembro de 2006 – 29 de Dezembro de 2007
Volumes 06
Light Novel
Fate/Apocrypha
Autor(es) Yuichiro Higashide, Type-Moon, Nitroplus
Data de publicação 29 de Dezembro de 2012 – 30 de dezembro de 2014
Volumes 04
Mangá
Fate/Stay Night
Escrito por Nishiwaki Datto
Editora(s) Japão Kadokawa Shoten
Editora(s)
lusófona(s)
Brasil Panini Comics/Planet Manga
Revista(s) Japão Shonen Ace
Data de publicação Fevereiro de 2006 – Dezembro de 2012
Volumes 20
Anime
Fate/Stay Night
Direção Yuji Yamaguchi
Estúdio Studio DEEN
Emissoras de televisão Japão Chiba TV, KBS Kyoto, MX TV, Sun TV, TV Aichi, TV Kangawa, TV Saitama, Animax
Emissoras lusófonas Brasil Animax
Exibição original 16 de Junho de 2006
Episódios 24
Filme
Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works
Duração 105 minutos
Direção Yuji Yamaguchi
Estúdio Studio DEEN
OVA
Fate/Prototype
Direção Seiji Kishi
Estúdio Lerche
Duração 12 minutos
Anime
Fate/Stay Night Unlimited Blade Works
Direção Miura Takahiro
Estúdio ufotable
Emissoras de televisão JapãoTokyo MX, GTV, GYT, BS11
Exibição original 27 de junho de 2015
Episódios 24
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Fate/stay night (フェイト/ステイナイト, Feito/sutei naito?) é uma visual novel japonesa, desenvolvida pela Type-Moon, escrita por Kinoko Nasu e ilustrada por Takashi Takeuchi, originalmente lançado como um jogo de PC para adultos. Quatro jogos da série foram lançados até o momento. Fate/stay night também possui conexão e crossover com Shingetsutan Tsukihime e Kara no Kyoukai, a história se passa na cidade japonesa Fuyuki, onde de tempos em tempos acontece secretamente uma grande guerra entre magos e seus servos (espíritos de heróis do passado) pela posse do Cálice Sagrado(Santo Graal), objeto que tem o poder de realizar um desejo de seu Mestre. Uma versão de Fate/stay night para a faixa etária acima de 15 anos intitulada Fate/stay night Réalta Nua (Irlandês para "uma nova estrela"), foi lançado para PlayStation 2 em 19 de Abril de 2007, e conta com os mesmos dubladores do anime. Em 28 de Outubro de 2005, a Type-Moon lançou uma visual novel sequência de Fate/stay night intitulada Fate/hollow ataraxia (Grego para "tranquilidade"), no qual a história se passa um semestre após os eventos de Fate/stay night.

Fate/stay night ganhou adaptações para outras mídias. Uma série de mangá é serializada na revista Shōnen Ace da Kadokawa Shoten. Um anime de 24 episódios foi exibido no Japão entre 6 de Janeiro de 2006 e 16 de Junho de 2006. Adicionalmente a série teve adaptada a prequela Fate/Zero exibida em duas temporadas. Três jogos de luta baseados na série foram lançados, Fate/unlimited codes para arcade e PlayStation2, Fate/tiger colosseum e sua sequência Fate/tiger colosseum Upper para PSP. Um RPG para PSP intitulado Fate/Extra foi lançado em 22 de Julho de de 2010. Um filme de Fate/stay night criado pelo Studio Deen foi lançado nos cinemas japoneses em 23 de Janeiro de 2010.

História[editar | editar código-fonte]

A série se passa na cidade japonesa Fuyuki, uma cidade cercada pelo mar e pelas montanhas. Nesta cidade comum, as trevas se aproximam. Onde acontece um ritual chamado Seihai Sensou (聖杯戦争, Guerra do Santo Graal?), diz-se que o Santo Graal concede desejos para quem o possui. Para que o Santo Graal se materialize, esse ritual está a ponto de ser feito. O Santo Graal escolherá sete Magos (Mestres) e dar-lhes-á sete espíritos heroicos familiares (servos) divididos em sete classes de acordo com as suas habilidades: Saber (O espadachim), Archer (O arqueiro), Rider (O cavaleiro), Berserker (O insano), Lancer (O lanceiro), Caster (O mago) e Assassin (O mercenário). O mestre possui um contrato com um dos sete espíritos familiares (Classes). O mestre deve provar que está qualificado para ter o Santo Graal, ou seja, deve eliminar outros mestres até provar que é o mais forte.

O protagonista Emiya Shirou tinha perdido seus pais em um incêndio quando ainda era uma criança. Foi adotado por um homem misterioso chamado Emiya Kiritsugu, um mago. Com o consentimento de seu padrasto, Shirou estudou magia, entretanto, por não possuir talento natural para magia, só é capaz de analisar a estrutura de objetos e reforçá-los. Um dia, ele é envolvido acidentalmente em uma luta entre dois Servos, Archer e Lancer. Como a guerra é um segredo, Lancer acaba assassinando Shirou. Mas uma aluna de sua escola, Tohsaka Rin (a mestra de Archer) salva sua vida. Lancer o persegue e o ataca novamente, e no momento crítico, Shirou acaba invocando Saber, a ex-Servo de seu pai adotivo.

A Visual Novel se divide em três rotas baseando-se nas escolhas do jogador: Fate (na qual o anime foi baseada), que se foca em Saber e Shirou. Unlimited Blade Works (na qual o filme foi baseado), que se foca em Rin, Shirou e Archer. E a terceira rota chama-se Heaven's Feel que se foca em Shirou e Sakura.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A jogabilidade de Fate/stay night demanda pouca interação do jogador já que a maioria do tempo de jogo é passada lendo os textos que são exibidos, representando diálogos entre as personagens ou os pensamentos do protagonista. Ocasionalmente, o jogador chegará a um "ponto de decisão" onde tem a chance de escolher entre as opções exibidas na tela, normalmente duas ou três de cada vez. Neste ponto o jogo "para no tempo" até que o jogador tome sua decisão, que poderá levá-lo a diferentes pontos na história. Existem três linhas principais no enredo que o jogador poderá "experienciar", uma para cada heroína da história. Para ver estas três linhas, o jogador terá que jogar o jogo várias vezes escolhendo opções diferentes de cada vez para progredir na história em direções alternativas.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Light Novel[editar | editar código-fonte]

A Light Novel chamada Fate/zero narra os acontecimentos da quarta guerra do Graal, história anterior da do jogo(visual novel) e anime. Acaba por explicar uma série de fatos ocorridos no anime e a relação que existe entre alguns personagens.

Anime[editar | editar código-fonte]

Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.

Animada pelo Studio Deen e produzida pelo Fate Project, que foi formado em resposta à grande popularidade da visual novel e inclui Geneon Universal Entertainment, TBS, CREi, Type-Moon, e Frontier Works Inc, a adaptação para anime de Fate/stay night foi exibida, no Japão, de 6 de Janeiro a 16 de Junho de 2006, totalizando 24 episódios. Mais tarde a série teve suas estreias internacionais no canal Animax, tendo sua versão dublada em Português (Brasil) em 2009.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Quando lançado, em 20 de janeiro de 2004, Fate/stay night rapidamente tornou-se um dos romances visuais mais populares da história, garantindo o título de "romance visual mais vendido" em 2004, da varejista de jogos adulto Getchu.com.[1] Os leitores da Dengeki G's Magazine qualificaram o jogo como o segundo de uma lista de mais interessantes jogos de bishōjo" em agosto de 2007.[2]

No início de 2007, a popularidade de Fate/stay night e de seus dubladores, na versão anime, levaram ao lançamento do Fate/stay tune, uma série de drama em rádio web, tendo Kana Ueda e Ayako Kawasumi nos papeis dos protagonistas. Em 2011, os escritores Chris Klug e Josias Lebowitz, em seu livro Interactive storytelling for video games elogiaram Fate / stay nigh como um forte exemplo de jogabilidade não-linear, com ramificações da linha principal da história, e narrativa interativa, comparando a sua profundidade e complexidade à de uma novela tradicional.[3]


Jogos[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.