Festival Maré de Agosto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Praia Formosa, palco do festival anual.

O Festival Maré de Agosto é um evento musical que tem lugar anualmente na praia Formosa, freguesia da Almagreira, concelho da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores. Sendo o festival mais antigo do país sem interrupções.

História[editar | editar código-fonte]

A Associação Cultural Maré de Agosto constituiu-se formalmente em 1987 mas, resultou de uma “noite mágica” em 1984 que, inadvertidamente, seria a primeira de muitas marés.

Efectivamente, o festival teve a sua origem, quando um grupo de artistas Açorianos resolveu promover um encontro de músicos na ilha.

Daí até à concretização da ideia foi um passo, feitos os contactos, eis que se juntam alguns dos mais representativos músicos dos Açores na pequena ilha de Santa Maria. A iniciativa agradou de tal forma a todos, que a decisão de continuar com o evento foi natural merecendo desde logo o consenso de todos os intervenientes.

As primeiras edições realizaram-se em vários palcos espalhados pela ilha; na Praia Formosa, na então denominada "Pousada da Praia" (actual Paquete), Discoteca Chaminé, na Piscina do Aeroporto. Estes foram os palcos principais em 1984 e 1985. Posteriormente, foi também utilizado o já demolido Ginásio do Aeroporto. 

A ideia cresceu e a partir de 1986 estipulou-se um local definitivo onde se pudessem reunir outras condições para a realização da festa. O festival ficou assim sedeado na Baia da Praia Formosa a escassos 20 metros do mar, cenário considerado por muitos de "mágico".



Neste mesmo ano surgiu também outra inovação. A vontade de aprender, trocar experiências e conviver falava mais alto, e foi assim, que se começou a trazer a Santa Maria grupos oriundos de outras paragens. Continente Português, Estados Unidos, Africa, Brasil etc.



Com um crescimento tão rápido e com uma ambição enorme, havia que oficializar o evento. Surge assim, oficialmente em 1987, a A.C.M.A. - Associação Cultural Maré de Agosto.



É sua principal actividade a realização anual do Festival internacional de música Maré de Agosto. Contudo, a sua actividade não se resume à organização desse festival, realizando também, vários eventos em quase todas as áreas das Artes (workshops, teatro, artes plásticas, fotografia, etc).



A Associação assume-se como um dos mais importantes pólos dinamizadores da acção cultural e lúdica, numa pequena ilha de menos de 5000 habitantes, e como uma referência indesmentível no panorama cultural açoriano. Do mesmo modo, essa actividade tem constituído um enorme contributo para a dinamização económica da ilha de Santa Maria, nomeadamente no sector turístico.

É sem dúvida, pouco vulgar um Festival de Música conseguir esta longevidade de edições anuais ininterruptas. Esse facto toma-se ainda mais raro quando esse Festival se realiza numa pequena ilha no meio do Atlântico Norte e assume maior relevância pelo generalizado reconhecimento da sua qualidade.

Um acontecimento lúdico e cultural que já levou a Santa Maria mais de 200 espectáculos, proporcionados por mais de 150 grupos diferentes e cerca de 1000 músicos. Entre eles, nomes destacados do panorama musical, nacional e internacional, representativos das mais diversas correntes estéticas:

Estes são apenas alguns dos que figuram nessa "galeria de notáveis".

Muitos outros, porventura menos divulgados, têm regularmente assumido o papel de agradáveis surpresas deste certame musical. É indesmentível que a todos eles se deve uma boa parte do sucesso da Maré de Agosto.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • SOUSA, Laurinda. 20 Anos de Maré: Festival Maré de Agosto (1984-2004). Vila do Porto: Associação Cultural Maré de Agosto, 2004. 126p. fotos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]