Saltar para o conteúdo

Império da Tijuca: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Nicolasbrasil (discussão | contribs)
Linha 51: Linha 51:
Para 2010 a escola do Morro da Formiga troxe como enredo "''Suprema Jinga - Senhora do trono Brazngola''" o carnavalesco [[Jack Vasconcelos]] que estava na [[GRES União da Ilha do Governador|União da Ilha]]. Com um desfile sem muitas falhas rendeu um expresivo 5º lugar. Para 2011 mostrou um enredo sobre os carnavais em outras partes do mundo. do carnavalesco [[Severo Luzardo]]. fazendo um desfile surpreendente e terminando na 6º colocação. para 2012, a escola continua com o mesmo carnavalesco, tendo um enredo sobre utopias.
Para 2010 a escola do Morro da Formiga troxe como enredo "''Suprema Jinga - Senhora do trono Brazngola''" o carnavalesco [[Jack Vasconcelos]] que estava na [[GRES União da Ilha do Governador|União da Ilha]]. Com um desfile sem muitas falhas rendeu um expresivo 5º lugar. Para 2011 mostrou um enredo sobre os carnavais em outras partes do mundo. do carnavalesco [[Severo Luzardo]]. fazendo um desfile surpreendente e terminando na 6º colocação. para 2012, a escola continua com o mesmo carnavalesco, tendo um enredo sobre utopias.


Em 2013, após Severo Luzardo, sair devido a outros compromissos. a escola da Formiga resolveu apostar no carnavalesco Juninho Pernambucano, homônio do jogador de futebol de mesmo nome. que e uma das grandes revelações do [[Carnaval de Três Rios]]. aonde foi campeão pela [[GRES Bom das Bocas|Bom das Bocas]]<ref>{{citar web|url=http://www.sidneyrezende.com/noticia/165717+imperio+da+tijuca+muito+mais+forte+para+o+carnaval+2013+diz+te|título=Império da Tijuca vem muito mais forte para o Carnaval de 2013', diz Tê|autor=Bernardo Moura, para o SRZD-Carnaval|data=21/03/2012|publicado=19h32|acessodata=22/03/2012}}</ref>. além de ter dois mestre de bateria, com mestre Capoeira se juntando a Claudinho Cardoso<ref>[http://www.esquinadosamba.com.br/index.php?modulo=noticia&acao=mostraNoticia&id=7188 Império da Tijuca contrata mestre Claudinho]</ref><ref>[http://www.obatuque.com/2012/09/imperio-da-tijuca-contrata-mestre-claudinho/ Império da Tijuca contrata mestre Claudinho]</ref>.
Em 2013, após Severo Luzardo, sair devido a outros compromissos. a escola da Formiga resolveu apostar no carnavalesco Juninho Pernambucano, homônio do jogador de futebol de mesmo nome. que e uma das grandes revelações do [[Carnaval de Três Rios]]. aonde foi campeão pela [[GRES Bom das Bocas|Bom das Bocas]]<ref>{{citar web|url=http://www.sidneyrezende.com/noticia/165717+imperio+da+tijuca+muito+mais+forte+para+o+carnaval+2013+diz+te|título=Império da Tijuca vem muito mais forte para o Carnaval de 2013', diz Tê|autor=Bernardo Moura, para o SRZD-Carnaval|data=21/03/2012|publicado=19h32|acessodata=22/03/2012}}</ref>. além de ter dois mestre de bateria, com mestre Capoeira se juntando a Claudinho Cardoso<ref>[http://www.esquinadosamba.com.br/index.php?modulo=noticia&acao=mostraNoticia&id=7188 Império da Tijuca contrata mestre Claudinho]</ref><ref>[http://www.obatuque.com/2012/09/imperio-da-tijuca-contrata-mestre-claudinho/ Império da Tijuca contrata mestre Claudinho]</ref>.Num desfile muito bonito e considerado por muitos um dos melhores da [[Série A]] do [[Carnaval]] carioca, a Império da Tijuca, além de ter ganho o [[Estandarte de Ouro]] de melhor [[samba-enredo]] da [[Série A]], também foi a grande campeã do grupo A do Carnaval carioca, tendo assim, a oportunidade de voltar ao [[Grupo Especial]].


== Rainhas da bateria ==
== Rainhas da bateria ==

Revisão das 22h24min de 13 de fevereiro de 2013

Império da Tijuca
Fundação 8 de dezembro de 1940 (83 anos)
Cores Verde e branco
Símbolo Coroa
Bairro Tijuca
Presidente Antônio Marcos Teles (Tê) [1]
Presidente de honra Paulo Tenente [1]
Desfile de 2013
Enredo Negra, pérola mulher
www.greseimperiodatijuca.com.br

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Educativa Império da Tijuca' é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro que traz, acrescido ao nome, o termo "educativa", porque a preocupação principal, no momento de sua fundação, foi com a educação.[2]

História

A escola, desde o início, efetivou experiências comunitárias no Morro da Formiga, no bairro da Tijuca, onde foi fundada em 1940.

União das antigas escolas Recreio da Mocidade e Estrela da Tijuca, entre os seus fundadores estão Joaquim Augusto de Oliveira (Quincas), Rodolfo Augusto de Oliveira, Celestina Pinto Rabaça, Fernando Matos, Jorge Domingos da Silva, João Escrevente, Mario Pereira, Manoel Queiroz, Aylton dos Santos, Emílio Marcatte, Manuel Pinto, entre outros.

Entre os nomes mais famosos da escola, estão Sinval Silva (um dos compositores prediletos de Carmem Miranda) e Mário Pereira (Marinho da Muda), falecido em 1989.

Havia uma escola de alfabetização para crianças, a "Tropa José do Patrocínio" (grupo de escoteiros do morro), que atuou anos na comunidade. A Império da Tijuca foi a primeira escola de samba a usar o termo Império (antes mesmo do Império Serrano), razão pela qual tem uma coroa, símbolo da nobreza, em sua bandeira, bem como ramos tabaco e café que traduziam as riquezas do Brasil na época.

Durante a década de 1980, a escola esteve cinco vezes no grupo principal. Dessas, quatro foram consecutivas (de 1984 a 1987). Depois, conseguiu somente participar novamente do Grupo Especial em 1996, com o enredo "O Reino Unido Independente do Nordeste", de Miguel Falabella. Desde então teve problemas financeiros até 2005, quando o presidente Antônio Marcos Telles, mais conhecido como Tê, assumiu e organizou a escola, obtendo a quinta colocação no primeiro ano de seu mandato. E logo se tornou campeã do grupo B com o enredo Tijuca, cantos, recantos e encantos.

Em 2007 emocionou a Marquês de Sapucaí falando de São Jorge com o enredo O Intrépido Santo Guerreiro, obtendo a quinta colocação no grupo A.

Em 2008, com a proposta da prefeitura de elaborar um enredo sobre os 200 anos da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, e com problemas em alegorias e fantasias, que foram prejudicadas pela chuva, o Império da Tijuca termina a apuração na sétima colocação.

No ano seguinte, a escola da Formiga repatriou a modelo Nana Gouvêa como madrinha de bateria, e trouxe como intérprete Pixulé. Reeditou o enredo O mundo de barro de Mestre Vitalino, do carnaval de 1977. A escola conseguiu a 7º colocação com 236,3 pontos, permanecendo no Grupo de Acesso em 2010.

Para 2010 a escola do Morro da Formiga troxe como enredo "Suprema Jinga - Senhora do trono Brazngola" o carnavalesco Jack Vasconcelos que estava na União da Ilha. Com um desfile sem muitas falhas rendeu um expresivo 5º lugar. Para 2011 mostrou um enredo sobre os carnavais em outras partes do mundo. do carnavalesco Severo Luzardo. fazendo um desfile surpreendente e terminando na 6º colocação. para 2012, a escola continua com o mesmo carnavalesco, tendo um enredo sobre utopias.

Em 2013, após Severo Luzardo, sair devido a outros compromissos. a escola da Formiga resolveu apostar no carnavalesco Juninho Pernambucano, homônio do jogador de futebol de mesmo nome. que e uma das grandes revelações do Carnaval de Três Rios. aonde foi campeão pela Bom das Bocas[3]. além de ter dois mestre de bateria, com mestre Capoeira se juntando a Claudinho Cardoso[4][5].Num desfile muito bonito e considerado por muitos um dos melhores da Série A do Carnaval carioca, a Império da Tijuca, além de ter ganho o Estandarte de Ouro de melhor samba-enredo da Série A, também foi a grande campeã do grupo A do Carnaval carioca, tendo assim, a oportunidade de voltar ao Grupo Especial.

Rainhas da bateria

Carnavais

Império da Tijuca
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco
1984 6ºlugar 1-A
(primeira divisão)
9215 Comissão de Carnaval[comissão1984 1]
1985 11ºlugar 1-A
(primeira divisão)
Se a Lua contasse[enredo1985 1] Comissão de Carnaval[comissão1985 1]
1986 12ºlugar 1-A
(primeira divisão)
Tijuca, cantos, recantos e encantos José Félix
1987 12ºlugar 1
(primeira divisão)
Viva o povo brasileiro José Félix e Darci Giorno
1988 4ºlugar 2
(segunda divisão)
Nosso Sinhô, rei do samba José Félix e Darcy Giorno
1989 7°lugar 2
(segunda divisão)
Rio, samba e carnaval Darcy Giorno e José Eugênio
1990 Vice-Campeã 2
(terceira divisão)
Na terra do pau-brasil, só mico dourado deu Chico Aguiar e Cláudio Souza
1991 8ºlugar 2
(segunda divisão)
Canaã - 'A terra prometida Brasil' Jurandi Oliveira
1992 10ºlugar 2
(segunda divisão)
Mistério chamado Brasil Jorge Luiz Vilela
1993 8ºlugar A
(segunda divisão)
Vitis Vinífera, o Império é uma uva Miguel Falabella
1994 4ºlugar A
(segunda divisão)
Nelson Rodrigues, um beijo na Sapucaí Miguel Falabella
1995 Vice-Campeã A
(segunda divisão)
No Sassarico da Colombo Miguel Falabella
1996 17ºlugar Especial O Reino Unido Independente do Nordeste Miguel Falabella
1997 4ºlugar A
(segunda divisão)
A coroa do perdão na terra de Oyó Eduardo Silva
1998 5ºlugar A
(segunda divisão)
Elymar superpopular Eduardo Silva
1999 9ºlugar A
(segunda divisão)
No palco da alegria, Molejão é rei nesta folia Eduardo Silva
2000 7ºlugar A
(segunda divisão)
O ouro vermelho de Paty do Alferes Eduardo Silva
2001 9ºlugar A
(segunda divisão)
Macaé, a princesinha do Atlântico Eduardo Silva
2002 12ºlugar A
(segunda divisão)
Vossa excelência: feijão com arroz Guilherme Alexandre
2003 9ºlugar B
(terceira divisão)
A magia imperial põe a mão na massa e encanta a massa na Sapucaí Marco Aramha e Marcyo de Olliveira
2004 3ºlugar B
(terceira divisão)
A Império da Tijuca é Doce, Mas Não é Mole Não! Jack Vasconcelos
2005 7ºlugar B
(terceira divisão)
Sargentelli, um Carioca do Brasil. É Samba, É Alegria, É Mulata Nota Mil Sandro Gomes
2006 Campeã B
(terceira divisão)
Tijuca, cantos, recantos e encantos[nota 1] Sandro Gomes
2007 5ºlugar A
(segunda divisão)
O Intrépido Santo Guerreiro [nota 2] Sandro Gomes
2008 7ºlugar A
(segunda divisão)
Duzentos Anos da Corte Real nos Jardins da Família Imperial [nota 3] Sandro Gomes
2009 8º lugar Acesso
(segunda divisão)
O mundo de barro de Mestre Vitalino[nota 4] Fábio Santos
2010 5ºlugar Acesso
(segunda divisão)
Suprema Jinga - Senhora do trono Brazngola [nota 5] Jack Vasconcelos
2011 7ºlugar Acesso
(segunda divisão)
O Mundo em Carnaval - Um Olhar sobre a cultura dos povos [nota 6] Severo Luzardo
2012 3º Lugar Acesso
(segunda divisão)
Utopias - viagens aos confins da imaginação [nota 7] Severo Luzardo
2013 Campeã Série A
(segunda divisão)
Negra, pérola mulher Juninho Pernambucano
2014 Especial

Referências

Notas

  1. Pedrinho da Flor, Baster, Belandi e Marinho da Muda (Douglas Silva) - Reedição do Carnaval de 1986
  2. Bola (Douglas Silva)
  3. Guilherme Sá, Jota, Pingo, Alípio Carmo e Professor Peixoto (Douglas Silva)
  4. Adilson da Viola, Chipollechi, Biel Reza Forte (Pixulé) - Reedição do Carnaval de 1977
  5. Márcio André, Djalma Falcão, Ito Melodia, Grassano e Jota Karlos (Pixulé)
  6. Henrique Badá, Fernandão, Marquinho Marino, Lequinho, Serginho Machado e Leco da ALERJ (Pixulé)
  7. Interprete:Pixulé
  1. Felipe Garcez, Darcy Giorno e Gil Ricon
  1. Homenagem a Custódio Mesquita
  1. Ney Ayan, Darcy Giorno e Osmar Frazão