Instituto da Mobilidade e dos Transportes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), I.P., é um instituto público do Ministério da Economia encarregado das matérias de transportes terrestres (rodo e ferroviários) e transportes fluviais.

O IMT sucede nas atribuições ao Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (INIR), ao Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), em competências relacionadas com a supervisão e regulação da actividade económica dos portos comerciais e dos transportes marítimos, bem como da navegação da via navegável do Douro, e à Comissão de Planeamento de Emergência dos Transportes Terrestres. O IMT, I.P. integra ainda as atribuições da SIEV - Sistema de Identificação Eletrónica de Veículos, S.A., respeitantes à exploração e gestão do sistema de identificação eletrónica de veículos.


Este instituto, por sua vez, resulta da alteração de designação, em 2012, ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Transportes (IMTT), que nasceu da fusão da Direcção-Geral dos Transportes Terrestres e Fluviais (DGTTF), do Instituto Nacional Transporte Ferroviário (INTF) e das secções de condutores e veículos da Direcção-Geral de Viação (DGV).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]