Investimentos alternativos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Resumo
Modalidade Alvo
Capital-semente Companhia startup
Capital de risco Pequena e média empresa
Capital privado Empresa de grande porte

Investimentos alternativos é a classe de investimentos financeiros que reúne os fundos de Capital semente (Seed Money), capital privado (Private Equity) e capital de ventura (Venture Capital). Cada um destes termos em inglês nada mais é do que o nome dado aos fundos de investimentos que investem em empresas de capital fechado (que não são negociadas em bolsa de valores), sendo que as empresas que compõem o portfólio de cada um deles tem tamanhos diferentes. Esses fundos são de capital fechado, tem tempo de duração, e acesso apenas para investidor qualificado.[1]

Fundos de Capital semente investem em empresas em estágio de formação, normalmente companhias emergentes potenciais (startups). Capital de ventura investe em empresas pequenas e médias e capital privado, em empresas médias e grandes, prestes a abrir o capital em bolsa de valores. Mas nada impede que a saída (a venda da participação no capital da empresa) de um fundo de uma empresa start-up ou média também não aconteça através da venda de ações em bolsa de valores.

Para os investidores-anjo, que investem o primeiro dinheiro para o início de uma nova empresa start-up, este investimento também é classificado como alternativo.

Referências

  1. ABVCAP. «Indústria de PE e VC, Sobre o Setor». Consultado em 11 de março de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Organizações do  Brasil