Literatura da América Latina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox warning pn.svg
Este artigo foi proposto para eliminação semirrápida por um ou mais editores. A(s) justificativas apresentada(s) para eliminação foram:

Por favor, melhore o artigo se possível e procure enquadrá-lo dentro das regras do projeto.
Caso não haja oposição à eliminação desta página, ela será suprimida a partir de 1 de outubro. Para mais informações, veja Política de eliminação e Eliminação semirrápida.


Encontre referências para o artigo: Google (notícias, livros e acadêmico)


Usuário: Se esta página possui arquivos de mídia que não são utilizáveis em outras páginas, adicione uma nota em WP:PER, para que um administrador lusófono do Wikimedia Commons verifique se ela se encontra no escopo do projeto.

Aviso ao criador: Os principais editores da página podem ser avisados (recomendável) e seu criador (se registrado) deve ser notificado com
{{subst:Aviso-ESR|1=Literatura da América Latina}} ~~~~
Aviso ao criador com nota de boas-vindas:
{{subst:Av-bv-ESR|1=Literatura da América Latina|2=~~~~}}

A Literatura Latino-americana é toda literatura escrita pela comunidade latino americana, i.e. pelos falantes natural de espanhol, português e francês dos países da américa, portato, provenientes do (México, Antilhas e América do Sul).[1][2] Segundo Aguiar este grupo possui diversas características comuns que justificam a aglutinação de sua literatura em uma mesma categoria pela transculturação, a qual identifica três elementos comuns: a língua, a estrutura de mundo e a cosmovisão.[2][1]

Conceito[editar | editar código-fonte]

A literatura latino-americana é muito semelhante em essência às literaturas ibéro-americana e hispano-americana. No entanto, é muito fácil distinguir uma da outra quando se pensa em uma como umconjunto mais abrangente que as outras: A literatura hispano-americana é o menor delas e apenas abrange obras originalmente escritas em espanhol; A literatura ibero-americana abrange tanto a literatura escrita em espanhol como em português (sendo Espanha e Portugal, berços das duas línguas, países que constituem a Península Ibérica); A literatura latino-americana, é a mais abrangente, compreende todas as obras literárias escritas em língua românica na América Latina e, portanto, engloba essas duas e ainda o francês.

A literatura latino-americana não compreende as obras criadas no continente em: inglês, holandês e outros idiomas.

Escritores Latino Americanos ganhadores do Prêmio Nobel[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externa[editar | editar código-fonte]

  • [[1]] - Sítio oficial da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Aguiar, Flávio (1998). Literatura, cultura e sociedade na América Latina. Princeton: FASEP. ISBN 85-314-0605-6 
  • Weinberg, Lilia (2004). Literatura latinoamericana: descolonizar la imaginación. Mexico: EDUSP 


Referências

  1. a b Weinberg 2004, p. 9-19.
  2. a b Aguiar 1998, p. 11.