Bernard Cornwell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de O Condenado)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde agosto de 2017) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bernard Cornwell
Nome completo Bernard Cornwell
Pseudônimo(s) Susannah Kells
Nascimento 23 de fevereiro de 1944 (73 anos)
Londres, Reino Unido
Nacionalidade britânico
norte-americano
Ocupação escritor
Gênero literário Romance, Histórico, Fantasia
Magnum opus Série As Aventuras de Sharpe
Trilogia As Crônicas de Artur
Página oficial
bernardcornwell.net

Bernard Cornwell OBE (Londres, 23 de fevereiro de 1944) é um dos mais importantes escritores britânicos da atualidade. Já publicou mais de 40 livros e teve obras traduzidas para mais de 16 idiomas.[1]

O autor é um apaixonado pela história em geral e da Inglaterra em especial, o que se reflete em romances que retratam conflitos ocorridos em território inglês, como na série A Busca do Graal, situada durante o período de conflito entre Inglaterra e França conhecido como Guerra dos Cem Anos, ou ainda em crônicas como as do Rei Artur, onde Cornwell, com sólida base histórica, dá uma versão muito pessoal ao senhor da guerra.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bernard Cornwell nasceu em Londres em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Seu pai era um aviador canadense e sua mãe trabalhava como auxiliar da Força Aérea Britânica. Ele foi adotado por uma família em Essex, Inglaterra, que pertencia à seita religiosa chamada Peculiar People (Pessoas Peculiares, e, segundo o escritor, eram mesmo). Ele fugiu para a Universidade de Londres, incluindo em seu nome o sobrenome de sua mãe, Cornwell. Depois de uma ponta como professor, foi para a rede de televisão BBC, onde trabalhou por 10 anos. Começou como um pesquisador no programa Nationwide e terminou como Chefe de Assuntos Televisivos Atuais da BBC na Irlanda do Norte. Foi enquanto trabalhava na cidade irlandesa de Belfast que ele conheceu Judy, uma americana que estava visitando o país, e por quem se apaixonou.[2] Judy não podia se mudar para a Inglaterra por questões familiares, então Bernard foi para os Estados Unidos onde lhe foi recusado o Green Card. Ele decidiu ganhar a vida como escritor, ofício que não necessitava de permissão do governo dos EUA. Bernard e Judy se casaram em 1980, permanecem casados e vivendo nos Estados Unidos.[1]

O autor tem seus livros publicados, no Brasil, pela editora Record. Sua série mais extensa, As Aventuras de Sharpe, é formada por mais de 20 livros e foi adaptada para a televisão na Inglaterra, com histórias protagonizadas pelo aclamado ator inglês Sean Bean. Atualmente estão em fase de tradução as obras sobre Sharpe e as Crônicas Saxônicas, onde já foram publicados os 9 livros da saga. Entretanto, a série terá mais livros, ainda não publicados pelo autor.

Obras do autor publicadas no Brasil[editar | editar código-fonte]

Trilogia As Crônicas de Artur
Série A Busca do Graal
Série As Aventuras de Sharpe
Série As Crônicas Saxônicas
Série As Crônicas de Starbuck
  • Rebelde
  • Traidor
  • Inimigo
  • Herói (Não publicado ainda no Brasil)
Outros livros

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bernard Cornwell
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Bernard Cornwell