Parêntese

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Parêntesis)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Um parêntese ou parêntesis[nota 1] (do grego παρένθεσις, "inserção") são utilizados para interpor uma palavra, expressão ou frase num texto para adicionar informação, normalmente explicativa, mas não essencial. A característica fundamental dos parênteses é não afetar a estrutura sintática do período em que é inserido.

Por extensão de sentido, são chamados parênteses os sinais tipográficos — "(" [abre] e ")" [fecha] — que delimitam esses elementos aditivos no discurso.

Usam-se ( ) para isolar palavras, locuções ou frases intercaladas no período, com caráter explicativo, as quais são proferidas em tom mais baixo:

- "Finjamos pois (o que até fingido e imaginado faz horror), finjamos que vem a Bahia e o resto do Brasil a mãos dos holandeses..." (Vieira) Também entre parênteses devem ser postos os nomes de autores, obras, capítulos, etc., relativos a citações feitas, como foi feito ao final do exemplo acima.

Os parênteses são usados no caso de parte independente de uma sentença ou parágrafo, não diretamente relacionada com o restante da oração:

  1. Os profissionais liberais (advogados, médicos, dentistas, engenheiros), quando exercem a profissão por conta própria, são considerados segurados autônomos.

São usados para incluir quantias ou números já expostos por extenso:

  1. Trezentos mil reais (R$ 300.000,00).

São usados também em caso de siglas de estado:

  1. Belo Horizonte (MG)

Obs: Esses parênteses podem ser substituídos pela barra diagonal:

  1. Belo Horizonte/MG

Notas

  1. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa lista as palavras parêntese (pl. parênteses) e parêntesis (pl. parêntesis) como sinônimos equivalentes.[1]

Referências

  1. Cf. Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Imprinta, 2004. p. 593.
Ícone de esboço Este artigo sobre tipografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.