Cerquilha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Paralelismo (⋕), Sustenido (♯) ou Jogo da velha
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Novembro de 2016). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Cerquilha, antífen, cardinal ou ainda octothorpe (símbolo: #), é um sinal de pontuação utilizado para indicar várias diferentes funções. É diferente do sustenido, o acidente representado pelo símbolo ().

No Brasil, o símbolo é popularmente chamado "jogo da velha"[1], "tralha", sendo conhecido em Portugal como "cardinal", quando se referem ao símbolo isoladamente ou "número" quando o símbolo está inserido num texto imediatamente antes de um número.

Em programação, é muito chamado pelos programadores mais antigos de cancela.

Uso da cerquilha[editar | editar código-fonte]

Em artes gráficas, é usado em revisão de provas para indicar a necessidade de separar palavras que, por erro de composição, se encontram justapostas e, na diagramação, é um caractere oculto que indica o final de uma matéria (uma sequência de texto). É utilizado em algumas linguagens de programação como operador de divisão, como sinal de comentário ou com outro significado no código-fonte, como por exemplo no Mumps, em linguagem C++, C# etc. É ainda comumente utilizado por computadores para indicar o xeque-mate na transcrição de lances de um jogo de xadrez. Também é utilizado para indicar uma hashtag nas redes sociais (funcionalidade originada no Twitter), sendo assim o sinal também referido erroneamente pelo termo "hashtag", popularizado pelo uso recorrente do recurso.

Referências

  1. "Mestre Blogueiro". «Por que o Jogo-da-velha se chama jogo-da-velha?». O Blog do Mestre. Consultado em 21 de maio de 2016. Cópia arquivada em 21 de maio de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.