Relações entre Espanha e Estados Unidos
As relações entre Espanha e Estados Unidos são as relações diplomáticas estabelecidas entre o Reino de Espanha e os Estados Unidos da América. Estas relações foram estabelecidas em 1783.
História
[editar | editar código-fonte]O Congresso Continental enviou John Jay para a Espanha em 1779, em uma tentativa de convencer a Espanha a reconhecer a nova nação. John Jay viveu dois anos no país europeu, mas não obteve sucesso. Madrid não estava disposta a arriscar as relações com o Congresso na Filadélfia, até que se tornou evidente que a Grã-Bretanha e os Estados Unidos estavam realmente movendo-se para assinar um tratado com o objetivo de acabar com a guerra e reconheceu a independência dos Estados Unidos.[1] Desde 1783, quando a Espanha conseguiu finalmente reconhecer os Estados Unidos, os dois países romperam relações apenas uma vez, quando ambos se enfrentaram na Guerra Hispano-Americana de 1898. Atualmente a Espanha é uma monarquia constitucional, membro da União Europeia e da OTAN.
Encontro de presidentes
[editar | editar código-fonte]-
O primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero e o presidente George W. Bush encontram-se na reunião do G20 em Washington, D.C. na Casa Branca em novembro de 2008.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- «Encontro de Zapatero com Obama restitui a relação EUA-Espanha ao nível normal». notícia do El País.