Rio Negro (Paraná)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rio Negro (rio do Paraná))
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados de Rio Negro, veja Rio Negro.
Rio Negro
Ponte Dr. Dinis Assis Henning, sobre o Rio Negro entre Mafra (SC) e Rio Negro (PR)
Comprimento 300 km
Nascente Serra do Mar
Altitude da nascente 1320 m
Foz rio Iguaçu
Afluentes
principais
rio Bateias, rio Preto, rio Negrinho, rio São Bento, rio da Lança, rio da Várzea, rio Piên, rio Passa Três, rio São João, rio Canoinhas
País(es)  Brasil

O rio Negro é um rio brasileiro da bacia hidrográfica do rio Paraná, que banha os estados do Paraná e de Santa Catarina, fazendo parte da divisa entre estes estados, por toda sua extensão.

Nasce na Serra do Mar a menos de 20 quilômetros do Oceano Atlântico, mas corre de leste para oeste numa extensão de mais ou menos 300 quilômetros, recebendo como afluentes principais pela margem esquerda o rio Bateias, rio Preto, os dois rios chamados rio Negrinho, o rio São Bento, o rio da Lança entre outros. Pela sua margem direita recebe o Rio da Várzea , o rio Piên, o rio Passa Três. Próximo à cidade de Canoinhas, aflui o rio Canoinhas. Acaba por se unir ao rio Iguaçu.

Importante fonte de água para os municípios por onde passa, no passado foi navegável em boa parte de seu leito e era usado no transporte de erva mate. É fonte de areia para construção civil, sendo minerada nas vargens marginais assim como na própria calha do rio (nesta já não é tão frequente como foi no passado). Também é explorada a argila de suas margens para uso na industria cerâmica. Já foi personagem de grandes enchentes, destacando-se as dos anos de 1983 e 1992, quando chegou a atingir a marca de mais de 18 metros. O rio Negro, neste trecho, tem qualidade da água avaliada pelo Instituto Ambiental do Paraná - IAP como classe 02, ou seja, pode ser utilizada para o consumo desde que adequadamente tratada, tarefa essa de responsabilidade da Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar.

Entre os municípios de Rio Negro e Mafra, existem a ponte metálica Dr. Dinis Assis Henning, a ponte Coronel Rodrigo Ajace e a ponte interestadual Engenheiro Moacyr Gomes e Souza na BR-116, conhecida como "ponte dos peixinhos". O rio Negro possui grande variedade de peixes - lambaris, bagres, mandis,caras, cascudos, curimbas, saicangas, traíras e carpas, sendo que estas chegam a pesar mais de 20 quilos.

Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.