Squid Game

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Squid Game
Round 6 (BR)
Pôster promocional coreano
Informação geral
Também conhecido(a) como 오징어 게임
Formato série
Gênero
Duração 32–63 minutos
Criador(es) Hwang Dong-hyuk
País de origem Coreia do Sul
Idioma original coreano
Produção
Diretor(es) Hwang Dong-hyuk
Câmera Multicâmera
Distribuição Netflix
Roteirista(s) Hwang Dong-hyuk
Elenco
Composto por Jung Jae-il
Empresa(s) produtora(s) Siren Pictures Inc.[1]
Exibição
Emissora original Netflix
Formato de exibição 4K (Ultra HD)
Formato de áudio Dolby Atmos
Transmissão original 17 de setembro de 2021 (2021-09-17)
Temporadas 1
Episódios 9
Ligações externas
Site oficial

Squid Game (hangul: 오징어 게임; rr: Ojing-eo Geim: "jogo da lula"), conhecido como Round 6 no Brasil,[2] é uma série de televisão de drama e thriller sul-coreana transmitida pela Netflix, escrito e dirigido por Hwang Dong-hyuk,[3][4][5] sobre centenas de pessoas de todos os níveis sociais que estão endividados que participam de um misterioso jogo de sobrevivência com consequências fatais concorrendo a um prêmio bilionário.[6][7][8]

Squid Game foi lançada mundialmente em 17 de setembro de 2021 e distribuída pela Netflix.[9][10] A série recebeu críticas geralmente positivas e, em uma semana, foi um dos programas mais assistidos da Netflix em vários países, e foi uma das responsáveis pelo aumento do faturamento da empresa no terceiro trimestre de 2021.[11]

Em 9 de novembro de 2021, o criador da série Hwang Dong-hyuk, confirmou ao site AP NEWS que Round 6 terá uma 2ª temporada.[12] Em 12 de junho de 2022, a Netflix oficializou a renovação da série para sua 2ª temporada.[13]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Squid Game conta a história de 456 pessoas que são convidadas a arriscar suas vidas em um misterioso jogo de sobrevivência[6][7] do tipo Battle Royale,[14] composto por seis brincadeiras infantis, que disputam um prêmio de 45,6 bilhões (US $38,7 milhões).[6][7][14] Como a espinha dorsal, o destaque é Seong Gi-hun (Lee Jung-jae) que recebe o número 456. Gi-hun é um motorista divorciado e viciado em jogos de azar. Ele mora com sua mãe e luta para sustentar financeiramente sua filha, Seong Ga-yeong. Ele participa do jogo para pagar suas muitas dívidas e provar que está financeiramente estável o suficiente para ter a guarda da filha, que partirá para os Estados Unidos com a mãe e o padrasto. Ao entrar, ele se une a um grupo (Cho Sang-woo, 218, ex-colega e ex-chefe de uma equipe de investimentos, Kang Sae-byeok, 067, uma trombadinha que quer dar um lar para sua família, Oh Il-nam, 001, um homem idoso com um tumor cerebral e Abdul Ali, 199, um trabalhador migrante do Paquistão com atrasos de pagamentos) para criar uma tática com o fim de conseguir ganhar os jogos ou pelo menos uns conseguirem o outros.

Jogos[15][editar | editar código-fonte]

Batatinha Frita 1, 2, 3 ou Macaquinho Limão da Banana: No jogo há uma boneca gigante que gira a cabeça e diz Batatinha Frita 1, 2, 3. Depois ela se vira novamente e a qualquer movimento dos participantes ocorre a eliminação com um tiro. Para vencer o desafio os participantes precisam avançar e cruzar em até cinco minutos a linha de chegada que está próximo à boneca.

Colmeia de Açúcar: A colmeia de açúcar é um biscoito feito de açúcar e bicarbonato, em 4 formatos diferentes, estrela, círculo, guarda-chuva e triângulo. Os desafiantes precisam remover esse formato do biscoito sem quebrar ou trincar. Caso não consiga, é eliminado com um tiro.

Cabo de Guerra: No jogo os participantes vão para uma plataforma alta, onde são divididos em 2 grupos, com 10 pessoas cada. Vence o grupo que conseguir puxar mais a corda a seu favor e retirando o adversário da plataforma. O time derrotado fica pendurado e a quando a corda é cortada, morrem na queda.

Bolinhas de Gude: Cada participante possui 10 bolinhas de gude e precisa ganhar as 10 do adversário. Nesse desafio, os participantes poderiam escolher os jogos, como adivinhar se é par ou ímpar e a quantidade de bolas que estão na mão fechada ou a bolinha que atingir a maior distância ao ser lançada. Quem perde as 10 bolinhas é eliminado com um tiro.

Ponte de Cristal: Uma ponte enorme que consiste em dois blocos de vidros: temperado que suporta o peso da pessoa normal e vidro normal que não suporta o peso da pessoa, fazendo com que o participante despenque de altura de 5 andares. Para concluir esse desafio os participantes precisam memorizar os locais que já foram pisados e atravessar para o outro lado da ponte antes que o tempo de 16 minutos acabe.

Jogo da Lula: É o último jogo cujo dá nome a série. Nele um adversário é defensor e o outro é atacante. A defesa não pode permitir que o adversário avance até o triângulo pequeno dentro da cabeça da Lula. Para isso, ele precisa retirá-lo do campo ou derrotá-lo na área de combate no corpo da lula.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Atores
Lee Jung-jae
Lee Jung-jae (Seong Gi-hun, Jogador 456)
Park Hae-soo (Cho Sang-woo, Jogador 218)
HoYeon Jung (Kang Sae-byeok, Jogadora 067)

Principal[editar | editar código-fonte]

O número em parenteses correspondem ao atribuído a cada personagem no jogo

  • Lee Jung-jae como Seong Gi-hun (성기훈, 456),[8][4] é um motorista divorciado e viciado em jogos de azar. Ele mora com sua mãe e luta para sustentar financeiramente sua filha. Ele participa do jogo para saldar suas muitas dívidas e para provar que é financeiramente estável o suficiente para ter a custódia de sua filha, que partirá para os Estados Unidos com a mãe e o padrasto.
  • Park Hae-soo como Cho Sang-woo (조상우, 218),[8][4] o ex-chefe de uma equipe de investimentos em uma empresa de valores mobiliários. Ele foi um colega júnior de Gi-hun e estudou na Universidade Nacional de Seul. Ele é procurado pela polícia por roubar dinheiro de seus clientes e acumular dívidas enormes com maus investimentos.
  • Wi Ha-joon como Hwang Jun-ho (황준호),[4] um policial que entra sorrateiramente no jogo como guarda para encontrar seu irmão desaparecido.
  • HoYeon Jung como Kang Sae-byeok (강새벽, 067),[4] uma desertora norte-coreana. Ela entra no jogo para pagar por um corretor que pode resgatar seus pais na fronteira e comprar uma casa para sua família reunida morar.
  • Oh Yeong-su como Oh Il-nam (오일남, 001),[4] um homem idoso com um tumor cerebral que prefere jogar o jogo em vez de esperar para morrer no mundo exterior.
  • Heo Sung-tae como Jang Deok-su (장덕수, 101),[4] um gangster que entra no Jogo para saldar suas dívidas de jogo maciças, que incluem dinheiro que ele roubou de seu chefe e subordinados.
  • Anupam Tripathi como Abdul Ali (알리, 199),[4] um trabalhador migrante do Paquistão que entra no jogo para sustentar sua jovem família depois que seu chefe se recusa a pagá-lo por meses.
  • Kim Joo-ryoung como Han Mi-nyeo (한미녀, 212),[4] uma mulher barulhenta e manipuladora. Seus motivos para entrar no jogo nunca são explicados, mas ela se gaba de ter sido acusada cinco vezes por fraude, o que sugere que ela é uma vigarista.

Participantes do jogo[editar | editar código-fonte]

  • Yoo Sung-joo como Byeong-gi (111),[16] um médico que trabalha secretamente com um grupo de guardas corruptos para traficar os órgãos de participantes mortos em troca de informações sobre os próximos jogos.
  • Lee Yoo-mi como Ji-Yeong (240),[17] uma jovem que acaba de ser libertada da prisão após matar seu pai abusivo.
  • Kim Si-hyun como Jogador 244, um pastor que redescobre sua fé durante o jogo.
  • Lee Sang-hee como Jogador 017,[18] um fabricante de vidros.
  • Kim Yun-tae como Jogador 069, um jogador que entra no jogo com sua esposa, Jogadora 070.
  • Lee Ji-ha como Jogadora 070,[19] uma jogadora que entra no jogo com seu marido, Jogador 069.
  • Kwak Ja-hyoung como Jogador 278, um jogador que se junta ao grupo de Deok-su e atua como seu capanga.
  • Chris Chan como Jogador 276,[20] um jogador que se junta ao grupo de Seong Gi-hun na rodada do Cabo de guerra.

Outros[editar | editar código-fonte]

  • Kim Young-ok como mãe do Gi-hun[21]
  • Cho Ah-in como Seong Ga-yeong, filha de Gi-hun
  • Kang Mal-geum como Gi-hun, ex-esposa de Gi-hun[21]
  • Park Hye-jin como mãe de Sang-woo
  • Park Si-wan como Kang Cheol, irmão de Sae-byeok
  • Gong Yoo como recrutador do jogo[22]
  • Lee Byung-hun como The Front Man / Hwang In-ho[23]
  • Lee Jung-jun como Guarda[24]
  • John D. Michaels como VIP #1[25]
  • Daniel C. Kennedy como VIP #2[25]
  • David Lee como VIP #3
  • Geoffrey Giuliano como VIP #4[25]
  • Stephane Mot como VIP #5
  • Michael Davis como VIP #6

Dublagem brasileira[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

TemporadaEpisódiosOriginalmente lançado
1917 de setembro de 2021 (2021-09-17)

Primeira Temporada (2021)[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porExibição original
11 "Luz vermelha, luz verde (Mugunghwa Kkoch-i Pideon Nal 무궁화 꽃이 피던 날)[27]" Hwang Dong-HyukHwang Dong-Hyuk17 de setembro de 2021
Arruinado e pronto para qualquer coisa, Gi-hun concorda em participar de um jogo misterioso. Mas desde o primeiro teste, a promessa de dinheiro fácil dá lugar ao horror.[5] 
22 "Inferno (Ji-ok 지옥) [27]" Hwang Dong-HyukHwang Dong-Hyuk17 de setembro de 2021
O grupo organiza uma votação para decidir se continua ou abandona a aventura. Mas a realidade do mundo exterior pode ser tão implacável quanto o jogo.[5] 
33 "O Homem com guarda-chuva (Usan-eul Sseun Namja 우산을 쓴 남자)[27]" Hwang Dong-HyukHwang Dong-Hyuk17 de setembro de 2021
Vários jogadores passam para o próximo teste, tão delicioso quanto mortal. Alguns são mais favorecidos do que outros. Jun-ho consegue se infiltrar.[5] 
44 "Fique com a equipe (Jjollyeodo Pyeonmeokgi 쫄려도 편먹기)[27]" Hwang Dong-HyukHwang Dong-Hyuk17 de setembro de 2021
Os jogadores formam alianças. Ao cair da noite, ninguém está seguro no dormitório. Para a terceira prova, a equipe de Gi-hun deve pensar estrategicamente.[5] 
55 "Um Mundo Justo (Pyeongdeung-han Sesang 평등한 세상)[27]" Hwang Dong-HyukHwang Dong-Hyuk17 de setembro de 2021
Gi-hun e sua equipe se revezam para ficar de guarda a noite toda. Os homens mascarados enfrentam problemas em seu próprio campo conspiratório.[5] 
66 "Ganbu (Kkanbu 깐부)[27]" Hwang Dong-HyukHwang Dong-Hyuk17 de setembro de 2021
Os jogadores formam pares para a quarta rodada. Gi-hun enfrenta um dilema moral. Enquanto Sang-woo escolhe se preservar, Sae-byeok se abre.[5] 
77 "VIPS[27]" Hwang Dong-HyukHwang Dong-Hyuk17 de setembro de 2021
Convidados VIP são recebidos com honras nos assentos da primeira fila do show. A pressão do quinto game é tão forte que alguns jogadores desistem.[5] 
88 "O líder (Peulonteu Maen 프론트맨)[27]" Hwang Dong-HyukHwang Dong-Hyuk17 de setembro de 2021
Antes da última prova, a desconfiança e o nojo reinam entre os finalistas. Jun-ho foge, determinado a revelar o lado negro da competição.[5] 
99 "Um dia de sorte (Unsu Joeun Nal 운수 좋은 날) [27]" Hwang Dong-HyukHwang Dong-Hyuk17 de setembro de 2021
A rodada final é um teste igualmente cruel, mas desta vez a conclusão está nas mãos de um jogador. O cérebro do jogo emerge das sombras.[5] 

Recepção[editar | editar código-fonte]

Crítica[editar | editar código-fonte]

No agregador de críticas Rotten Tomatoes, que categoriza as opiniões apenas como positivas ou negativas, a primeira temporada tem um índice de aprovação de 94% calculado com base em 33 comentários dos críticos que é seguido do consenso: "A brutalidade inflexível do Squid Game não é para os fracos de coração, mas comentários sociais afiados e um núcleo surpreendentemente terno manterão os espectadores grudados na tela - mesmo que seja enquanto assistem entre os dedos."[28] Já no agregador Metacritic, com base em 35 opiniões de críticos que escrevem em maioria para a imprensa tradicional, tem uma média aritmética ponderada de 78 entre 100, com a indicação de "revisões geralmente favoráveis".[29]

Isabela Boscov disse que devido a data de lançamento da série ela fala (metaforicamente) do "medo da ruína financeira" e "a sensação de inutilidade que as pessoas podem ter hoje em dia com o local de trabalho", e acrescentou, "outro apsecto mais importante dessa série é essa cultura do tudo pode ser assistido, essa cultura do reality, por mais humilhante, desmoralizante, ou absurdo que ele seja".[30]

Público[editar | editar código-fonte]

Dalgona

A série se tornou o primeiro drama coreano a chegar ao topo das 10 paradas de programas de TV semanais mais assistidos da Netflix em todo o mundo. Alcançou o número 1 em 90 países, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido.[31][32][33] Fora da Coreia do Sul, a Netflix não investiu pesadamente na promoção do programa, e sua popularidade foi impulsionada principalmente pelo boca a boca e propagação viral nas redes sociais. A Vulture também afirmou que a localização generalizada do programa, com legendas em 37 idiomas e versões dubladas em 34 idiomas, ajudou a capturar um público internacional.[34]

Hwang acreditava que a popularidade se devia "à ironia de que adultos desesperados arriscam suas vidas para ganhar um jogo infantil", bem como à familiaridade e simplicidade dos jogos que permitiam que o programa se concentrasse na caracterização. A diversidade dos personagens que jogam o Squid Game, vindos de diferentes estilos de vida da classe baixa e média, também ajuda a atrair o público para assistir, pois muitos podem encontrar simpatia em um ou mais dos personagens.[35]

Na Coréia do Sul, a popularidade do Squid Game levou a um aumento no tráfego de rede que fez a SK Broadband entrar com um processo contra a Netflix, buscando indenização monetária para pagar pelo aumento do uso da banda larga e custos de manutenção associados ao programa.[36] Um dos números de telefone usados ​​no programa pertencia a uma residência privada, e o homem relatou receber até 4.000 ligações por dia de pessoas, várias das quais desejavam jogar uma versão real do jogo.[37] Como o programa foi apresentado antes da eleição presidencial de 2022 na Coreia do Sul, vários dos candidatos começaram a usar algumas das imagens do Squid Game em seus anúncios políticos e desafiar os oponentes para jogos semelhantes,[38] bem como usar os temas do programa relacionado à disparidade econômica como parte de sua plataforma política.[39]

Pouco depois do lançamento do programa, os usuários das redes sociais adaptaram alguns dos jogos apresentados no Squid Game como desafios da Internet, incluindo o primeiro jogo "Red Light, Green Light" e o segundo jogo de biscoitos honeycomb.[40] Os usuários do ambiente interativo Roblox criaram vários jogos no sistema que foram baseados em um ou mais dos desafios do Squid Game.[41] Os vendedores coreanos de dalgona, o doce favo de mel apresentado no segundo jogo, encontraram um aumento significativo nas vendas após o lançamento do programa.[42]

Brasil[editar | editar código-fonte]

A Câmara de Vereadores de Içara, no estado de Santa Catarina, apresentou um requerimento à Netflix pedindo a retirada da série sul-coreana Squid Game do catálogo do streaming. A justificativa dos parlamentares é de que a violência mostrada no seriado causa "impacto negativo nas crianças e adolescentes em idade escolar". O autor do requerimento é o vereador Edson Freitas, do MDB. "O conteúdo da série contém violência explícita, tortura psicológica, suicídio, tráfico de órgãos e cenas de sexo, utiliza-se de brincadeiras simples de crianças (...) para assassinar a 'sangue frio' as pessoas que não atingem o objetivo final", diz o texto. Segundo o vereador, o conteúdo da série preocupa a saúde mental das crianças, já que "mistura brincadeira de crianças com crimes bárbaros". A câmara municipal confirma o envio do documento, mas não informa se houve resposta por parte da Netflix.[nota 1][44]

Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio(s) Categoria Nomeações Resultado Ref.
2021 Gotham Awards Série Revelação Squid Game

Kim Ji-yeon, Hwang Dong-hyuk, produtores executivos

Pendente [45]
Desempenho excepcional em uma nova série Lee Jung-jae

como Seong Gi-hun

Pendente
Prémios People's Choice Show do ano digno de nota Squid Game Pendente [46]
Rose d'Or Drama Squid Game Pendente [47]

Notas

  1. Na classificação indicativa da série já é informado que a mesma é imprópria para crianças ou adolescentes menores de 16 anos, com especialistas dizendo que o diálogo com os menores que estão reproduzindo as brincadeiras a partir da série é melhor que a censura[43]

Referências

  1. Lee, Julie (10 de agosto de 2021). «Squid Game invites you to deadly childhood games on September 17» [Squid Game convida você para jogos infantis mortais em 17 de setembro]. Netflix Media Center (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 11 de agosto de 2021 
  2. Marin, Jorge (3 de outubro de 2021). «Netflix é processada devido ao sucesso de Round 6 na Coreia do Sul». tecmundo. Consultado em 26 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 4 de outubro de 2021 – via nexperts 
  3. Pineda, Cherry (23 de setembro de 2021). «'Squid Game: Extra Life' premieres on 'It's Showtime'» ["Squid Game: Vida Extra" estreia no "It’s Showtime"]. Push (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 24 de setembro de 2021 
  4. a b c d e f g h i Millan, Camilla (28 de outubro de 2021). «Round 6: Conheça o elenco (e personagens) da série hit da Netflix». RollingStone. Consultado em 26 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 28 de setembro de 2021 
  5. a b c d e f g h i j «Squid Game S01» [Round 6 EP01]. Heart (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2021 
  6. a b c «Squid Game – (Korean Drama, 2021, 오징어게임)» [Squid Game - (Drama coreano, 2021, 오징어 게임)]. HanCinema. Consultado em 25 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 11 de agosto de 2021 
  7. a b c Bernardo, Jaehwa (15 de setembro de 2021). «Korean series 'Squid Game' gives deadly twist to children's games» [A série coreana "Squid Game" dá um toque mortal aos jogos infantis]. ABS-CBN News (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 15 de setembro de 2021 
  8. a b c Moon, Ji-yeon (11 de março de 2020). «[공식] 이정재X박해수, 넷플릭스 '오징어게임' 주연 캐스팅» [[Oficial] Lee Jung-jae X Park Hae-soo escalado como o protagonista de "Squid Game" da Netflix]. Sports Chosun (em coreano). Consultado em 26 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 3 de outubro de 2021 – via Naver 
  9. Ji-won, Kim (11 de agosto de 2021). «전여빈 나나 류경수 '글리치' 촬영 중단 "보조출연자 코로나 확진"[공식]» [[Oficial] "Squid Game" de Lee Jung-jae X Park Hae-soo será lançado na Netflix em 17 de setembro].]. Ten Asia (em coreano). Consultado em 25 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 25 de julho de 2021 – via Naver 
  10. Robinson, Jacob (11 de agosto de 2021). «Netflix K-Drama Thriller 'Squid Game' Season 1: Coming to Netflix in September 2021» [Temporada 1 do drama/thriller coreando "Squid Game" da Netflix: Chegando à Netflix em setembro de 2021]. What's on Netflix (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 11 de agosto de 2021 
  11. Vomero, Renata (20 de outubro de 2021). «Netflix anuncia crescimento em trimestre de retomada do setor de entreterimento». Portal Exibidor. Consultado em 25 de novembro de 2021 
  12. Pedro, João (14 de novembro de 2021). «Round 6 2ª temporada: Data de estreia na Netflix e spoilers». Sanatório Geek. Consultado em 25 de novembro de 2021 
  13. Alves, Guilherme (12 de junho de 2022). Omelete https://www.omelete.com.br/amp/series-tv/round-6-2a-temporada-confirmada. Consultado em 12 de junho de 2022  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  14. a b Rechena, Sara (29 de setembro de 2021). «Squid Game, da Netflix - Análise». IGN Portugal. Consultado em 25 de novembro de 2021 
  15. Batista, Luccas (28 de setembro de 2021). «Conheça os 6 jogos de Round 6». Manual dos Games. Consultado em 28 de setembro de 2021 
  16. Mutuc, Peter (23 de setembro de 2021). «Squid Game Cast & Character Guide» [Elenco do Squid Game e guia de personagens]. SCREENRANT (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 26 de setembro de 2021 
  17. Hyun-ho, Sang (18 de setembro de 2021). «넷플릭스 '오징어 게임' 신스틸러 김주령-이유미, 과거 출연작 재조명» [Os ladrões de cenas do "Squid Game" da Netflix, Kim Joo-ryeong e Lee Yoo-mi, reexaminam suas aparições passadas]. Top StarNews (em coreano). Consultado em 25 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 19 de setembro de 2021 
  18. Hye-yeon, Jeong (26 de setembro de 2021). «[팝업★]'오징어 게임 유리공' 이상희, 이정재 내공에 감탄.."스타는 달라"» [[Popup ★] "Bola de vidro do Squid Game": Lee Sang-hee, admirando o trabalho de Lee Jung-jae - "As estrelas são diferentes"]. Herald Pop (em coreano). Consultado em 25 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 29 de setembro de 2021 – via Naver 
  19. Choi Hee-jae (2 de setembro de 2021). «이지하, '돼지의 왕' 출연 확정...김동욱과 母子 호흡 [공식입장]» [Lee Ji-ha confirmed to appear in 'The King of Pigs'...Kim Dong-wook and 母子 Breathing [Official Position]] (em coreano). X-sports News. Paragraph 5. Consultado em 29 de setembro de 2021. Cópia arquivada em 29 de setembro de 2021 – via Naver 
  20. «Get to know 'Squid Game' Filipino actor Chris Chan | GMA Entertainment». www.gmanetwork.com. Consultado em 29 de setembro de 2021. Cópia arquivada em 29 de setembro de 2021 
  21. a b Wi Geun-Woo (24 de setembro de 2021). «중년 남성에 대한 연민에서만 일관적인, 마구잡이 서바이벌 '오징어게임' [위근우의 리플레이]» [O 'jogo da lula' de sobrevivência aleatório consistente apenas na compaixão por homens de meia-idade] (em coreano). Kyunghyang Shinmun. Consultado em 29 de setembro de 2021. Cópia arquivada em 29 de setembro de 2021 – via Naver 
  22. Lee Ye-eun (21 de julho de 2020). «[공식입장] 공유 측 "넷플릭스 '오징어 게임' 특별 출연…'도가니' 감독과의 인연"» [Gong Yoo's side "Special appearance on Netflix's 'Squid Game'… A relationship with the director of 'The Crucible'"]. My Daily (em coreano). Naver. Consultado em 12 de agosto de 2021. Cópia arquivada em 1 de novembro de 2020 
  23. «Squid Game's Cast Features a Mix of Korean Film Powerhouses and Up and Comers». Esquire. Consultado em 28 de setembro de 2021. Cópia arquivada em 24 de setembro de 2021 
  24. Yoon Seol-hwa (29 de setembro de 2021). «"10초 등장했을 뿐인데"...'오징어 게임' 속 가면남은 누구? [스타★샷]» ["It only appeared for 10 seconds"...who is the masked person in 'Squid Game'? [Star Shot]] (em coreano). Sports World. Consultado em 29 de setembro de 2021. Cópia arquivada em 29 de setembro de 2021 – via Naver 
  25. a b c Bellows, Chris (7 de outubro de 2021). «Who Are Squid Game's VIPs? Every Actor» [Quem são os VIPs do Squid Game? Todos os atores]. SCREENRANT (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 8 de outubro de 2021 
  26. «Conheça os dubladores de Round 6». CineClick. Consultado em 21 de fevereiro de 2022 
  27. a b c d e f g h i Foreman, Polly (1 de outubro de 2021). «How many episodes of Squid Game are there on Netflix?» [Quantos episódios do Squid Game existem na Netflix?]. Heart (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2021 
  28. «Squid Game». Rotten Tomatoes (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2021 
  29. «Squid Game: Season 1 (2021)». Metacritic (em inglês). Consultado em 5 de outubro de 2021 
  30. "Round 6": no jogo da Netflix, os coreanos entram para ganhar (vídeo). Brasil: Isabela Boscov. Consultado em 5 de outubro de 2021 
  31. «S. Korean series 'Squid Game' tops U.S. chart on Netflix». YNA (em inglês). Consultado em 5 de outubro de 2021 
  32. «'Squid Game' tops global Netflix chart». Korea Times (em inglês). Consultado em 5 de outubro de 2021 
  33. «Squid Game: the hellish horrorshow taking the whole world by storm». The Guardian (em inglês). Consultado em 5 de outubro de 2021 
  34. «Planet Squid Game». Vulture (em inglês). Consultado em 5 de outubro de 2021 
  35. «S.Korea broadband firm sues Netflix after traffic surge from 'Squid Game'». Reuteurs (em inglês). Consultado em 5 de outubro de 2021 
  36. «Squid Game: The Netflix show adding murder to playground nostalgia». BBC (em inglês). Consultado em 5 de outubro de 2021 
  37. «Netflix's 'Squid Game' Is the Dystopian Hit No One Wanted—Until Everyone Did». The Wall Street Journal (em inglês). Consultado em 5 de outubro de 2021 
  38. «Squid Game causes Korean man to get buried in calls from would-be murder game participants». The A.V. Club (em inglês). Consultado em 5 de outubro de 2021 
  39. «'Squid Game' is No. 1 on Netflix and South Koreans are using the survival drama to talk about inequality». The Washington Post (em inglês). Consultado em 5 de outubro de 2021 
  40. «The deadly 'Red Light, Green Light' game from Netflix's 'Squid Game' has become a viral TikTok meme». Insider (em inglês). Consultado em 5 de outubro de 2021 
  41. «Squid Game Knockoffs Are Blowing Up on Roblox». IGN (em inglês). Consultado em 5 de outubro de 2021 
  42. Park, Minwoo; Cha, Sangmi (2 de outubro de 2021). «Squid Game: South Korean confectioner basks in fame of 'sweet and deadly' treat which stars in Netflix hit» [Squid Game: o confeiteiro sul-coreano se deleita com a fama de delícias "doces e mortais" que as estrelas do Netflix fizeram]. Independent (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2021 
  43. Cecília Emiliana (17 de outubro de 2021). «Febre Round 6: 'Diálogo aberto é melhor que censura', orienta psicóloga». Estado de Minas. Consultado em 25 de novembro de 2021 
  44. «Vereadores de município de SC pedem que série 'Round 6' seja retirada da Netflix». Portal iG. 30 de outubro de 2021. Consultado em 25 de novembro de 2021 
  45. Andreeva, Nellie (21 de outubro de 2021). «'Squid Game' Gets First Awards Recognition With Two Gotham Nominations» ["Squid Game" obtém o primeiro reconhecimento com duas indicações em Gotham]. Deadline Hollywood (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 25 de outubro de 2021 
  46. Crist, Allison (27 de outubro de 2021). «2021 People's Choice Awards: Complete List of Nominees» [Prêmios People's Choice de 2021: lista completa dos indicados]. eonline (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 27 de outubro de 2021 
  47. Southern, Keiran (3 de novembro de 2021). «Bridgerton and Squid Game among nominees for Rose d'Or Awards» [Bridgerton e Squid Game entre os indicados ao prêmio Rose d'Or]. PA Media (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2021. Cópia arquivada em 26 de novembro de 2021 – via Yahoo News 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]