Star Trek: Strange New Worlds (1.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Star Trek: Strange New Worlds
1.ª temporada
Star Trek: Strange New Worlds (1.ª temporada)
Logotipo de Star Trek: Strange New Worlds.
Informações
Elenco
País de origem Estados Unidos
N.º de episódios 10
Transmissão
Emissora
original
Paramount+
Exibição
original
5 de maio de 2022 (2022-05-05) – 7 de julho de 2022 (2022-07-07)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
Temporada 2
Lista de episódios de Star Trek: Strange New Worlds

A primeira temporada da série televisiva estadunidense de ficção científica Star Trek: Strange New Worlds é protagonizada por Anson Mount como o Capitão Christopher Pike que lidera a tripulação da nave estelar USS Enterprise em sua missão de explorar e contactar pacificamente os diversos mundos desconhecidos pela galáxia.[1][2] A trama principal se concentra na década anterior aos eventos de Star Trek: The Original Series (1966-1969).[3] A temporada foi produzida pela CBS Studios em parceria com as companhias produtoras Secret Hideout e Weed Road Pictures, fundadas respectivamente pelos produtores Alex Kurtzman e Akiva Goldsman.[4][5]

Além de Mount no papel principal, a primeira temporada da série conta também com as atuações de Ethan Peck e Rebecca Romijn como os oficiais Spock e Número Um, respectivamente.[6] Os atores Jess Bush, Christina Chong, Celia Rose Gooding, Melissa Navia, Babs Olusanmokun e Bruce Horak complementam o elenco como mebros da tripulação da Enterprise sob o comando de Pike.[7][8] A pré-produção da série televisiva como um spin-off de Star Trek: Discovery teve início em janeiro de 2020 e contou de início com a reprise dos papéis de Mount, Romijn e Peck. Os produtores decidiram retratar novamente a trama da série original da década de 1960 ao invés da abordagem mais serial de Discovery e, como resultado, cada episódio foca em um tema distinto e independente da continuidade do episódio anterior ou seguinte.[9][10] A primeira temporada foi rodada nos estúdios da CBS Canada em Mississauga, Ontário de fevereiro a julho de 2021 com filmagens adicionais e outros acréscimos de efeitos visuais no Novo México.[11] Ao longo da temporada, diversos atores regulares e convidados interpretam versões mais jovens dos personagens da série original.

A temporada estreou em 5 de maio de 2022 no serviço de streaming Paramount+ e contou com dez episódios até julho do mesmo ano.[12] Strange New Worlds tornou-se rapidamente uma das produções de maior audiência da plataforma e a série da franquia Star Trek mais assistida e melhor avaliada criticamente.[13][14] A série foi aclamada pela atuação do elenco e pela organização da narrativa em episódios distintos, sendo vencedora do Prêmio Saturno de Melhor Série de Ficção Científica e indicada a outras premiações da categoria.[15][16]

Episódios[editar | editar código-fonte]

N.ºTítuloDirigido porEscrito porLançamento
1 "Strange New Worlds" Akiva GoldsmanAlex Kurtzman
Jenny Lumet
5 de maio de 2022 (2022-05-05)
No século XXIII, o Almirante da Frota Estelar Robert April convoca o Capitão Christopher Pike de volta à USS Enterprise após o desaparecimento da Primeiro-oficial Una Chin-Riley - conhecida apenas como "Número Um" - durante uma missão de primeiro contato. Relutante em retornar ao espaço, Pike confidencia ao oficial Vulcano Spock uma premonição sobre ficar paraplégico durante uma missão a bordo da USS Discovery.[nota 1] A nave segue para o planeta Kiley 279, que é similar à Terra do século XXI e encontra-se à beira de uma guerra civil. Pike e sua tripulação resgatam Número Um da prisão e infringem a "Ordem Geral 1" por tentar convencer a sociedade local a não utilizar um armamento de guerra. A Frota Estelar oculta a repercussão do caso, mas reforça a proibição sobre interferência cultural rebatizando a norma como "A Primeira Diretriz". Pike reassume seu posto e volta a capitanear a Enterprise em uma missão de cinco anos de exploração espacial. 
2 "Children of the Comet" Maja VrviloHenry Alonso Myers
Sarah Tarkoff
12 de maio de 2022 (2022-05-12)
A Cadete Nyota Uhura é convidada para jantar com outros membros da tripulação nos aposentos de Pike. Uhura revela estar insegura sobre seu futuro na Frota Estelar e diz sobre ter ingressado na carreira apenas para fugir da dor pela perda de seus pais. A tripulação da Enterprise tenta alterar o curso de um cometa que pode aniquilar a população de um planeta. Uhura se une a uma equipe que viaja até a superfície do cometa e descobre que este responde às ondas sonoras musicais. Uma nave estelar de "Pastores" que está escoltando o planeta confronta a Enterprise e acredita que o cometa é um antigo árbitro de vida chamado "M'hanit". A Enterprise distrai os "Pastores" enquanto Spock altera o curso do cometa e salva a vida habitante do planeta. Uhura decodifica a música que indica que o cometa já esperava esta interferência. Pike reflete sobre as origens do cometa e as coincidências durante a missão. 
3 "Ghosts of Illyria" Leslie HopeAkela Cooper
Bill Wolkoff
19 de maio de 2022 (2022-05-19)
A Enterprise investiga o desaparecimento de uma colônia de Ilyrianos que enfrentam o banimento da Federação dos Planetas Unidos devido suas pesquisas com engenharia genética. Como uma tempestade de íons se aproxima, membros da equipe retornam para a nave após entrar em contato com um vírus que causam vício em energia da luz. Número Um revela que é uma Ilyriana e explica que pode desenvolver uma cura através de sua amostra sanguínea. Presos na tempestade, Pike e Spock descobrem que os colonistas tentavam reverter suas modificações genéticas para unir-se à Federação quando acabaram criando o vírus. Os seres misteriosos protegem a dupla da tempestade e estes retornam à Enterprise, onde toda a tripulação está curada. Número Um tenta renunciar ao posto, mas Pike recusa e ambos têm um choque de opiniões. Número Um descobre que o vírus se infiltrou através do filtro automático da nave porque o médico-chefe Joseph M'Benga está utilizando um transportador ultrapassado para manter sua filha, Rukiya, em estase até descobrir a cura da doença. 
4 "Memento Mori" Dan LiuDavy Perez
Beau DeMayo
26 de maio de 2022 (2022-05-26)
Ao tentar entregar um filtro de ar nuclear para uma colônia da Federeção, a tripulação da Enterprise descobre que os colonos estão mortos. A chefe de segurança La'an Noonien-Singh ajuda a evacuar os sobreviventes e reconhece a situação como uma emboscada dos Gorn. Após um ataque inesperado à Enterprise, M'Benga e a enfermeira Christine Chapel recorrem à medicina do século XXI para tratar os feridos quando o equipamento perde conexão. A tripulação atrai a nave Gorn pela atmosfera de uma anã marrom até um buraco negro, onde os sensores das naves são inúteis. 
5 "Spock Amok" Rachel LeitermanHenry Alonso Myers
Robin Wasserman
2 de junho de 2022 (2022-06-02)
A tripulação desembarca enquanto a Enterprise passa por reparos na Base Estelar 1. Número Um e Noonien-Singh prendem dois tripulantes que deixam a nave sem autorização do comando e descobrem que se trata de um trote de calouros chamado de "Bingo da Enterprise". T'Pring critica Spock por achar que ele têm se tornado muito mais humano. Ele planeja passar seu tempo de recesso com T'Pring, mas April surge para pedir a ajuda de Pike e Spock em uma negociação com R'ongovianos que desejam aliar-se à Federação. Após discutir sua relação com Chapel, Spock usa a fusão mental vulcana com T'Pring para que possam entender um ao outro. Isto faz com que ambos acidentalmente troquem seus katras e seus corpos. Spock tenta levar adiante a rotina de T'Pring convencendo os Vulcanos a agir com lógica enquanto T'Pring ajuda Pike nas negociações. 
6 "Lift Us Where Suffering Cannot Reach" Andi ArmaganianRobin Wasserman
Bill Wolkoff
9 de junho de 2022 (2022-06-09)
Durante a rota para o planeta Majalis, a Enterprise recebe um sinal de socorro de uma nave comercial sob ataque de uma nave de guerra. A Enterprise destrói a nave de guerra e abriga os tripulantes da nave menor. Um jovem chamado "Primeiro Servo", seu pai e médico Gamal e Alora, uma líder dos Majalis, são recebidos na nave. Gamal tenta simular a morte de seu filho para não retornar ao planeta, mas seu plano é frustrado e o garoto retorna a Majalis com Pike e Alora para sua "cerimônia de ascensão". Pike é permitido na cerimônia, onde o corpo do "Primeiro Servo" anterior é removido de uma cápsula e o novo "Primeiro Servo" é conectado em seu lugar. Apesar de aterrorizado, Pike não pode impedir o ritual e Alora explica que os Majalis só podem permanecer em uma sociedade paradisíaca se uma criança for sacrificada pelo equipamento. 
7 "The Serene Squall" Sydney FreelandBeau DeMayo
Sarah Tarkoff
16 de junho de 2022 (2022-06-16)
Doutor Aspen, o Conselheiro da Frota Estelar, viaja com a Enterprise para uma colônia que está sob ataque de piratas espaciais da nave Serene Squall. Pike se infiltra na nave enquanto a tripulação pirata se infiltra na Enterprise. Pike utiliza seus dotes culinários e algumas táticas de manipulação para encorajar um motim na Serene Squall, permitindo que ele e seus tripulantes ganhem controle sobre a nave. Aspen revela sua verdadeira identidade como Capitão Angel, a comandante da Serene Squall. Os piratas contatam T'Pring e ameaçam matar Spock caso o amante de Angel não seja liberto de Vulcano. T'Pring decide libertar o prisioneiro, mas Spock pretende terminar o noivado alegando um caso com Chapel. Angel tenta destruir a nave de T'Pring, mas a tripulação infiltrada na Serene Squall usa acesso remoto para bloquear os controles da Enterprise. Angel foge e os piratas se rendem à Frota Estelar. Spock reafirma seu amor por T'Pring e diz a Chapel que a amizade entre eles é um sentimento platônico
8 "The Elysian Kingdom" Amanda RowAkela Cooper
Onitra Johnson
23 de junho de 2022 (2022-06-23)
A Enterprise pesquisa uma nebulosa quando seu equipamento de dobra espacial falha, forçando a tripulação a interromper a missão. M'Benga percebe que o interior da nave agora aparenta ser o mundo imaginário de Rukiya, sua filha. O engenheiro-chefe Hemmer é o único membro da tripulação que não sofre este efeito ilusório devido às suas habilidades telepáticas e descobre que a nebulosa possui consciência própria semelhante a um Cérebro de Boltzmann. Eles encontram Rukiya e descobrem que a nebulosa detectou sua solidão e criou um mundo de fantasia para curá-la e que a doença voltará assim que a nave deixe o campo de influência. A nebulosa oferece converter Rukiya em uma energia e M'Benga relutante concorda para manter a filha viva. 
9 "All Those Who Wander" Christopher J. ByrneDavy Perez30 de junho de 2022 (2022-06-30)
A Enterprise segue em rota para a estação Deep Space K-7 quando recebe outra missão prioritária para investigar o desaparecimento da USS Peregrine. Enquanto a Enterprise segue para a estação K-7, Pike lidera uma equipe até um planeta gelado desconhecido onde encontra os escombros da Peregrine. Hemmer e Uhura restauram o sistema da nave enquanto Pike descobre que esta levava três refugiados. Um deles foi infectado com ovos de Gorn que explodiram e liberaram os filhotes sobre a tripulação. A tripulação de Pike descobre que apenas dois sobreviventes restaram. Um deles, Buckley, também está infectado com ovos de Gorn. Os filhotes atacam a tripulação e lutam entre si até que o mais forte sobreviva. A tripulação cria um plano para aniquilar os filhotes usando o resfriamento da nave, mas Hemmer acaba sendo infectado. Hemmer aconselha Uhura a permanecer na Frota Estelar antes de se jogar da nave para eliminar consigo o vírus. Após o funeral de Hemmer, Noonien-Singh entra em licença para ajudar o último refugiado a encontrar sua família. 
10 "A Quality of Mercy" Chris FisherHenry Alonso Myers
Akiva Goldsman
30 de junho de 2022 (2022-06-30)
Enquanto a Enterprise e a USS Cayuga fornecem suprimentos em um entreposto na Zona Neutra Romulana, Pike se reúne com um dos futuros cadetes pelo qual ele sacrificará a si mesmo e decide alertá-los para evitar um acidente. Pike é visitado por seu "eu de um futuro" onde o acidente não ocorreu, que lhe mostra as consequências de sua decisão: sete anos à frente, a Enterprise presencia uma nave "ave de rapina" romulana destruir o entreposto.[nota 2] Eles perseguem a nave com apoio da USS Farragut, comandada pelo Capitão James T. Kirk, que sugere um abordagem agressiva enquanto Pike insiste em negociar pacificamente. O comandante romulano concorda em cessar-fogo, mas seus subordinados reúnem uma frota de naves romulanas para destruir a Enterpise. No contra-ataque, os romulanos ferem gravemente Spock e declaram guerra contra a Federação. De volta ao tempo presente, Pike concorda que aceitar seu destino é o necessário para salvar Spock e vitar uma guerra. Inesperadamente, a Capitã Batel embarca na Enterprise e dá voz de prisão à Número Um por ser uma Illyriana geneticamente modificada

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Concepção[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2018, após assumir sozinho a direção de Star Trek: Discovery, Alex Kurtzman fechou um contrato de cinco anos com a CBS Television Studios durante os quais expandiria o universo Star Trek em diversas séries em live-action animadas. Após a saída de Anson Mount durante a segunda temporada de Discovery, diversos fã clubes da franquia passaram a pedir uma produção spin-off que incluísse Mount, Rebecca Romijn e Ethan Peck como os personagens principais. Em janeiro de 2020, Kurtzman declarou a ocorrência de diversas reuniões e debates no intuito de iniciar a produção de uma série spin-off de Discovery. Em maio do mesmo ano, a Paramount+ aproximou os produtores Akiva Goldsman e Henry Alonso Myers do projeto e iniciou oficialmente a produção da série televisiva.

Notas

  1. Evento exibido na segunda temporada de Star Trek: Discovery.
  2. Esta narrativa segue os eventos de uma versão alternativa do episódio "Balance of Terror" da Série Original, exibido originalmente em 15 de dezembro de 1966.[17]

Referências

  1. Goldberg, Lesley (15 de maio de 2020). «'Star Trek' Pike and Spock Series Set at CBS All Access». The Hollywood Reporter 
  2. Petski, Denise (12 de março de 2021). «'Star Trek: Strange New Worlds': Paramount+ Series Adds Five To Cast As Production Begins». Deadline 
  3. Jones, Kiona Delana (8 de janeiro de 2023). «How Star Trek: Strange New Worlds Handles Continuity Within The Franchise?». GameRant 
  4. Ennis, Dawn (3 de março de 2022). «Meet The Men Behind 'Star Trek Picard:' Akiva Goldsman And Terry Matalas». Forbes 
  5. London, Rob (24 de agosto de 2023). «'Star Trek: Strange New Worlds' Is Boldly Going To CBS For the First Time». Collider 
  6. Hulshut, Rachel (29 de julho de 2023). «Star Trek's Ethan Peck: Strange New Worlds' Spock Actor Explained». ScreenRant 
  7. Zalben, Alex (20 de julho de 2023). «'Star Trek: Strange New Worlds' Cast Breaks Down Kirk, Spock, And Uhura's Iconic First Meeting: "Oh My God"». Decider 
  8. «Star Trek: Strange New Worlds - Full Cast & Crew». TV Guide. 2022 
  9. Hornshaw, Phil (16 de janeiro de 2019). «Star Trek: Discovery Is Getting A Spin-Off Focusing On A Mirror Universe Character». GameSpot 
  10. Franich, Darren (31 de janeiro de 2019). «Star Trek: Discovery goes bananas in a violently lurid spinoff showcase». Entertainment Weekly 
  11. [[]]  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  12. Andreeva, Nellie (18 de janeiro de 2022). «'Star Trek' Universe News: 'Discovery', 'Strange New Worlds' & 'Lower Decks' Renewed, 'Picard' Gets Season 2 Premiere Date». Deadline 
  13. «'Star Trek: Strange New Worlds' Warps Into Streaming Top 10 Chart». TrekMovie. 13 de julho de 2023 
  14. Remley, Hilary (10 de agosto de 2022). «'Strange New Worlds' Is Paramount+'s Most Watched 'Star Trek' Original Series Debut». Collider 
  15. Tinoco, Armando (12 de agosto de 2022). «Saturn Awards Nominations: 'The Batman', 'Nightmare Alley', 'Spider-Man', 'Better Call Saul' Top List». Deadline 
  16. «Star Trek: Strange New Worlds». Emmys.com. 2022 
  17. Britt, Ryan (7 de julho de 2022). «How the Star Trek: Strange New Worlds Season 1 twist ending sets up Season 2». InVerse 
  18. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s Medina, Ric (18 de julho de 2023). «Star Trek: Strange New Worlds Cast and Character Guide». MovieWeb 
  19. Parker, Ryan (12 de maio de 2022). «'Strange New Worlds' Actor Adrian Holmes Talks Bringing Mythic 'Star Trek' Character to Life and Endearing Note From LeVar Burton». The Hollywood Reporter 
  20. Britt, Ryan (29 de julho de 2023). «How Long Can Captain Kirk Stay On Strange New Worlds?». InVerse