TV Altamira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TV Altamira
FUNTAL - Fundação de Telecomunicações de Altamira.
Cidade de concessão Altamira, PA
Canais
6 VHF analógico
42 UHF (em implantação) digital
Rede Rede Brasil
Rede(s) anterior(es)
Proprietário(s) Prefeitura Municipal de Altamira
Fundação 17 de janeiro de 1977 (47 anos)
Cobertura Altamira e áreas próximas
Potência Alta

A TV Altamira, também conhecida como TVA, é uma emissora de televisão brasileira localizada na cidade de Altamira, no Pará. A emissora é afiliada à Rede Brasil e é sintonizada no Canal 6 VHF.

A emissora possui Licença de Funcionamento de Estação RTV sob número 002174/2002-SCM emitida pela ANATEL em 11 de janeiro de 2002 e válida até 30 de novembro de 2015.

No final de 2011, ocorreu referendo no Pará em que eleitores paraenses votaram pela criação ou rejeição dos Estados de Carajás e Tapajós. A cidade de Altamira que abriga a emissora no Tapajós, teve rejeição dos eleitores pela criações desses Estados. Caso tivesse sido aprovada o desmembramento do Pará, a emissora se tornaria a emissora de TV mais antiga do Tapajós.

História[editar | editar código-fonte]

TV Altamira (1976-1979)[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 1976, o Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial da União (DOU) a portaria do Plano Básico de distribuição de 112 canais em UHF para as 51 cidades paraenses (média de 2 Canais em cada cidade), através do Departamento Nacional de Telecomunicações (DENTEL), entre elas, estava Altamira.[1]

Na época, se utilizava VHF para Grandes Centros do Brasil[2] e o Governo Federal do Brasil estava começando a implantar o sistema UHF[3] (até então ainda inexplorado no Brasil só usado em larga escala a partir dos anos 90), por serem maior alcance em cidades menores, como no caso, o município de Altamira.[1]

Referências

  1. a b Guilherme Araújo (13 de abril de 1977). «A TV Marabá Apresenta». Veja. Consultado em 12 de setembro de 2012  Página 83.
  2. Os Grandes Centros em 1976 eram as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Recife, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre. Essas cidades tinham canais VHF.
  3. O Governo Federal, na época de Ernesto Geisel (1974-1979), estava implantando as transmissões de TV em UHF, como aconteceu nos Estados Unidos nos anos 40 e 50, mas as emissoras de UHF só surgiram a partir do final dos anos 80 e início dos anos 90 nas capitais brasileiras.

Ver também[editar | editar código-fonte]