Usuário(a) Discussão:Opinoso~ptwiki

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Opinoso, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No final da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia! 

Leslie Msg 22:46, 13 Outubro 2005 (UTC)

Obrigado pelas contribuições! Haha Salles Neto Roraima msg 23:27, 21 Novembro 2006 (UTC)

Deves usar uma resolução diferente da minha então. Por aqui, a imagem fez uma quebra na formatação do subtópico e pressionou a imagem seguinte para baixo. Devemos evitar esse amontoado de imagens. Ver também Wikipedia:Esplanada/geral#Imagens. -- Fernando | (0) 14:46, 28 Novembro 2006 (UTC)

"A maior parte dos imigrantes chegou" e "a "maior parte dos imigrantes chegaram" estão ambos corretos. --Mschlindwein msg 23:18, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Desbravando o Brasil

Olá Opinoso,

Eu reparei que você está contribuindo para o artigo Região Sudeste do Brasil e gostaria de convidá-lo para participar do Projeto Subdivisões do Brasil, uma tentativa de construir artigos detalhados sobre as subdivisões brasileiras na Wikipédia. Nele se reúnem todos que podem e querem falar um pouco sobre o seu município ou região. Se gostar do projeto registre-se como membro, mesmo que tenha pouco tempo para contribuir. Sua ajuda será muito bem vinda.

A propósito, existem algumas recomendações que eu acho que você deveria ler antes de efetuar grandes modificações, elas foram compiladas pelos membros do projeto para que todos os artigos sigam um mesmo padrão visual, de qualidade e de organização.

Se por acaso tiver algum problema ou dúvida deixe uma mensagem na minha página de discussão.

Continue com esse bom trabalho,

Luiz Jr 13:52, 2 Dezembro 2006 (UTC).

Edições suas no artigo Brasil[editar código-fonte]

Olá. Escrevo para dizer que sou crítico de suas edições no artigo Brasil. Primeiramente, desfez uma boa contribuição de um usuário anônimo. Em segundo lugar, tirou as menções aos imigrantes árabes e asiáticos que contribuíram à formação do Brasil. Deixou lá somente italianos e alemães. Acho que essas edições precisam ser revistas. Obrigado. --Visconde 00:15, 7 Dezembro 2006 (UTC)


Olá. O artigo é sobre o Brasil, não sobre o Sul do Brasil. Há muitos descendentes árabes e asiáticos no Brasil e acho que eles devem ser citados no artigo, como estava. Você melhorou partes e piorou outras, além de ter tirado a boa contribuição de um usuário anônimo. Precisa ser revisto. Sua visão sobre o assunto é parcial. Dizer quem contribuiu mais ou menos é parcial e sem fonte científica. Abraços. --Visconde 00:29, 7 Dezembro 2006 (UTC)

Para começar, eu não fui rude com você. Pelo contrário, entrei em contato porque não queria simplesmente ir desfazer o que você havia feito. De qualquer maneira, devo dizer que sua visão da imigração italiana e alemã está muito ligada ao sul do Brasil. Se for ao Nordeste ou ao Norte, verá que italianos e alemães não são tão comuns por lá. Por isso, se você for dizer que asiáticos e árabes não contribuíram com a cultura brasileira, o mesmo poderia ser dito sobre italianos e alemães. Deveríamos, então, deixar somente citação aos portugueses, ameríndios e negros lá. E volto a dizer que seus comentários não têm base científica. Antropologia é uma ciência. Eu sou antropologo e sociólogo. De qualquer maneira, só o que pedi foi por uma revisão do que você escreveu e a inclusão das outras etnias que deixou de fora. Ou vai me dizer que no sul do país não se come quibe? --Visconde 19:45, 7 Dezembro 2006 (UTC)



Sim, achei que ficou mais inclusivo. Obrigado e espero que não tenha ficado ofendido. --Visconde 22:16, 7 Dezembro 2006 (UTC)

Essa cor verde que você pôs nessa tabela dificulta muito a leitura. Seria melhor deixar em cinza claro como a maioria das tabelas. Abraço, Dantadd 02:23, 21 Dezembro 2006 (UTC)

Wikipedia:Escolha do artigo em destaque/Imigração italiana no Brasil[editar código-fonte]

Olá e Bom Ano. Em relação à página Wikipedia:Escolha do artigo em destaque/Imigração italiana no Brasil gostaria de lhe pedir o seguinte: que preencha a parte "proponente e argumentação" (aqui você pode colocar o comentário que fez em baixo, não se esqueça de assinar) e que retire o "concordo" na parte da votação (pois já há uma distinção entre 2 áreas) e coloque em vez disso o sinal #. Obrigado. --JLCA 22:44, 2 Janeiro 2007 (UTC)

Mas você se enganou: você tem que preencher onde diz "proponente e argumentação": ali deve colocar os motivos pelos quais candidata o artigo. Se não se importa. E tem que assinar sempre com os quatro tis, para aparecer a data e a hora. Obrigado.--JLCA 22:52, 2 Janeiro 2007 (UTC)

Olá. A cidade de Ribeirão Preto certamente foi uma dentre as muitas localidades para onde os italianos se estabeleceram. Não sou de Ribeirão e nem moro lá, e ainda que morasse... Se não concorda com a predefinição, melhore-a, não a retire! Cordialmente, Sturm 01:48, 2 Fevereiro 2007 (UTC)

Evite desfazer o trabalho alheio, a menos que ele seja totalmente inválido, mas não precisa pensar duas vezes para aprimorá-lo! Be my guest! Predefinição:Imigração italiana Abraços! Sturm 19:46, 2 Fevereiro 2007 (UTC)
Está ótimo! Mas você pode ser mais ousado! Insira outros artigos relevantes, crie artigos específicos sobre a imigração italiana e os insira na predefinição... Conforme for aprendendo a linguagem wiki, poderá inclusive mudar o visual da predefinição, torná-la mais bonita e funcional! Abraços e boas colaborações! Sturm 19:58, 2 Fevereiro 2007 (UTC)


Quanto à imagem Imagem:Xuxa cropp.jpg


Por favor, indique sempre a origem e o copyright das imagens que carregar para a Wikipédia.
Não indicou estes dados de forma completa na Imagem:Xuxa cropp.jpg. Peço que também verifique todas as imagens que carregou para ver se alguma delas se encontra sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulte Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial. Assim, imagens "de divulgação" não são aceitas, pois têm restrições de uso.
  2. Se não for o(a) autor(a) da imagem, certifique-se que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregue tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregue imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulte Predefinições de copyright e direitos autorais.

Desde Novembro de 2006 só é possível fazer novos uploads no Commons, um repositório global para os projectos da Wikimedia, a fim de torná-las acessíveis a partir de qualquer projecto-irmão da Wikipédia. Este procedimento foi feito para evitar sobrecarregar servidores da Wikimedia. Também, antes de carregar alguma imagem, verifique se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Para saber mais sobre como carregar no Commons, veja Ajuda:Como carregar ficheiros no Commons e Commons:Primeiros passos.

Obrigado e boas contribuições! Waldirmsg 20:04, 2 Março 2007 (UTC)

Se quiser opinar: Wikipedia:Páginas para eliminar/Hiperficção. Dantadd 02:13, 17 Março 2007 (UTC)

Número de ministérios do Brasil[editar código-fonte]

Conforme site da presidência da república o Brasil tem 31 ministérios:
Listados aqui são 26: http://www.brasil.gov.br/governo_federal/estrutura/ministerios/


Mais estes 8, 34:


http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/scpai/ministro/
http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/gsi/ministro/
http://www.cgu.gov.br/Ministro/index.asp
http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/seap/ministro/
http://www.planalto.gov.br/seppir/ministra/biografia.htm
http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sepm/ministro/
http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/ministro/
http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/Subsecretaria/subsecretario/

Podemos subtarir 3 dos comandos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, que são subordinados ao Ministério da Defesa, não sendo portanto, ministérios propriamente ditos.

Então: 31 ministérios.

Favor não apagar.

Leandropls 01:09, 23 Abril 2007 (UTC)

Grupos étnico-nacionais[editar código-fonte]

Em artigos como "portugueses", "alemães", "russos" não se aborda o grupo de um ponto de vista restrito à nacionalidade jurídica, mas sim à pertença da um grupo étnico-nacional. Portanto não modifique os números para coisas do tipo "portugueses natos", algo que carece completamente de sentido. Para a demografia dos habitantes de determinado país já existe: Demografia de Portugal, Demografia da Rússia etc. Obrigado, Dantadd 21:23, 2 Junho 2007 (UTC)

Eu entendo e concorda com a observação, mas a solução não é simplesmente considerar portugueses apenas os nascidos em território português. Pode-se debater como quantificar e chegar a um número total aproximado, mas colocar apenas os portugueses residentes em Portugal faz com que o próprio artigo perca seu sentido. Dantadd 23:43, 2 Junho 2007 (UTC)

Por que você está apagando informações colocadas na página Imigração italiana no Brasil, informações são para serem analisadas e não para serem apagadas, vi que você tirou algumas informações na referida página, e numa delas você ainda fez uma colocação, me parece (me poupe) eu te digo "te poupe de que"?. Eu não sei o que você sabe sobre imigração italiana no Brasil e mais especificamente no Estado de São Paulo, mas sei que você tirou informações que na realidade são verdadeiras e valiosas (apesar de não haver o nome de quem a colocou) para informar as pessoas, espero que você reverta o equivoco que cometeu. abraço Braz Leme

Por que inúteis? E se estavam mal escritas você deveria redigí-las melhor e não remover. Mas, eu pesquisei e vi que as informações estão corretas. Quanto as fontes, elas estão nos contidas nos registros de entrada de italianos em cada município de São Paulo na época da primeira imigração. abraço Braz Leme


Quanto à imagem Imagem:Spaaa.jpg


Por favor, indique sempre a origem e o copyright das imagens que carregar para a Wikipédia.
Não indicou estes dados de forma completa na Imagem:Spaaa.jpg. Peço que também verifique todas as imagens que carregou para ver se alguma delas se encontra sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulte Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial. Assim, imagens "de divulgação" não são aceitas, pois têm restrições de uso.
  2. Se não for o(a) autor(a) da imagem, certifique-se que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregue tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregue imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulte Predefinições de copyright e direitos autorais.

Desde Novembro de 2006 só é possível fazer novos uploads no Commons, um repositório global para os projectos da Wikimedia, a fim de torná-las acessíveis a partir de qualquer projecto-irmão da Wikipédia. Este procedimento foi feito para evitar sobrecarregar servidores da Wikimedia. Também, antes de carregar alguma imagem, verifique se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Para saber mais sobre como carregar no Commons, veja Ajuda:Como carregar ficheiros no Commons e Commons:Primeiros passos.

Obrigado e boas contribuições! PatríciaR msg 13h45min de 15 de Junho de 2007 (UTC)

Minas Gerais[editar código-fonte]

Como vai, Opinoso? O artigo foi protegido devido à "guerra de edições" que havia. Fiz a desproteção. Abraços e boas contribuições! JSSX uai 01h54min de 30 de Junho de 2007 (UTC)

Sua acusação de vandalismo é patética. Mais patéticas são suas ilações sobre minha pessoa e meus estudos, principalmente vindo de uma pessoa que tem a pachorra de fazer a comparação "baianos"/"brasileiros" e "catalães"/"espanhóis", o que apenas prova que você não tem a menor idéia do que faz e, o que é mais grave, é o primeiro a vomitar opiniões em artigos cujos temas você parece desconhecer solenemente.

Vamos aos argumentos, se é que eles lhe interessam: austríacos e italianos têm estreita relação, são povos vizinhos e bastante relacionados, como é evidente, no norte da Itália. Aliás, boa parte do nordeste da Itália já pertenceu à Áustria. Segundo: catalães são espanhóis quando isto se refere à nacionalidade daqueles nascidos no território da Espanha. Há catalães no sul da França e em Andorra (sim, os andorranos são também catalães). Portanto, nem todo catalão é de nacionalidade espanhola. Além disso, não se trata de nacionalidades jurídicas (passaporte), mas de pertença étnica. Os bascos são bascos, mas podem ter passaporte francês ou espanhol. Os catalães são catalães, mas podem ter passaporte espanhol, francês, andorrano ou até italiano. Dantadd 13h33min de 25 de Julho de 2007 (UTC)

Repito: você não tem o direito de ficar me ofendendo e denegrindo em páginas de outros usuários me chamando "vândalo". Pare imediatamente. Se tem problemas, debata na página de discussão dos artigos ou abra um tópico na Esplanada, sobre o TEMA, e não sobre mim, principalmente me adjetivando. Pare imediatamente ou foi abrir uma sanção de conduta por ofensa moral. Dantadd 20h31min de 25 de Julho de 2007 (UTC)

Bom, Dantadd parece estar querendo me agredir, por isso não vou tentar mais dialogar com o usuário Dantadd, pois parece pensar apenas em si, e não no bem da Wikipédia. Já pedi ajuda à alguns administradores, e espero por eles. Abraço. Opinoso 20h33min de 25 de Julho de 2007 (UTC)

Quem me agrediu foi você, me chamando "vândalo" aqui e em páginas de outros usuários. Isto sem falar na sua empáfia ao me tratar como um moleque de quinze anos. Você cometeu diversos erros ortográficos e ainda age como se fosse eu que não entendesse seu "discurso erudito". Tenha santa paciência. Aprenda a usar a crase, depois faça de conta que é erudito. Dantadd 20h35min de 25 de Julho de 2007 (UTC)

Re: Não mude dados[editar código-fonte]

Pelo visto você não percebeu que os dados que eu coloquei tem fonte sim: http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=447. Todos podem mudar os dados de qualquer artigo quando quiser, desde que apresentem fontes fiáveis, como foi o meu caso.

Agora, não utilize jamais motivos religiosos como fez na minha página de discussão. Você disse: "Você está tentando de qualquer maneira diminuir o número de católicos e aumentar o de evangélicos. Fique atento que a Wikipédia não é espaço para fanatismo religioso". Isso deu a entender que você me considera um fanático religioso que está distorcendo dados para favorecer a própria religião. Isso eu posso considerar como preconceito. Se na minha página de usuário eu me identificasse como católico ou até como ateu ao invés de me identificar como protestante (evangélico) você não falaria nada. Cuidado. Abraços. Mateus RM 14h49min de 11 de Agosto de 2007 (UTC)

Olá Opinoso, reverti sua última edição em Região Sudeste do Brasil, pelos motivos apresentados na respectiva discussão. Gostaria de conversar sobre o conteúdo. Cumprimentos, Mateus Hidalgo quê? 17h48min de 16 de Agosto de 2007 (UTC)

Por favor, relate os factos ocorridos nesta secção da mediação. Grato. Lijealso ? 16h56min de 25 de Agosto de 2007 (UTC)

Espero que você e o outro usuário cheguem a um consenso. GRS73 msg 23h12min de 27 de Agosto de 2007 (UTC)

Apenas duas fotos é vandalismo, prove[editar código-fonte]

Não aguento mais essas implicancias, vandalismo com duas fotos de uma cidade importante em Minas Gerais, não sei então o que seria o não vandalismo, tenha a santa paciência, que Deus de mais neurônios a sua pessoa para seber diferenciar contribuições verdadeiras ou verídicas com vandalismo. Boas contribuições.Thiago Santos 00h03min de 30 de Agosto de 2007 (UTC)

E outra, retirei uma foto da cidade de lá, mas não porque vc pediu, achei mais conveniente!Thiago Santos 00h05min de 30 de Agosto de 2007 (UTC)

Predefinição Carece de fontes [carece de fontes?][editar código-fonte]

Opinoso, a predefinição carece de fontes[carece de fontes?] é uma predefinição muito útil para melhorar artigos na Wiki. Frenquentemente, após algum tempo com essa predefinição a fonte para o dado é encontrada e devidamente citada. Nenhum editor é obrigado a procurar fontes para tudo que este acha questionável, colocar a predefinição é uma excelente alternativa para marcar uma informação que não é nem obviamente falsa nem obviamente verdadeira (e também não fere a honra ou nome de nenhuma pessoa ou entidade). Se tens reservas ou desejas mudar a política da Wiki a respeito desta predefinição discuta isso na página de discussão da mesma ou na página de discussão da regra aplicável. Não retire-as sem fontes e nem insista que ela estraga artigos fora desses espaços, não é apropiado. Chico 01h49min de 31 de Agosto de 2007 (UTC)

Ps: Suas edições na seção que chegamos a disputar foram muito boas!!

Demografia de Minas Gerais[editar código-fonte]

Ola,

você efetuou a seguinte edição: [1] retirando um trecho que estava correto. A observação em questão foi colocada como forma de resolver uma disputa sobre o conteúdo do artigo ocorrida no passado. (Creio que quando este conteúdo ainda estava n oartigo Minas Gerais pois não encontrei a discussão no histórico).

Seu comentário: "Isso não é verdade. A cor da pele está intimamente ligada à "raça" ou origem étnica de uma pessoa." é pertinente, mas a afirmação no artigo é verdadeira (e verificável pelas fontes indicadas). O IBGE adota como "cor ou raça" o que for declarado pelos pesquisados. O texto indicado como fonte diz:

Citação: PNAD -- IBGE escreveu: «Cor ou raça

Consideraram-se cinco categorias para a pessoa se classificar quanto à carac- terística cor ou raça: branca, preta, amarela (compreendendo-se nesta categoria a pessoa que se declarou de raça amarela), parda (incluindo-se nesta categoria a pessoa que se declarou mulata, cabocla, cafuza, mameluca ou mestiça de preto com pessoa de outra cor ou raça) e indígena (considerando-se nesta categoria a pessoa que se declarou indígena ou índia).»

A observação sobre a metodologia de classificação usada pelo IBGE é pertinente e pretendo recolocá-la no artigo, caso não haja oposição da sua parte. Caso acredite que ela deva ser reescrita de forma mais clara, aceito sugestões.

Obrigado, --girino 23h59min de 1 de Setembro de 2007 (UTC)

Foi por causa de todas essas nuances que acabou decidindo-se por citar os critérios do IBGE e deixar ao leitor a decisão de saber se o critério é representativo ou não. (Há quem considere que pela cor ser auto-declarada ela não tem validade estatística, há quem defenda o contrário). --girino 02h15min de 2 de Setembro de 2007 (UTC)

Olá Opinoso! Por que retirando constantemente informações desse artigo e ainda diz q sou eu estou vandalizando!?!? como assim?? p.f., peço que pare. Obrigado e boas contribuições, Łυαη fala! 21h50min de 3 de Setembro de 2007 (UTC)

Fiz a proteção da página, de modo que somente administradores possam editá-la. Por favor utilize da página de discussão para conseguir o consenso e, finalmente, a desproteção da mesma.

Esperando que o entendimento ocorra, cordialmente, Conhecer ¿Digaê 00h40min de 5 de Setembro de 2007 (UTC)

Olá Opinoso, movi a página anterior de votação para Wikipedia:Escolha do artigo em destaque/Imigração italiana no Brasil 1. Agora podes seguir os passos normais da candidatura (a página de votação está como redirect para a nova página, mas basta editares a página do redirect e inserir a nova votação). Caso tenhas dificuldade na tarefa avisa. Não te esqueças de indicar o link para a votação anterior na nova página de votação para que se tenha conhecimento das carências anteriores do artigo. Boas contribuições Lusitana 18h47min de 8 de Setembro de 2007 (UTC)

  • Por favor, pode opinar na proposta aqui? Cordialmente, Conhecer ¿Digaê 10h17min de 10 de Setembro de 2007 (UTC)

Salvamento sucessivo em "Brasil"

Caro utilizador, notamos que está trabalhando no artigo Brasil. Entretanto, observe que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Salvar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Salvar Página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo. Além de consumir um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia, perde-se a real história do artigo, uma vez que os seus autores originais são deslocados cada vez mais para baixo no histórico de edições.

Temos certeza de que esta não é a sua intenção. Agradecemos a colaboração, boas contribuições.

--Atenciosamente, Rodrigo123456 11h45min de 29 de Setembro de 2007 (UTC)

estatisticas cor/etnias[editar código-fonte]

Olá.

A fonte das minhas estatisticas é o censo 2000. No endereço abaixo tambem poderá encontrar várias estatisticas sobre todos os municipios brasileiros:


ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2000/Indicadores_Sociais/UFs/

--Augustoandre 20h31min de 29 de Setembro de 2007 (UTC)

Caro Opinoso, venho acompanhado de longe suas discussões sobre racismo na en:wiki, mas gostaria de lhe lembrar que se você acha que algo num artigo não tem fundamentos, utilize {{Carece de fontes}}, não o apague imediatamente. // Matheus Wahl //, 16:25 UTC, Dom 30.09.2007.

Não estou espiando ninguém. Quero produzir o artigo Brazil em versão falada, mas depois que eu vi a discussão do mesmo descobri que ele estava instável. Vi sua edição pelas mudanças recentes e lembrei-me do seu nome, só isso. Sugiro que tente pelo menos se esforçar para discutir sobre alguma coisa sem ofender ninguém. // Matheus Wahl //, 16:52 UTC, Dom 30.09.2007.
Já expliquei que não estou espiando ninguém, apenas lembrei-me do seu nome. Nem vi suas contribuições, e mesmo se tivesse visto não haveria problema, pois contribuições de um usuário são públicas e podem ser vistas por qualquer um. Aliás, naquela discussão, acho que nem você nem o João Felipe têm toda a razão. My best regards. // Matheus Wahl //, 17:04 UTC, Dom 30.09.2007.

Aviso Novamente[editar código-fonte]

Salvamento sucessivo em "Brasil"

Caro utilizador, notamos que está trabalhando no artigo Brasil. Entretanto, observe que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Salvar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Salvar Página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo. Além de consumir um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia, perde-se a real história do artigo, uma vez que os seus autores originais são deslocados cada vez mais para baixo no histórico de edições.

Temos certeza de que esta não é a sua intenção. Agradecemos a colaboração, boas contribuições.

--Por favor, edite com mais responsabilidade. Verificar edição por edição que você faz nos artigos é bem mais complicado do que verificar tudo de uma vez, numa só edição. Salvar tantas vezes sobrecarrega servidores e dificulta o trabalho de outros editores. Espero que compreenda e que pare de editar desta maneira. Atenciosamente, Rodrigo123456 19h23min de 30 de Setembro de 2007 (UTC)

Primeiramente obrigado por suas contribuições no artigo São Paulo (cidade), porém gostaraia de pedir que apenas acrescente novas informações sem excluir o que já estava lá anteriormente. Agradeço desde já. Heitor 0h32min de 4 de Novembro de 2007 (UTC)

O problema principal não é a remoção das fotos, mas sim do texto daqui, que não foi apresentada justificativa. Não li todo o texto removido para avaliar se ele deve ser removido ou não, mas se você puder, comente algo na página de discussão. Boas contribuições. Giro720 02h04min de 15 de Novembro de 2007 (UTC)

O usuário Elsonjunior0110 está sob observação, e já foi avisado a respeito de suas edições. Por favor, não continue essa guerra de edições com ele senão terá sua conta bloqueada por desrespeitar s política da WP, ok? Boas edições, --Pedro Spoladore (discussão) 00h21min de 15 de Dezembro de 2007 (UTC)

Salvamento sucessivo em "Imigração no Brasil"

Caro utilizador, notamos que está trabalhando no artigo Imigração no Brasil. Entretanto, observe que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Salvar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Salvar Página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo. Além de consumir um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia, perde-se a real história do artigo, uma vez que os seus autores originais são deslocados cada vez mais para baixo no histórico de edições.

Temos certeza de que esta não é a sua intenção. Agradecemos a colaboração, boas contribuições.

Crazyaboutlost discussão 17h07min de 23 de Dezembro de 2007 (UTC)

Salvamento sucessivo em "Imigração no Brasil"

Caro utilizador, notamos que está trabalhando no artigo Imigração no Brasil. Entretanto, observe que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Salvar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Salvar Página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo. Além de consumir um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia, perde-se a real história do artigo, uma vez que os seus autores originais são deslocados cada vez mais para baixo no histórico de edições.

Temos certeza de que esta não é a sua intenção. Agradecemos a colaboração, boas contribuições.

Crazyaboutlost discussão 20h12min de 24 de Dezembro de 2007 (UTC)

Salvamento sucessivo em "Imigração no Brasil"

Caro utilizador, notamos que está trabalhando no artigo Imigração no Brasil. Entretanto, observe que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Salvar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Salvar Página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo. Além de consumir um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia, perde-se a real história do artigo, uma vez que os seus autores originais são deslocados cada vez mais para baixo no histórico de edições.

Temos certeza de que esta não é a sua intenção. Agradecemos a colaboração, boas contribuições.

Crazyaboutlost discussão 14h22min de 31 de Dezembro de 2007 (UTC)

Sua solicitação[editar código-fonte]

Olá Opinoso.

Eu tenho artigos vigiados e acompanho a alguns dias a guerra de edição sua com o outro usuário. No momento eu prefiro não participar da discussão. Lamento, mas prefiro neste momento ficar meio longe dos problemas. Abraços.--OS2Warp msg 19h21min de 1 de Janeiro de 2008 (UTC)

Judeus no Brasil[editar código-fonte]

Eu expliquei porque corrigi o artigo. Por favor não reverta minha correção sem apresentar as fontes. Favor ler a página de discussão do artigo.Crazyaboutlost discussão 17h46min de 2 de Janeiro de 2008 (UTC)

Manda quem pode...[editar código-fonte]

Meu caro,

Li o seu protesto nos pedidos aos administradores e, francamente, acho que nada será feito (mais uma vez). A Wikipédia hoje está dividida em grupos de influência cujos interesses são vários, mas que sabem se unir contra editores críticos e outras "ameaças internas". Estes grupos também promovem candidaturas de pessoas que lhes são afins (óbvio; ninguém vai promover inimigo ;) e assim a estrutura de poder se mantém inalterada, por mais que "outros" sejam eleitos. Vivemos sob o domínio da velha máxima de Getúlio Vargas: "aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei". - Al Lemos (discussão) 14h02min de 3 de Janeiro de 2008 (UTC)

E olha que o Carnaval nem começou ainda. Mas agora, falando sério: será que já não está na hora de incentivarmos a candidatura de alguém que realmente esteja comprometido com princípios éticos, isenção e combate efetivo aos abusos? Talvez precisemos elaborar uma carta de princípios antes de partir para isso... - Al Lemos (discussão) 14h58min de 3 de Janeiro de 2008 (UTC)
Muita gente importante. Não, não vai ver o meu nome entre eles (rs). - Al Lemos (discussão) 15h05min de 3 de Janeiro de 2008 (UTC)

Olá Opinoso.

Por favor, informe qual o artigo que está tendo problemas.--OS2Warp msg 15h19min de 3 de Janeiro de 2008 (UTC)

Solicitei que o Crazyaboutlost não mais edite as suas edições. caso isso ocorra, fale comigo. Abraços.--OS2Warp msg 15h28min de 3 de Janeiro de 2008 (UTC)

Imigração italiana no Brasil[editar código-fonte]

Não faz sentido. De acordo com a fonte apresentada a informação anterior é a correta, independente do valor atual. Caso você queira atualizar, encontre e insira uma fonte mais atual para ambos os dados (população total e porcentagem de descendentes). Reverter não é a solução, da forma que você colocou parece um dado atualizado (a população) e o outro desatualizado. Sds, --Leonardo Stabile msg 04h08min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)

Estou sendo ignorado? Gostaria muito de resolver essa guerra de edição no verbete. --Leonardo Stabile msg 04h24min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)
Quase certo vai totalmente contra Wikipedia:Verificabilidade, quem deve julgar esse tipo de coisa são as fontes primárias e não nós, meras fontes terciárias. Seguindo sua sugestão farei o que considero o mais correto: voltarei para os números mais antigos mas citarei o ano da pesquisa, ou pelo menos citarei que os dados podem estar desatualizados. Caso você se interesse em acrescentar dados mais atuais citando novas fontes, sinta-se a vontade (seria o mais correto se houvessem fontes, isso eu concordo). Boas contribuições e obrigado pelo consenso. --Leonardo Stabile msg 04h32min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)


Você que estava na lista de futuros listados aqui entre 1500 a 2000 (antiga Wikipedia:Lista de wikipedistas por número de edições/V entre 1000 a 2000 edições) já está aqui. Boas contribuições e espero sua resposta. Bruno Leonard (discussão) 21h50min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

Olá Opinoso.

Removi uns avisos na sua página, para desanuviar o ambiente. Qualquer problema, fale comigo. Abraços. --OS2Warp msg 01h31min de 8 de Janeiro de 2008 (UTC)

"Holandeses"[editar código-fonte]

De acordo com esta fonte [2] a família Buarque de Holanda, da qual destacam-se Chico Buarque de Holanda (músico), Sérgio Buarque de Holanda (historiador) e Aurélio Buarque de Holanda (lexicógrafo), são descendentes de "holandeses".

Gilberto Freyre, mencionado na bibliografia do artigo também é descendente de "holandeses".

Esta fonte [3] Comprova que a família Holanda do Ceará são descendentes de "holandeses".

De acordo com esta fonte [4] as famílias Cavalcanti (a maior do Brasil), Holanda Cavalcanti, Lacerda Cavalcanti, Albuquerque, Albuquerque Maranhão, Suassuna e Buarque de Holanda são primos. Isto siguinifica que os membros destas famílias são descendentes de "holandeses". Sugiro que vá a uma biblioteca e leia alguns livros sobre a História do Brasil antes de questionar fatos verídicos.

P.S.: Existem dez colônias "holandesas" no Brasil, da qual destacam-se Holambra que é o maior exportador de flores do Brasil e Carambeí, onde imigrantes "holandeses" fundaram a primeira cooperativa de laticínios do Brasil (Batavo). Além do mais, os Países Baixos são o terceiro maior investidor no Brasil, atrás apenas dos EUA e da Espanha e mais de cem empresas de capital neerlandês atuam no Brasil. Portanto apesar da imigração neerlandesa não ter sido numerosa ela foi de grande importância para economia do seu país. DutchDevil 11h11min de 9 de Janeiro de 2008 (UTC)

Caso não saiba os "holandeses" tentaram colonizar a região Nordeste do Brasil no século XVI, onde deixaram suas marcas genéticas na população. A razão é que os "holandeses" estão desde o século XVI no Brasil e miscigenaram-se com os luso-brasileiros, índios e negros. Que um brasileiro não possui um sobrenome germânico, não significa que não tenha anscestrais germânicos. Não estou afirmando que essas famílias sejam "holandesas" mas sim que são descendentes de "holandeses". Os "holandeses" contribuiram para a genética do povo brasileiro em maior parte durante o período colonial e em menor parte durante o període da imigração neerlandesa ao Brasil (século XIX e XX).
Que o número de descendentes de "holandeses" não seja conhecido é porque o IBGE analisa apenas a cor da pele dos brasileiros e não conta grupos étnicos como em outros países.
P.S.: Apesar do ator norte-americano Robert de Niro ter um sobrenome italiano, ele é também descendente de alemães, "holandeses", irlandeses e franceses.
DutchDevil msg 14h58min de 9 de Janeiro de 2008 (UTC)

Bom parece que seu número de conflitos na Wiki só aumenta, então lhe sugiro que leia o que escrevi aqui, pois o aviso está valendo. Pela última vez, use o bom senso e utilize o processo de resolução de disputas para por um fim a isso. GRS73 msg 20h56min de 9 de Janeiro de 2008 (UTC)

  • Bom essa é sua opinião, a minha é que está ocorrendo uma guerra de edições em uma série de artigos e isso vai ter um fim ou através de uma mediação civilizada entre os envolvidos ou através de bloqueios, quem vai decidir são os participantes. Já avisei os outros a respeito do assunto e fiz a mesma recomendação se irão levar a bom termo não sei, o que eu sei é que se encontrar uma nova guerra de edições os envolvidos serão bloqueados. Não tenho mais nada a falar sobre o assunto o resto é com vocês. Cumprimentos. GRS73 msg 21h07min de 9 de Janeiro de 2008 (UTC)
  • Abra o link Wikipedia:Mediação de conflitos/Casos/2008-01-09 Holandeses no Brasil e de inicio a nova página, colocando lá seus argumentos, de uma olhada nos outros casos e siga o padrão. GRS73 msg 21h34min de 9 de Janeiro de 2008 (UTC)
    • A primeira parte está feita o resto é com vocês. GRS73 msg 21h38min de 9 de Janeiro de 2008 (UTC)
  • Dica: Não esqueça de avisar a outra parte. Cumprimentos. GRS73 msg 21h58min de 9 de Janeiro de 2008 (UTC)

Para abrir a mediação, ver Wikipedia:Mediação de conflitos. Abraço.Crazyaboutlost discussão 21h31min de 9 de Janeiro de 2008 (UTC)

Crazyaboutlost[editar código-fonte]

Caro Opinoso,

Tua divergência com o usuário Crazyaboutlost já passou dos limites do aceitável.

Venho até você (e farei o mesmo com ele) para que busquemos uma forma de resolver isso.

Não se engane, ofender o outro usuário na página de pedidos de bloqueio não fará com que nenhum sysop o faça. A não ser que bloqueie ambos.

Em primeiro lugar, você tem que estar disposto a resover isso, então, peço que se acalme e pare de lotar a página de pedidos de bloqueio. Então poderemos começar uma discussão mais produtiva.

Como podemos fazer isso? Proponho utilizarmos a [Wikipedia:Mediação de conflitos/Casos/2008-01-09 Holandeses em Brasil|página de Mediação de conflitos] que já foi aberta por vocês. O que acha?

Aguardo resposta em minha página de discussão.

Saudações.

Porantim msg 16h45min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)

Vandalismo é permitido?[editar código-fonte]

Caro Opinoso, ao distribuir spams como este você perde sua razão. Peço que pare com esse spam. Cumprimentos! JSSX uai 17h38min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)

Não. Spamming também não é permitido. Eu sugeria que parasse de o fazer. Patrícia msg 17h42min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)
Eu estou a traduzir a legenda de 514 imagens. Tenha um pouco de respeito na forma como me trata. Já quando andava a editar com o outro usuário tive de o bloquear por três dias por não se saber comportar. Não me obrigue a fazê-lo de novo. Patrícia msg 17h49min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)
Já agora, você é o terceiro usuário que me dá ordens num espaço inferior a 24 horas. Começo a perder o meu bom humor, entende? Acalme-se e use antes os processos de mediação em vez de xingar usuários sem mais nem pra quê. Cumprimentos, Patrícia msg 17h56min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)

Caro Opinoso,

Como ambos se dispõe a resolver o problema, peço que assumam o seguinte compromisso: não reverter nenhuma edição um do outro. Se for o caso, outros editores o farão.

Se achar a edição por demais esdrúxula, utilize a página de discussão do artigo.

Estamos acertados assim?

Porantim msg 18h14min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)

Não se esqueça que isso também depende de você. Uma dica: engula o orgulho, respire fundo e edite outro artigo. Quando ambos estiverem mais calmos as coisas vão ficar mais fáceis. Porantim msg 22h15min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)

Mas meu querido: não é vandalismo. Se tu achou os números em algum lugar, é só colocar um link para o lugar. Simples assim. Leia wikipedia:verificabilidade.Crazyaboutlost discussão 21h06min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)

Já fiz o desbloqueio em Descendentes de italianos.--OS2Warp msg 21h16min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)

Você opina?[editar código-fonte]

Sim ou não? --Lipe λ FML 13h45min de 11 de Janeiro de 2008 (UTC)

Hunsrückisch[editar código-fonte]

Peço-lhe que leia e comente o que foi indicado em Discussão:Hunsrückisch#Solicito com vista à resolução desse diferendo. Obrigado. Cumps, EuTugamsg 04h55min de 12 de Janeiro de 2008 (UTC)

Este utilizador está bloqueado.
Foi bloqueado(a) por Aleth Bot durante 1 dia.
Motivo(s): Comportamente abusivo

Caro Opinoso,

Não quero saber quem está certo ou está errado. Você e o Crazyaboutlost (DctribAElogsBMF) têm que começar a conversar civilizadamente.

Ambos foram bloqueados para esfriarem a cabeça.

Saudações.

Porantim msg 19h11min de 26 de Janeiro de 2008 (UTC)

Olá! Como você gosta de editar assuntos ligados a questões raciais, gostaria de convidá-lo a opinar nesta discussão. O pediboi (DctribAElogsBMF) pretende mover branco para caucasiano com base em hits do Google. Pelo menos segundo o dicionário Aurélio, o correto seria caucasóide. Os outros dois seriam apenas REDIRECTS. - Al Lemos (discussão) 21h28min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Rio - Etnias[editar código-fonte]

Por favor, não destrua informação. Saiba que a maioria do conteúdo da seção não foi elaborado por mim. Apenas a corrigi e ampliei. Os problemas que mencionou com relação a chineses e libaneses, encontravam-se no artigo antes de eu modificar a seção. Agradeço pelas correções quanto aos termos "pretos" e "amarelos" e outros mais, mas a seção sobre a imigração portuguesa é totalmente pertinente - não é copiada, e sim embasada no artigo sobre a imigração portuguesa. As fontes que afirmam o Rio ser a cidade mais portuguesa do mundo depois de Lisboa não foram inseridas por mim, e encontram-se no artigo sobre a imigração portuguesa no Brasil. Grato. --Ruy Pugliesi (discussão) 16h19min de 20 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Vou readequar o trecho, restringindo-o ao contexto da cidade. Realmente havia informações desnecessárias. Quanto ao que disse sobre o texto estar "mal-escrito", peço que tenha mais cuidado na escolha das palavras e no trato com os demais editores. "Mal-escrito", tomando-se pela perspectiva da correção gramatical e do respeito à norma culta da língua portuguesa, infelizmente, é como estão grande parte dos artigos da Wikipédia hoje. Sou jornalista profissional com dois anos de experiência e, se tomasse ciência de minhas contribuições, especialmente neste artigo, não teceria tais comentários desairosos. Posso ter cometido equívocos quanto ao conteúdo, o qual não se encaixa a minha área de interesse - mas, mesmo assim, vou readequá-lo. Com relação ao termo "afro-descendente", apenas manti a grafia como se encontrava, embora também discordasse, como você. --Ruy Pugliesi (discussão) 16h40min de 20 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Em se tratando de erros, obviamente. No caso, apenas considero uma forma preferível à outra. --Ruy Pugliesi (discussão) 16h47min de 20 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Em tempo: o verbo "prezar", e todas as formas derivadas, grafam-se com Z, e não com S. Isso é um erro. --Ruy Pugliesi (discussão) 16h50min de 20 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Sao Paulo, Etnias[editar código-fonte]

Caro Opinoso, Poderia por favor explicar, ou entao desfazer, suas alteraccoes a minha contribuicao para o artigo Sao Paulo, Etnias? Note que a frase "Os descendentes de imigrantes espanhóis e alemães são numerosos, embora em menor quantidade", traz muito pouca informacao. Alem disso, omite a referencia a emigraccao lituana que havia adicionado. Obrigado. --Edugalt (discussão) 16h24min de 4 de Março de 2008 (UTC)

O mesmo se aplica aa pagina Imigracao no Brasil. Por que desfazer ambas ediccoes? --Edugalt (discussão) 16h29min de 4 de Março de 2008 (UTC)

Caro Opinoso, completeza eh sem duvida um dos objetivos de qualquer enciclopedia, incluindo a Wikipedia. O artigo 'Imigracao no Brasil' deve portanto se propor a listar todas as nacionalidades que imigraram ao Brasil, desde que as fontes sejam disponiveis. No caso dos Lituanos, como acrescentado por outro usuario, seu numero foi comparavel aos alemaes e espanhois. Infelizmente voce apagou tambem esta contribuiccao. Na cidade de Sao Paulo fundaram bairros inteiros e continuam a influenciar a cidade, cabendo portanto sem duvida menccao na respectiva pagina. Por favor seja mais cuidadoso ao apagar contribuiccoes que agregam informaccao factual e documentada. Especialmente no que se refere a questoes etnicas, especialmente polemicas.--Edugalt (discussão) 00h37min de 6 de Março de 2008 (UTC)
Estou reintroduzindo as informaccoes pela ultima vez. Caso insista em querer modificar a pagina pecco que facca de maneira a manter a mesma quantidade de informaccao. Caso insista que deve-se omitir a emigracao lituana, pecco que solicite a arbitragem para este caso, mas nao apague o conteudo.--Edugalt (discussão) 00h37min de 6 de Março de 2008 (UTC)

Finlandeses no Rio de Janeiro[editar código-fonte]

Na verdade, por incrível que pareça, há uma colônia finlandesa no Rio de Janeiro (em Penedo, para ser mais exato). - Al Lemos (discussão) 20h36min de 11 de Março de 2008 (UTC)

Não importa se a colônia é minúscula ou não. Se houve colonização finlandesa na região, certamente seus membros contribuíram para a formação da população do estado, ainda que marginalmente. Discordo da sua exclusão. - Al Lemos (discussão) 13h37min de 12 de Março de 2008 (UTC)
Não reverti arbitrariamente. Não seja agressivo. Compare a data do meu primeiro comentário acima (ontem) com a data da reversão (hoje). Você removeu informação que pode precisar ser complementada, mas que não era de todo incorreta. Vou apresentar o caso para que outra pessoa interprete. - Al Lemos (discussão) 13h40min de 12 de Março de 2008 (UTC)
"Dize-me com quem andas..." - Al Lemos (discussão) 13h49min de 12 de Março de 2008 (UTC)

Imigração japonesa no Brasil[editar código-fonte]

Ao reverteres as edições em Imigração japonesa no Brasil, reverteste duas edições anteriores minhas:

  1. a predefinição cite University não existe, por isso a substituí por cite book. Tu recolocaste a predefinição inexistente novamente.
  2. removeste a ligação externa para o artigo do jornal Libération que eu havia colocado

Recoloquei as edições acima no verbete; caso não estejas de acordo, peço que tenhas a gentileza de me explicar o que está errado com elas. Obrigado, bom trabalho. Mschlindwein msg 16h04min de 24 de Março de 2008 (UTC)

Mais educação, rapaz. Outra mensagem como aquela e abro uma sanção de insulto contra você. RafaAzevedo msg 19h56min de 5 de Abril de 2008 (UTC)

Você é que está infringindo as leis básicas da Wikipédia ao dirigir-se de maneira tão desrespeitosa a outro editor.
Como você mesmo citou, assuma a boa fé. Você assumiu a minha boa fé quando julgou as minhas alterações no artigo em questão?
Quem você pensa que é para me chamar de preguiçoso apenas por que coloquei uma tag de "carece de fontes"? O que sabe você de mim ou da minha vida? Isto é extremamente ofensivo, ainda mais considerando que na mesma noite em que coloquei aquele tag editei inúmeros outros artigos desta enciclopédia. O fato de colocar um tag simplesmente serve como um lembrete de que ali não há fonte, para que outro editor que tenha tempo e o conhecimento do assunto preencha a lacuna. Chamar isto de vandalismo é de um ridículo que seria risível, se você não tivesse sido tão ofensivo.
Quanto a me acusar de "apagar dados" e "distorcer dados corretos", gostaria de ver uma prova, senão deverei interpretar isto como uma calúnia e tomar as providências necessárias.
Sobre os outros usuários da minha página, a grande maioria dos assuntos que discuti com eles já foi devidamente resolvida e, na imensa maioria deles, mantenho relacionamento cordial; basta perguntar. Nunca ninguém fez de mim a mesma reclamação que você está fazendo agora ("reverter pessoas bem intencionadas, colocar "carece fontes" em informações óbvias, desrespeitar a liberdade alheia, apagar informações sem dar a mínima explicação"). Novamente, apresente provas ou passará por mentiroso e caluniador. Agora, quem tem fama de tumultuador e usuário-problema, que eu saiba, é você (até mesmo em Wikipedias de outros idiomas...)
Finalmente, sobre eu ser bloqueado, tenho minha consciência limpa. Vamos expor o que eu fiz e o que você fez, e veremos quem merecerá um bloqueio. Creio que você já tem desafetos demais, já era hora de se esforçar em não conquistar mais...

São editores como você que insistem em trazer o nível da Wikipédia para baixo, apesar de nossos esforços. RafaAzevedo msg 00h30min de 6 de Abril de 2008 (UTC)

Você não tem absolutamente nada para me ensinar. Não passa de um péssimo editor, mal-educado e afeito a confusões, como revela o seu histórico aqui e em outras Wikipédias. Recolha-se à sua insignificância. RafaAzevedo msg 00h49min de 6 de Abril de 2008 (UTC)
Uma diga amiga: Descartes, por ser nome próprio, leva maiúsculas. RafaAzevedo msg 01h08min de 6 de Abril de 2008 (UTC)

RE:Atitudes medonhas[editar código-fonte]

Quem você pensa que é pra me acusar de algo. Seu histórico nessa Wikipédia consiste apenas em brigas e disputas com outros editores, onde você não pensa duas vezes para ofender os mesmos. Todos estamos cansados das suas atitudes medonhas, querendo impor a sua opinião nos assuntos que você acha que entende. Se você realmente fosse um editor atento perceberia que o trecho que você tanto quer apagar do artigo São Paulo já foi retirado e que você estava revertendo uma edição minha que nada tinha a ver com o assunto. Pessoas ignorantes e inflexíveis como você é que são reflexo da falta de moral da sociedade brasileira. Por favor, não volte a escrever em minha página de discussão, resigne-se à sua insignificância. Passar bem. Heitor discussão 16h07min de 12 de Abril de 2008 (UTC)

Dobre sua língua antes de falar do meu trabalho na Wikipédia, garanto-lhe que ele é muito mais útil e produtivo que o seu. Daqui por diante vou me reservar ao direito de não responder às suas provocações. Heitor discussão 19h59min de 12 de Abril de 2008 (UTC)

Moderação e um pedido[editar código-fonte]

Peço a ambos moderação nas suas mensagens, sugiro ler Wikipedia:Normas de conduta. E peço que usem as discussões dos artigos para tentar chegar a um consenso e por hora se abstenham de editar as páginas que estão gerando o conflito. Se não conseguirem tentem um pedido de mediação. Cumprimentos. GRS73 msg 20h13min de 12 de Abril de 2008 (UTC)

Gisele Bündchen[editar código-fonte]

Caro(a) utilizador(a), obrigada pela sua contribuição para a Wikipédia. Notamos que está trabalhando no verbete Gisele Bündchen. Entretanto, observe que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Gravar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Gravar página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo. Além de consumir um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia, perde-se a real história do artigo, uma vez que os seus autores originais são deslocados cada vez mais para baixo no histórico de edições.

Temos a certeza de que esta não é a sua intenção. Agradecemos a colaboração. Boas contribuições! Crazyaboutlost discussão 00h10min de 27 de Abril de 2008 (UTC)

Parece que alguém aqui ainda não aprendeu a editar, mais de 15 edições para mudar pouco? Aperte o botão para pré-visualizar. R.T.Argenton Deixe uma mensagem 22h44min de 27 de Abril de 2008 (UTC)

One-drop rule[editar código-fonte]

Caro editor, por favor não apague conteúdo, não insira informações que sabe serem erradas nem crie artigos com textos sem sentido, como fez na página "One-drop rule", pois isso pode vir a ser considerado como vandalismo. Se quiser experimentar o software da Wikipédia pode fazê-lo na página de testes, à sua vontade.

Consulte: Políticas | Normas | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Ajuda

Crazyaboutlost discussão 14h19min de 28 de Abril de 2008 (UTC)

Sobre preciso de sua posição.[editar código-fonte]

Olá Opinoso.

Eu fiz uma solicitação ao Usuário:Crazyaboutlost para que ele deixe de seguir seus passos. Ele no passado ficou com certo atrito com um usuário específico e apesar de ter razão, acho que houve um certo excesso. Caso venha a ter novas dificuldades, me procure. Abraços.--OS2Warp msg 02h43min de 6 de Maio de 2008 (UTC)

Da próxima vez que entrar em guerra de edições com o Crazyaboutlost D​ C​ E​ F ao invés de discutir e chegar a um consenso, será bloqueado! O mesmo vale para ele! Comportem-se, Pedro Spoladore (discussão) 17h43min de 17 de Maio de 2008 (UTC)

Olá Opinoso.

Solicito que ative o seu e-mail. Pois caso necessite ser desbloqueado, não vai conseguir entrar em contacto comigo. Abraços. --OS2Warp msg 22h56min de 17 de Maio de 2008 (UTC)

Não foi bloqueado. Para ativar seu e-mail, vá em Especial:Preferências na seção Dados de utilizador e coloque um e-mail válido. Receberá em poucos instantes uma msg solicitando a confirmação do registro. Abraços.--OS2Warp msg 23h16min de 17 de Maio de 2008 (UTC)
Obrigado por ativar seu e-mail. Caso necessite de ajuda, poderá então receber e também enviar e-mail. Infelizmente a wikipédia é assim mesmo e se houver problemas, muitos opinam mas ninguém ajuda. Abraços. --OS2Warp msg 23h55min de 22 de Maio de 2008 (UTC)
Poderia tomar uma decisão, mas haveriam usuários a questionar minha ação e se chegaria a conclusão que se deve manter o estado de discussão por tempo indeterminado. Abraços.--OS2Warp msg 02h50min de 23 de Maio de 2008 (UTC)

Votação de Eliminação[editar código-fonte]

Olá amigo!!Desculpe o spam na sua pagina de recados, mas eu gostaria que me ajudasse a manter o artigo Yasmin Gontijo, que esta em votação aqui. Obrigado pela atenção e desculpe qualquer incômodo

Atenciosamente

--Tiegor Responder Contrib 04h01min de 14 de Junho de 2008 (UTC)

Wikipedia:Mediação de conflitos/Casos/2008-07-07 Gisele Bündchen. Rodrigo Tetsuo Argenton Deixe uma massagem 18h33min de 13 de Julho de 2008 (UTC)

Holandeses em Brasil[editar código-fonte]

Caro Opinoso, Este pedido de mediação ainda está de pé? Muito tempo se passou e ninguém aceitou o caso.

No aguardo,

Porantim msg 02h15min de 14 de Julho de 2008 (UTC)

Bloqueio nº3[editar código-fonte]

Este utilizador está bloqueado
Foi bloqueado(a) durante três dias
Motivo(s): Remoção indevida de conteúdos. Comportamento agressivo e desrespeitoso com vários usuários. Guerras constantes de edição e falta total de respeito da opinião alheia.

Dantadd (α—ω) 13h51min de 16 de Julho de 2008 (UTC)

Protegi esta página para evitar a guerra de reversões. Por favor, use a página de discussão do artigo. Lechatjaune msg 05h47min de 27 de Julho de 2008 (UTC)

Sobre a Mediação de conflitos/Casos/2008-08-18 Afro-brasileiro[editar código-fonte]

Olá Opinoso.

Assumi a Wikipedia:Mediação de conflitos/Casos/2008-08-18 Afro-brasileiro. Em outras duas vezes anteriores não tive sucesso. Não sei se posso ajudar. Mas pretendo conduzir esta mediação bem devagar, para ver se assim ela prospera. Abraços.--OS2Warp msg 22h42min de 18 de Agosto de 2008 (UTC)

Sobre Afro-brasileiro[editar código-fonte]

Ola Opinoso.

Estou temporariamente suspendo devido a esta votação Wikipedia:Pedidos de suspensão/OS2Warp. Não sei bem quando posso retornar. Abraços. --OS2Warp msg 23h24min de 18 de Agosto de 2008 (UTC)

Re:Nilo Peçanha[editar código-fonte]

Olá!

É verdade. Eu costumo editar o verbete afro-brasileiro, geralmente apenas alterações cosméticas. Mas, não sou administrador e quanto ao seu pedido de mediação, lamento, mas desde a questão envolvendo os finlandeses, considero-me alijado de qualquer discussão da qual você participe.

Cordialmente,

Al Lemos (discussão) 15h29min de 19 de Agosto de 2008 (UTC)

Sobre a mediação[editar código-fonte]

Olá Opinoso.

Me manifestei em Wikipedia:Mediação de conflitos/Casos/2008-08-18 Afro-brasileiro#Discussão. Abraços.--OS2Warp msg 18h28min de 19 de Agosto de 2008 (UTC)

Re:Nilo Peçanha[editar código-fonte]

Sobre o assunto quem tem que decidir chegar a um fim na guerra de edições são os envolvidos através de um consenso. Quando chegarem é só me avisar que desprotejo o artigo. Apenas um detalhe existe em pedidos a administradores uma solicitação de bloqueio de sua conta por se dirigir de forma desrespeitosa a outros usuários, peço que faça a gentileza de evitar comentários quanto a forma de escrita e avaliações sobre a qualidade das contribuições dos outros. Cumprimentos. GRS73 msg 23h46min de 24 de Agosto de 2008 (UTC)

Sobre a mediação em Nilo Peçanha[editar código-fonte]

Olá Opinoso.

Me manifestei em Wikipedia:Mediação de conflitos/Casos/2008-08-18 Afro-brasileiro#Conclusão.--OS2Warp msg 21h09min de 5 de Setembro de 2008 (UTC)

Sobre sua página de discussão[editar código-fonte]

Olá Opinoso.

A única coisa que eu posso fazer é proteger a sua página contra edições de IPs. Estou acostumado a receber ofensas e acho que não exista meio de se saber quem foi o autor anônimo. Abraços.--OS2Warp msg 22h39min de 5 de Setembro de 2008 (UTC)

IPs 200.140.6.136 e outros[editar código-fonte]

A única mensagem educada que você já me mandou foi revertida. Por você.

Não se acanhe com estes IPs anônimos. Deve ser gente invejosa das suas contribuições. Existe muita gente maluca na Internet, até aqueles capazes de se auto-flagelarem anonimamente para se fazerem de vítimas. Liga não.

--Quissamã (discussão) 22h45min de 5 de Setembro de 2008 (UTC)

Sobre sua página de discussão 2[editar código-fonte]

Olá Opinoso.

Fiz a proteção a edições de IPs de sua página por três meses. Isso deve inibir um pouco os vândalos. Se necessitar estender o tempo de proteção, volte a me chamar. Abraços.--OS2Warp msg 22h46min de 5 de Setembro de 2008 (UTC)


Foi iniciado um pedido de opinião sobre você[editar código-fonte]

Olá Opinoso. Queremos deixá-lo ciente de que foi iniciado um pedido de opinião sobre sua conduta na Wikipédia. O pedido de opinião pode ser encontrado nesta lista. Solicitamos sua participação na diiscussão.

--Quissamã (discussão) 18h34min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)

Segundo Boletim da Wikimedia Brasil[editar código-fonte]

II Boletim de Noticias da Wikimedia Brasil

29 de agosto - Começo da discussão sobre o Estatuto da Wikimedia Brasil pelo Comitê dos Capítulos
O Comitê dos Capítulos da Wikimedia Foundation começou no dia 29 de agosto a analisar e comentar possiveis mudanças no Estatuto da Wikimedia Brasil.

Comente as idéias do Comitê e nos ajude a melhorar o estatuto.
2 de setembro - Cidade do Conhecimento - USP

Foi realizado contato telefônico com Gilson Schwartz, reponsável pelo projeto Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo, com o objetivo de avaliar o interesse daquela organização em estabelecer parceria com o Instituto Wikimedia Brasil.

Houve bastante interesse por parte de Gilson Schwartz, que solicitou o envio de uma mensagem resumindo as principais iniciativas discutidas por telefone que poderiam ilustrar um termo de cooperação entre as partes.

3 de setembro - Criada a malling list da Wikimedia Brasil

Criada pelo usuário Rodrigo Tetsuo Argenton. Participe... e tenha acesso a todas as noticias sobre a Wikimedia Brasil em tempo real.
9 de setembro - Proposta de criação do "Dia Wiki" em 9 de novembro
Existe a possibilidade do Jimmy Wales antecipar para o dia 9 de novembro (domingo) a sua chegada ao Brasil, com o objetivo de participar como debatedor de um dia Wiki. A idéia é discutir em um seminário aberto e com a presença de outros palestrantes alternativas para a construção colaborativa de conhecimento gratuito no Brasil.

O dia também será bom para discutirmos assuntos que possam empoderar os editores e promover a integração entre todos os presentes.

Mais sobre o assunto na Esplanada propostas.

Você recebeu esta mensagem por ser um dos participantes do Wikimedia Brasil ou um dos membros do Projeto Brasil
Mensagem escrita por Béria Lima e entregue por Rei-artur, usando o Rei-bot

Re:Nonnenmacher[editar código-fonte]

É... fez com que até o google erra-se, o terra... me fez perder mais de 10 horas em discussão, mas pelo menos assumiu a responsabilidade, eu havia passado pelas outras wp, vejam se elas se mantem com o nome que eu coloquei, senão, tente arrumar O.k.? Rodrigo Tetsuo Argenton Deixe uma massagem 00h54min de 3 de Outubro de 2008 (UTC)

Pedido de Sanção de Insultos[editar código-fonte]

Considerando o que você escreveu em Discussão:Quissamã, iniciei um pedido de sanção em Wikipedia:Sanção de insultos/Casos/Usuário:Opinoso.

Você atingiu com seus comentários toda a cidade de Quissamã. Eu não me importo - até me divirto - com suas, digamos assim, excentricidades, mas não apagarei o que você escreveu. Se você apagar o que escreveu nesta página de discussão, considero o assunto encerrado. Caso contrário, pedirei o seu banimento da Wikipedia, como você sempre ameaça fazer com os novatos. E pedirei o apoio de toda uma cidade. Entendeu?

--Quissamã (discussão) 03h31min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)


Você ainda não entendeu. Você não está comprando briga comigo, que na verdade não brigo - apenas me divirto - com você. Você está arrumando briga com toda uma cidade.

--Quissamã (discussão) 03h37min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)


Repare: em Quissamã o acesso a Internet é gratuito. --Quissamã (discussão) 03h47min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)


Convido-o a votar em Wikipedia:Sanção_de_insultos/Casos/Usuário:Opinoso

--Quissamã (discussão) 06h59min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)

Vi a sua ultima modificação no artigo da Italia, onde adicionou aquela lista sobre as linguas da Italia. Colocar uma lista por por, é ruim. O melhor era abrir um artigo afluente Línguas da Itália onde aumente mais essa lista, falando um pouco de cada, cada região onde ela é falada, e no artigo da Italia apenas falar sobre as maiores como o italiano padrão, o vêneto e o napolitano. Leonardo Mio (discussão) 19h14min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)

Sim, adicionar um texto que fala sobre isso como também tem no artigo em italiano (que alias não é parâmetro pra nada, afinal de contas ele é bem desorganizado, e sim eu já li ele inteiro). La eles também tem o artigo afluente que eu mencionei, Lingue parlate in Italia. Leonardo Mio (discussão) 19h22min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)
Pronto! Leonardo Mio (discussão) 21h04min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)

Nova proposta de melhoramento do artigo. --Rui Silva (discussão) 16h44min de 21 de Outubro de 2008 (UTC)

Conforme o resultado da votação, estará bloqueado por 3 meses. Wikipedia:Sanção de insultos/Casos/Usuário:Opinoso. Ruy Pugliesi discussão 18h45min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)


Wikificando o Brasil...

Olá! Hoje vim te falar sobre a Wikimedia Brasil.

Imagine um país em que qualquer pessoa de qualquer classe social possa ter acesso a toda a base de conhecimento produzida em toda a história da humanidade. E imagine que esse país é o nosso querido Brasil! Essa é a proposta da Wikimedia Brasil, ser uma organização que faça projetos, estimule e desenvolva o uso de projetos Wiki no Brasil.

A Wikimedia Brasil é o capítulo da Wikimedia Foundation, a fundação que criou e mantêm, dentre outros projetos, a Wikipédia, que visa a produção colaborativa e a disseminação inclusiva de conhecimento gratuito em língua portuguesa e de povos indígenas no Brasil. Você, que edita a Wikipédia, sabe que o conhecimento gratuito é muito importante e pode mudar o mundo.

Se quiser participar, assine aqui. Veja mais motivos para participar aqui.

Participe!


Essa mensagem foi mandada em nome da Wikimedia Brasil

Terceiro Boletim da Wikimedia Brasil[editar código-fonte]

III Boletim de Noticias da Wikimedia Brasil

14 de outubro - Histórico da Wikimedia Brasil

Criada página com histórico dos interlocutores contatados, colaboradores voluntários e organizações apoiadoras da Wikimedia Brasil. A proposta é sistematizar de forma colaborativa e tornar público e ainda mais transparente os avanços da Wikimedia no Brasil.

9 de outubro - Nova versão para o Estatuto da Wikimedia Brasil

Criado pelo wikimedista Porantim, há uma segunda versão do estatuto da Wikimedia Brasil. Leia, compare e dê sua opinião sobre os estatutos. Afinal o estatuto aprovado pela comunidade é que vai reger a Wikimedia Brasil.

8 de outubro - Encontro com Diretoria do Centro Cultural São Paulo

Luciana Mantovani, Martin Grossmann, Patricia Ceschi e Durval de Lara Filho do CCSP, encontrou com voluntários da Wikimedia Brasil para alinharem a proposta do encontro do dia 10 de novembro, para confirmar o local do evento e outras possibilidades, como a realização do Roda Viva no CCSP e que a partir do dia 1 de novembro

7 de outubro - Aprovação da Wikimedia Brasil pela Wikimedia Foundation

Foi aprovado pala Wikimedia Foundation Board of Trustees aprovou como Organização o capítulo brasileiro da Wikimedia, com todos os direitos e privilégios.

7 de outubro - Bate-papo com Jimmy Wales

Faça a sua inscrição para o bate-papo com Jimmy Wales que acontecerá no Centro Cultural São Paulo no dia 10 de novembro às 19h30.

11 de setembro - Contato com Instituto SocioAmbiental (ISA)

Realizado encontro com equipe do Instituto Socioambiental (ISA) com o objetivo de avaliar algumas oportunidades de sinergia com o futuro Instituto Wikimedia Brasil, especialmente no tema de produção colaborativa de conhecimento gratuito de povos indígenas.

Você recebeu esta mensagem por ser um dos participantes do Wikimedia Brasil ou um dos membros do Projeto Brasil
Mensagem escrita por Mateus Machado e Béria Lima e entregue usando a Lucia Bot em 00h41min de 31 de Outubro de 2008 (UTC)


Amigo, não quero incomodá-lo, mais tenho uma dúvida, ai vai: No artigo sobre Mangá o usuário Econt colocou uma imagem que acho que pode ser imprópria, acho melhor você mesmo verificar se é ou não, por favor. Site: Mangá Desculpe qualquer coisa. Necross (discussão) 23h30min de 12 de Dezembro de 2008 (UTC)

Lista de Wikipedistas[editar código-fonte]

Inclui seu nome aqui por ter ultrapassado 2 mil edições, pois o seu nome pode ser visto aqui e também numa lista geral, visto aqui. Alguma coisa a declarar? Bruno Leonard (discussão) 01h13min de 14 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

Herança genética holandesa no Nordeste: houve ou não?[editar código-fonte]

Olá, Opinioso! Pesquisando sobre as invasões holandesas no Brasil vi por acaso que houve bastante celeuma aqui (na Wikipédia) sobre o tema. De fato quem disse que houve contribuição significativa tinha razão. Veja isso: "Mas de onde veio o excesso de haplogrupo 2, já que a proporção entre brasileiros é maior que entre portugueses? (...) Uma pista surge da comparação das regiões do Brasil: a maior proporção do haplogrupo 2 ocorre no Sul (28%), onde foi importante a imigração de alemães e outros europeus, e a segunda no Nordeste (19%), palco da invasão holandesa." Esse artigo é de geneticistas brasileiros renomados e afirma que houve sim. Fonte: "Retrato Molecular do Brasil". Femme Fatale (discussão) 03h13min de 30 de outubro de 2011 (UTC)[responder]

Votação para eliminação do artigo Aline Nakashima[editar código-fonte]

O artigo Aline Nakashima, criado por você, foi nomeado para eliminação por votação. As razões para isto estão na página de votação. Suas opiniões sobre o assunto são bem-vindas no debate, e você é bem-vindo a editar o artigo para melhorá-lo. Boas contribuições. Stego (discussão) 17h02min de 2 de novembro de 2011 (UTC)[responder]

A sua conta será renomeada[editar código-fonte]

08h10min de 20 de março de 2015 (UTC)

00h25min de 22 de abril de 2015 (UTC)