Vanessa Rangel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vanessa Rangel
Informação geral
Nome completo Vanessa Teixeira Rangel
Nascimento 29 de julho de 1971 (50 anos)
Origem Niterói, RJ
País  Brasil
Gênero(s)
Ocupação(ões) Advogada
Instrumento(s) Vocal, Violão
Período em atividade 1995 - 2000
Gravadora(s) EMI

Vanessa Teixeira Rangel (Niterói, 29 de julho de 1971) é uma ex-musicista e advogada brasileira.[1]

Cantora, compositora, instrumentista e violonista, aos nove anos de idade começou a tocar violão.[2] Formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense e chegou a trabalhar na Segunda Instância da Justiça Federal, mas abandonou a carreira de advogada para dedicar-se à música. Anos mais tarde, retornou à carreira de servidora pública federal.

Iniciou sua carreira artística em 1995, apresentando-se em espaços culturais cariocas. No ano seguinte, gravou uma fita demo produzida por Ary Sperling. No final de 1997, gravou o CD Vanessa Rangel, lançado no ano seguinte. Com dez músicas de sua autoria, o destaque era a canção Palpite, incluída na trilha sonora da telenovela Por Amor, da Rede Globo, a música ficou na segunda posição das 100 músicas mais tocadas de 1997 no Brasil, além da regravação de Acontece (Cartola).[3] O disco contou com a participação de Ary Sperling (produção musical, piano, programação de teclados e violão), Rogério Meanda e Sérgio Chiavazzoli (guitarra) e Fernando Nunes (baixo), além de Kika Tristão, Aline Cabral e Xico Puppo nos vocais. Palpite foi regravada pelo grupo Terra Samba. Ainda do mesmo disco a música "Leva-me Daqui" entrou para a trilha sonora da telenovela Meu Bem Querer, da Rede Globo. Participou do CD 14 Bis - bis, interpretando, com Lô Borges, a faixa Sonhando o Futuro (Lô Borges e Cláudio Venturini).

Em 2000, lançou seu segundo disco, Mediterrâneo, que contou com a participação de Fernando Nunes e Décio Crispim (baixo), Sidinho Moreira (percussão), Cesinha (bateria), Rogério Meanda (guitarra) e Ary Sperling (produção musical, arranjos, regência, teclados e violão de aço), além de Aline Cabral, Jurema de Cândia e Xico Pupo (vocais). No repertório, canções de sua autoria, com destaque para Do Avesso (incluída na trilha sonora da telenovela Vila Madalena, da Rede Globo), Por Toda a Vida Agora e a faixa-título, entre outras, além de Paisagem na Janela (Lô Borges e Fernando Brant). Ainda no ano 2000, sua canção Palpite foi selecionada como uma das músicas dos anos 90 na coletânea As Cem Melhores do Século e as 14 Mais, organizada por Ricardo Cravo Albin dentro do acervo fonográfico da gravadora EMI/Odeon.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbum Detalhes Vendas
Vanessa Rangel
  • Brasil: 250 000
Mediterrâneo
  • Brasil: 50 000

Referências

  1. «Rádio Scalla». Rádio Scalla. Consultado em 23 de julho de 2021 
  2. «Vanessa Rangel». Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Consultado em 23 de julho de 2021 
  3. https://www.facebook.com/som13. «Biografia Vanessa Rangel - Som13 Músicas para ouvir». Som13, Musicas para ouvir online. Consultado em 23 de julho de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]