Acetilcoenzima A

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Acetil-CoA)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Abril de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Acetilcoenzima A
Alerta sobre risco à saúde
Acetyl-CoA-2D.svg
Acetyl-CoA-3D-balls.png
Identificadores
Número CAS 72-89-9
PubChem 444493
ChemSpider 392413
MeSH Acetyl+Coenzyme+A
SMILES
Propriedades
Fórmula molecular C23H38N7O17P3S
Massa molar 809.57 g/mol
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.
Representação da molécula de acetil-CoA.

A acetilcoenzima A (Acetil-CoA) é resultado da oxidação total do piruvato. Um composto intermediário chave no metabolismo celular, constituído de um grupo acetilo, de dois carbonos, unidos de maneira covalente a coenzima A.

A transformação de piruvato, que se encontra no citossol, em Acetil CoA, se dá na mitocôndria. Onde o processo que transforma o piruvato em Acetil Coa se chama Descarboxilação oxidativa, um processo que retira o grupo carboxila da reação e o libera como CO2. A formação do Acetil CoA é catalisado pelo sistema chamado complexo piruvato desidrogenase. Complexo formato por 5 coenzimas - tiamina pirofosfato (TPP), coenzima A (CoA), nicotinamida adenina dinucleotídiopiolie (NAD+), flavina adenina dinucleotídio (FAD) e ácido lipóico) e 3 enzimas: piruvato desidrogenase, diidrolipoil transacetilase e diidrolipoil desidrogenase

A acetilcoenzima A provém do metabolismo dos carboidratos e dos lipídios, e, em menor proporção, do metabolismo das proteínas, as quais, assim como os aminoácidos, podem alimentar o ciclo em outros locais diferentes que os do acetil.

O Acetil Coa participa como intermediário do ciclo de Krebs, pois ao condensar-se ao oxaloacetato, forma o citrato. E é neste ciclo que o acetil CoA será totalmente oxidado a CO2, paralelo a produção de coenzimas reduzidas.

Ícone de esboço Este artigo sobre Bioquímica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.