AirPort

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.

Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes.

NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
AirPort
Estação Base e Placas Sem Fio
Fabricante Apple Inc.


O AirPort é uma marca de rede de área local sem fio da Apple Inc. baseado no padrão IEEE 802.11b (também conhecido como Wi-Fi) e certificado com compatível com outros dispositivos 802.11b. Uma família de produtos posterior baseada na especificação IEEE 802.11g é conhecida como AirPort Extreme. A família de produtos mais recente é baseada na especificação preliminar IEEE 802.11n e leva o mesmo nome.

AirPort e AirPort Extreme no uso comun podem referir-se ao protocolo (802.11b e 802.11g, respectivamente), a placa de expansão ou a estação base.

No Japão, a linha de produtos é registrada sobre a marca de AirMac[1] devido a registro anterior pelo I-O DATA.

Base stations[editar | editar código-fonte]

Uma estação base AirPort é utilizada para conectar computadores com suporte ao AirPort à Internet, uns com os outros, uma rede com fio LAN e/ou outros dispositivos.

AirPort[editar | editar código-fonte]

A Estação Base AirPort (Graphite) Original

A estação base original (conhecida como Graphite) apresentava um modem e uma porta Ethernet. Foi baseada na mesma Placa de PC Lucent WaveLAN Bronze que a Placa AirPort e utilizava um processador 486 embutido. Foi lançada em 21 de julho de 1999. A Estação Base AirPort Graphite é funcionalmente idêntica a estação base sem fioLucent RG-1000.

Um modelo de segunda geração (conhecida como Dual Ethernet ou Snow) foi introduzido em 13 de novembro de 2001. Adicionando uma segunda porta Ethernet, permitindo o compartilhamento de uma conexão de rede com fio entre os clientes com fio e sem fio. Outra novidade foi a habilidade de conectar-se ao serviço discado da America Online recurso único nas estações base da Apple. Este modelo foi baseado no processador PowerPC 860 da Motorola.

AirPort Extreme (802.11g)[editar | editar código-fonte]

Estação Base AirPort Extreme

A Estação Base AirPort foi descontinuada após o AirPort Extreme atualizado ter sido anunciado em 7 de janeiro de 2003. Além de fornecer velocidade de conexão sem fio de até 54Mbit/s, adicionava uma porta de antena externa e uma porta USB. A porta de antena permitia a adição de uma antena de melhoramento de sinal e a porta USB permitia o compartilhamento de uma impressora USB. Uma impressora conectada torna-se disponível através da tecnologia zero configuration" do Bonjour e IPP para todos os clientes com fio e sem fio na rede. Um segundo modelo (M8930LL/A) sem o modem e porta de antena externa tornou-se brevemente disponível, mas descontinuado após o lançamento do AirPort Express.

Em 19 de abril de 2004 uma terceira versão foi introduzida, com suporta a Power over Ethernet e em conformidade com a especificação 2043 do UL para um uso mais seguro no espaço de operação do ar, como o limite do teto. Todos os três modelos suporta o padrão Wireless Distribution System (WDS). O modelo introduzido em janeiro de 2007 não possui um variante da conformidade UL correspondente do PoE.

Uma estação base AirPort Extreme pode servir até 50 clientes sem fio de uma vez, por isso, é mais adequada para um ambiente corporativo do que o AirPort Express.

Referências

  1. アップル - AirMac Express Apple, Inc... Página visitada em 2008-06-22.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]