Aleluia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Aleluia (desambiguação).

Aleluia é um grito de louvor de origem judaica, e em cultos e orações da maioria dos cristãos.[1][2] A forma latina da palavra Aleluia é usada em muitos idiomas tanto por protestantes como por católicos em preferência à forma HalleluJah.

A palavra HalleluJah é usada no Judaísmo como parte das orações de Hallel. A palavra Aleluia aparece 24 vezes no Antigo Testamento da Bíblia cristã,[carece de fontes?] que corresponde grosso modo aos conjuntos de livros Tanach (Torah, Neviim e Kethuvim) do Judaísmo. O termo é usado para iniciar e/ou concluir os Salmos (em hebraico תהלים, Tehillim), com exceção do Salmo 135:3.[1] Aleluia aparece junto com a palavra "amém" no Salmo 106:48.

A palavra Aleluia aparece quatro vezes no Novo Testamento, no livro do Apocalipse de São João, transliterado em grego como Αλληλούια.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Uma transliteração do termo hebraico הַלְלוּיָהּ (Halləluyahebraico padrão ou Halləlûyāh tiberiano), cuja primeira parte é "Hallelu" (הַלְּלוּ), que significa "Louvai! Adorai!" ou "Elogio"; e a segunda parte "Yah" (Jah) (יָהּ), uma forma abreviada do nome de Deus.[1] Yah constitui a primeira metade do Tetragrama הוהי, (YHWH, IHVH, JHVH), o nome do Deus da Bíblia, pronunciado em português como Javé ou Jeová.[3] Yah escreve-se com as letras yod (י) e he (ה), respectivamente a décima e a quinta letra do alfabeto hebraico.

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

Na Cultura popular "Aleluia" é dita muitas vezes com caráter cômico, quando ocorre algo bom contrário à ordem normal dos acontecimentos, caracterizado como um "milagre". Em filmes, séries e novelas muitas vezes a primeira parte da canção O Messias de Händel, composta por várias aleluias é tocada.

Referências

  1. a b c Ellison, H. L., ed. (1962). New Bible Dictionary. artigo: Aleluia! (em inglês). Leicester, United Kingdom: Inter-Varsity Press 
  2. aleluia in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-29 06:19:03]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/aleluia
  3. Viana, A. R. Gonçalvez (1906). Apostilas aos dicionários portugueses. Tomo II. [S.l.]: A M. Teixeira & Cia. p. 38 

Ver também[editar | editar código-fonte]