Alexandre Rossi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Alexandre Pongrácz Rossi é um especialista em comportamento animal, palestrante e apresentador de programas de TV e rádio brasileiros, que abordam dicas comportamentais para melhorar o relacionamento entre os pets e os seus donos. Já teve quadro no Domingo Espetacular, da Rede Record, no Programa Eliana, do SBT, chamado Desafio Pet, e comandou aos domingos, das 7h às 8h, na rádio Jovem Pan, o programa Pet na Pan. Atualmente, ele é convidado especial do programa É de Casa, da Rede Globo, e apresenta no canal por assinatura Nat Geo o programa Missão Pet.

Formado em zootecnia pela Universidade de São Paulo (USP) e graduando de Medicina Veterinária pela FMU, Alexandre Rossi possui especialização em Comportamento Animal e obteve o primeiro título de especialista na área na Universidade de Queensland, em 1997.

Biografia e carreira[editar | editar código-fonte]

Alexandre começou a se interessar por comportamento animal aos seis anos, observando seus peixes no aquário. Ele os ensinou a passar por argolas e a tocar pequenos sinos na hora de comer. O treinamento se estendeu a coelhos, hamsters e a bichos de estimação dos amigos. Após se especializar na área, Rossi desenvolveu pesquisas em zoológicos da Irlanda, Portugal e África do Sul, adquirindo experiência no adestramento das mais variadas espécies, de elefantes a cangurus. Ao retornar ao Brasil, concluiu o mestrado em Psicologia, também pela USP.

Em 1998, Alexandre criou a Cão Cidadão,[1] empresa especializada em adestramento em domicílio e consultas de comportamento, que também oferece cursos, palestras e workshops. A missão da empresa é melhorar a integração do cão na família e na sociedade, por meio da educação.

Sua primeira aparição na televisão ocorreu no programa SPTV, da Rede Globo. No ano de 2010, Alexandre passou a integrar o time de colunistas da rádio BandNews FM, emissora em que apresentou até 2015 o programa É o Bicho! e, no mês de março de 2012, foi anunciada a sua contratação pela Fox, para a apresentação do programa semanal sobre pets, Missão Pet, no canal de TV a cabo Nat Geo.[2]

Hoje, Alexandre Rossi é convidado especial do programa É de Casa, da Rede Globo, e apresenta no canal por assinatura Nat Geo o programa Missão Pet. Por quatro anos, o especialista também esteve à frente do Programa Eliana, do SBT, e apresentou o quadro Desafio Pet. Alexandre também apresentou pílulas sobre comportamento animal durante a programação da rádio Jovem Pan e, aos domingos, das 7h às 8h, comandou o programa Pet na Pan, na rádio Jovem Pan AM.

Mascotes[editar | editar código-fonte]

Alexandre conta com a companhia da cadela sem raça definida Estopinha, cujas aparições são registradas no Facebook.[3] Alexandre também adotou o cão Bartholomeu, carinhosamente chamado de Barthô,[4] um vira-lata peludo de cores branca e preta. Mais recentemente, a gatinha Miah foi adotada e passou a integrar a Família Rossi.

Técnica de adestramento[editar | editar código-fonte]

A técnica utilizada por Alexandre Rossi é o "adestramento inteligente",[5] método baseado em reforços positivos, que valoriza as atitudes corretas. O objetivo é melhorar a relação entre o dono e o bicho de estimação, respeitando os limites de cada um. Inicialmente desenvolvido para cães, o Adestramento Inteligente também pode ser aplicado em outros animais, como gatos, papagaios, peixes etc. É possível ensinar, por exemplo, gatos a obedecerem comandos, papagaios a fazerem truques e a não bicarem pessoas, e peixes a realizarem pequenos malabarismos.

Programas atuais[editar | editar código-fonte]

Atualmente, Alexandre Rossi é convidado especial no programa É de Casa, da Rede Globo, e apresenta no canal por assinatura Nat Geo o programa Missão Pet.

Livros[editar | editar código-fonte]

  • Os segredos dos gatos (2016) - Autor, em parceria com a veterinária Paula Itikawa. Edição revisada.
  • Adestramento Inteligente - Como treinar seu cão e resolver problemas de comportamento[7] (2015) - Editora Saraiva - Autor.
  • Eu cuido com carinho do meu cão[8] (2011) - Editora Caramelo - Autor, em parceria com a veterinária Regina Rheingantz Motta.
  • Eu cuido com carinho do meu gato (2011) - Editora Caramelo - Autor, em parceria com a veterinária Regina Rheingantz Motta.
  • Cão de Família (2011) - Editora Agir - Autor, em parceria com a veterinária Alida Gerger.
  • Adestramento Inteligente: Técnicas de adestramento e soluções de problemas de comportamento (2009) - Editora Saraiva - Autor.
  • Os segredos dos gatos (2008) - Autor, em parceria com a veterinária Paula Itikawa.
  • Série Conhecendo seu melhor amigo - Editora Artemeios - Autor, em parceria com Mauro Anselmo Alves.
  • Meu Irmão, o Cão (2002) - Editora Germinal - Autor, em parceria com a veterinária Regina Rheingantz Motta.
  • Adestramento Inteligente com Amor, Humor e Bom Senso (1999) - Editora CMS - Autor.

Referências

  1. «Currículo Alexandre Rossi». Site da Cão Cidadão, empresa do Alexandre Rossi 
  2. Cristina Padiglione (21 de março de 2012). «Dr. Pet terá programa no Nat Geo». Blog Estadão. Consultado em 20 de maio de 2012 
  3. «Estopinha é um barato. Conheça a cadelinha assistente do Dr. Pet» 
  4. «Barthô, o novo irmão de Estopinha. A página do vira-lata no Facebook ganhou 600 seguidores em três horas» 
  5. «Método Adestramento inteligente». Site da Cão Cidadão, empresa do Alexandre Rossi 
  6. «Programas atuais do Alexandre Rossi». Consultado em 19 de agosto de 2015. Arquivado do original em 19 de agosto de 2015 
  7. Carolina Giovanelli (10 de julho de 2015). «Cinco dicas de adestramento de Alexandre Rossi, que lança nova edição de livro com presença da vira-lata Estopinha». Blog Veja SP. Consultado em 10 de junho de 2015 
  8. «Relação de livros do Alexandre Rossi» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]