Eliana (programa de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde fevereiro de 2014).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde setembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Eliana
Informação geral
Formato Programa de auditório
Gênero Variedades
Duração 240 minutos
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Ariel Jacobowitz
Apresentador(es) Eliana Michaelichen
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil SBT
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 30 de agosto de 2009 - presente
Cronologia
Programas relacionados Tudo É Possível

Eliana é um programa de auditório dominical brasileiro comandado pela apresentadora Eliana e exibido pelo SBT após o Domingo Legal.[1]

O programa[editar | editar código-fonte]

O programa estreou no dia 30 de agosto de 2009, às 15h, sob a direção de Leonor Corrêa, e marcou o retorno da apresentadora ao SBT, após 11 anos na Rede Record. Num cenário claro, bem decorado, e com uma plateia relativamente grande, Eliana recebeu convidados e apresentou uma infinidade de quadros. Alguns quadros vieram com a loira da casa velha. É o caso do Ciência em Show, com professores e físicos da USP, do Diário de Viagem, que conta com a ajuda do biólogo Sérgio Rangel, o quadro Beleza Renovada que conta com um timaço de especialistas e colaboradores (dermatologista, cabeleireiro, maquiador, nutricionista, cirurgião dentista, estilista, esteticista, etc.) que trabalham noite e dia para que a mudança de visual seja completa.

Entre os quadros inéditos, Eliana apresentou o Mergulhando, onde uma grande piscina invadia o estúdio e levava o telespectador a mergulhar fundo na vida pessoal e profissional do convidado (que pode ser um artista, cantor, ator). Os mergulhadores da atração levam para o fundo da piscina diferentes animais marinhos que representam variados temas, sobre os quais o convidado será perguntado. O quadro de humor Homem-Teste foi apresentado por Fernando Muylaert, que selecionava os mais loucos e divertidos vídeos que circulavam na internet e testava.

Crianças com talento para humor, comédia e imitação concorriam a prêmios em dinheiro, no quadro Criança Show. Um júri de três artistas convidados avaliava, a cada domingo, as melhores performances dos candidatos-mirins, que poderiam interpretar personagens, contar piadas e imitar cantores(as), entre outras possibilidades. A tradicional cabine do "sim" ou "não" ganhou uma nova versão no programa. No quadro Bom de Bolha, Eliana lançava um desafio para o repórter do programa encontrar algum personagem com características específicas. Por exemplo, um fã de determinado artista, um torcedor fanático etc. Se essa pessoa tivesse sorte e coragem para cumprir alguns desafios na hora, ela seria convidada a ir ao palco, onde concorreria a prêmios bons e ruins, dentro da "Bolha".

Em Meu primeiro Carro, jovens entre 18 e 20 anos concorriam ao seu primeiro carro. A ideia do quadro era valorizar os jovens que sejam exemplos de vida: bons alunos, trabalhadores, bons filhos e atuantes em trabalhos voluntários. Após mostrar aos telespectadores a emocionante história de vida de cada concorrente, os jovens passavam por provas de conhecimento sobre leis de trânsito, além de provas físicas, sempre usando o carro como gancho. Uma vez por mês, o programa presenteava o "Jovem Nota 10" com o seu primeiro carro. No game Tirando o Pé da Lama, duas famílias endividadas realizavam provas de rua contra o relógio. Após conhecer o perfil de cada família, suas necessidades, dívidas e sonhos, os representantes participavam das provas sem conhecer seus respectivos desempenhos. No final, os participantes, no palco, recebiam o resultado da disputa, em que cada item vale mil reais. Ainda no palco, as famílias participavam da última prova, valendo a quitação da dívida, que poderia chegar a até 10 mil reais.

Uma das grandes apostas do programa foi o game reality Os Opostos se Atraem que unia beleza, humor, gente famosa, relacionamento humano e um prêmio final de 20 mil reais. Eram formadas três duplas por uma pessoa famosa e uma anônima, completamente diferentes entre si. Elas recebiam desafios no palco e teriam de treinar o entrosamento durante toda a semana. O público elegia a melhor dupla, a mais integrada e afinada que, após um mês de convivência, dividia o prêmio.

O programa conta com alguns colaboradores, como Rodrigo Cintra, Arlindo Ground e Julia Petit que dão dicas de beleza e de moda; a doutora Liliane Oppermman; a Sueli Rutkowski do Sueli na Sua Casa; os professores e físicos da USP, Wilson, Gerson e Daniel do quadro Ciência em Show; Dimmy Kieer, o Dicesar, ex-BBB, do Adóogo; Walter Peceniski do Reencontro; Ana Canosa no Família Pede Socorro e Alexandre Rossi, do Desafio Pet.

No dia 07 de agosto de 2011, o SBT abriu o rodízio de apresentadores durante a licença maternidade de Eliana. Quem abriu o rodízio foi o apresentador Ratinho, nos programas seguintes vieram Lívia Andrade, Michel Teló, André Vasco, Léo Santana, Helen Ganzarolli, Zé Américo, Patricia AbravanelRaul Gil, Afonso Nigro, Sérgio Mallandro, Christina Rocha, Lola Melnick, Ligia Mendes, Beto Marden, Latino, Patrícia Salvador, Luis Ricardo e Fernando e Sorocaba. Após 2 meses de licença maternidade e um revezamento de 22 apresentadores no comando de sua atração, Eliana retornou ao comando do programa. 

Com a volta da apresentadora , o programa preparou grandes estreias de novos quadros e atrações imperdíveis. Entre as estreias, estava o Rola ou Enrola, um programa de namoros que é sucesso na Espanha, EUA, Alemanha, Rússia e vários outros países, 20 homens tem apenas 60 segundos para conquistar cinco mulheres em cima da esteira do amor. Neste quadro vale tudo, seja uma declaração de amor, cantar, dançar, tocar algum instrumento... o importante é que alguma delas fique afim, senão eles rodam.  

Problemas familiares de relacionamento entre marido e mulher, pais e filhos, sogras, sogros, genros e noras, são resolvidos pela conciliadora Ana Canosa no quadro Família Pede Socorro. Através de exercícios e atividades específicas, conforme o problema apresentado, a conciliadora Ana Canosa ajuda a recuperar o equilíbrio e harmonia na vida familiar.  

No dia 20 de outubro de 2013, em parceria com o YouTube, o programa estreou o quadro Fenômenos do YouTube, uma adaptação brasileira do formato "YouTube Secret Talents", capaz de transformar desconhecidos em verdadeiros superstars. Pessoas de qualquer lugar do país podem participar e concorrer ao prêmio de R$50 mil. O júri é formado por personalidades do YouTube. São 16 etapas, sendo 15 eliminatórias e uma grande final.

Quadros Atuais[editar | editar código-fonte]

  • Adóogo
  • Beleza Renovada
  • Ciência em Show
  • Desafio Pet
  • Disputa de Riso
  • Entrega pra Você
  • Família Pede Socorro
  • Famosos da Internet
  • Fenômenos do Youtube
  • História de Vida
  • Namoro com...
  • Quer Casar Comigo?
  • Rede da Fama
  • Reencontro
  • Rola Ou Enrola?
  • Sueli Na Sua Casa
  • Nó Na Língua

Bordões[editar | editar código-fonte]

Eliana[editar | editar código-fonte]

  • Adoro! (quando se anima com algo durante o programa)
  • Chama o bombeiro! (sempre que o clima pega fogo no programa, Eliana grita em voz alta esse bordão, logo em seguida, o "bombeiro" aparece ao som da música de mesmo nome)

Dicésar[editar | editar código-fonte]

  • Ai, adógo! (quando se empolga com algo)

Audiência[editar | editar código-fonte]

Na sua estreia, dia 30 de agosto de 2009, o programa ficou na liderança por mais de 1 hora, em minutos não consecutivos. O programa estreou com uma média de 10 pontos e pico de 12, contra 9 da Record. O maior pico do programa, foram 16 pontos e a maior audiência, foram 13 pontos. Seu programa vem mantendo a vice-liderança já há mais de um ano (maio/2012-presente). Com o fim do Programa do Gugu, a loira tem agora, como concorrente, Hora do Faro apresentado por Rodrigo Faro. E mesmo assim, a loira ainda vence a Emissora C na briga de audiência contra Rodrigo.

Em 2013, o programa da loira ficou como vice-lider isolado aos domingos.

Em janeiro de 2014, o programa manteve sua média de 7,4 pontos, ficando na vice-liderança aos domingos.[2] [3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]