Qual É a Música?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Qual é a Música?
Qualeamusica-1999-200x150.jpg
Informação geral
Formato Game show
Criador(es) Brasil Silvio Santos
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Apresentador(es) Silvio Santos
Narrador(es) Luiz Lombardi Netto (Lombardi)
Tema de abertura Qual é a Música
Tema de
encerramento
Qual é a Música
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil SBT
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 1°fase 1976 - 1991
2°fase 1999 - 2008

Qual é a Música? foi um programa de competição de auditório da televisão brasileira, apresentado por Silvio Santos a partir dos anos 1970. A atração promove no palco uma gincana musical com a presença de três artistas do sexo feminino e três do sexo masculino. Ao longo do programa, ambos os trios têm de mostrar seu conhecimento musical em uma série de provas. Quando eles não sabem a música quem participa é o auditório que canta e ainda sai com um prêmio em dinheiro do programa. Como a música é uma das estrelas, o "Qual é a Música?" conta com uma orquestra ao vivo no palco com a presença do coral do SBT e de dubladores.

Edição original[editar | editar código-fonte]

A primeira versão estreou em 1976 como parte do Programa Silvio Santos, pouco depois da saída de Silvio da Rede Globo (o Programa Silvio Santos seguiu sendo gerado pela TV Record de São Paulo e exibido nacionalmente pela TVS e pela Rede Tupi) e mais tarde, pelo SBT. O jogo era disputado entre dois cantores (ou conjuntos). Os artistas com as participações mais famosas no programa foram Ronnie Von, recordista de vitórias, Sílvio Brito e Gretchen.

Os artistas jogavam menos pelos prêmios do que pela notoriedade; os valores (começando com um milhão de cruzeiros, sucessivamente reajustados conforme a inflação e as reformas monetárias) exibidos no cenário em grandes algarismos se referiam aos prêmios do Baú da Felicidade que eram disputados entre os quadros regulares do Qual é a Música?.

Também faziam parte do programa as entregas simbólicas de prêmios (por exemplo, através de placas representando geladeiras) a dezenas de clientes do Baú e os números musicais dos competidores. Com essas atrações paralelas, Qual é a Música?, ao lado do Domingo no Parque e do Show de Calouros, se tornou um dos quadros de mais longa duração do Programa Silvio Santos em seu tempo.

Edição contemporânea[editar | editar código-fonte]

Depois de um longo intervalo nos anos 1990, o programa voltou em 1º de agosto de 1999, reformulado radicalmente no quesito gráfico, porém não perdeu a essência da "brincadeira". Essa edição do programa se caracteriza principalmente por ter sofrido constantes retiradas de exibição, o que colaborou para essa etapa ser menos popular que a fase anterior. Em um primeiro momento o programa era realizado em uma versão mais breve (sem as antigas disputas do Baú da Felicidade) realizada apenas com dois participantes concorrentes. Ainda em 1999, o Qual é a Música passou a adotar disputa de times com três participantes, que depois se tornaram os times masculino e feminino. Na participação de cantores, havia um encerramento de bloco com a apresentação musical do artista, inclusive com bailarinas.

Em 2001 a Tec Toy lançou uma versão para Windows, conseguindo uma quantidade razoável de vendas. No mesmo ano, foi cancelado como atração regular do Programa Silvio Santos, e passou a ter horário próprio, sendo exibido nos domingos a noite, com algumas pequenas mudanças: não havia mais o sorteio de 100 reais para 5 pessoas da plateia do time ganhador, e foi criada uma separatória entre o time masculino e feminino dentro do cenário. No fundo do auditório foram colocados novos painéis foscos com luzes multicoloridas, deixando-o com uma aparência mais moderna. Logo após, em fevereiro de 2002, foi retirado temporariamente da programação, e toda a produção do programa foi demitida.

Em meados de 2004, reestreou na antiga faixa nobre especial do SBT, com um foco maior nas apresentações musicais dos artistas participantes. Grande parte dos integrantes da fase anterior foi readmitida, como os dubladores do programa Ellen Roche e Felipeh Campos, o cenário sofreu mínimas alterações, a mais notável foi apenas os tons de laranja mais fortes e o novo esquema de luzes na parte superior do cenário, além de mais uma reestilização nos painéis do fundo do auditório. Mas esta foi a fase mais curta do programa, durando somente poucos meses, ele foi retirado do ar mais uma vez no fim desse mesmo ano, e desta vez o elenco musical foi direcionado para outros programas da casa, já existentes ou que ainda estavam sendo planejados.

Ele retornou a ser exibido aos domingos em março de 2007 com algumas restaurações no cenário (indicadores de pontuação em LCD, novas luzes de iluminação, etc), porém permanecendo com todas as regras anteriores. Esse período do programa foi um dos que mais conseguiu sucesso em curto espaço de tempo, porém seu fim foi inesperado, acabou saindo do ar em maio de 2008, com a proposta do SBT de unificar vários antigos programas de Silvio Santos em um só, e o Qual é a Música? não foi exceção: parte da produção do programa, como os vocalistas Kiki, Andressa e Josias, foram transferidos para o novo quadro do Programa Silvio Santos, o "Não erre a Letra".

Em 24 de Fevereiro de 2013, o formato deste programa retorna, mas para a Record. Os diretos foram adquiridos pela emissora e passa a ser chamado de "Desafio Musical" que será um novo quadro para o Programa do Gugu.

Versões internacionais[editar | editar código-fonte]

País Nome Apresentador (a) Canal de TV Data de transmissão
Alemanha Alemanha Hast du Töne? Matthias Opdenhövel VOX 1999-2001
Brasil Brasil Qual é a Música? Silvio Santos SBT 1976-1991
1999-2008
Estados Unidos Estados Unidos Name That Tune Red Benson NBC 1952-1954
Bill Cullen CBS 1954-1955
George DeWitt 1955-1959
Richard Hayes Syndicated 1970-1971
Dennis James NBS 1974-1975
Syndicated 1974-1981
Tom Kennedy NBS
1974-1975
1977
Syndicated 1974-1981
Jim Lange 1984-1985
Itália Itália Il Musichiere Mario Riva Programma Nazionale 1957-1960
Sarabanda Enrico Papi Italia 1 1997-2004
Teo Mammucari Canale 5 2009
Belén Rodríguez
Polónia Polônia Jaka to melodia? Robert Janowski TVP 1997-agora
Rússia Rússia Угадай мелодию Valdis Pelsh ORT 1995-1999
Угадайка 1999-2000
Угадай мелодию-II Pervyi Kanal 2003-2005
Угадай мелодию-III Pervyi Kanal 2013-agora
Reino Unido Reino Unido Name That Tune Tom O'Connor ITV 1976-1983
Lionel Blair 1983–1988
Jools Holland 1997–1998
Ucrânia Ucrânia [1] Яка то мелодія Konstantin Kirkaryan Donbass 2008-agora

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]