Aourir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marrocos Aourir
ⴰⵡⵔⵉⵔ, العربية
Awrīr
 
—  Comuna  —
Aourir.jpg
apelido/alcunha(s) cidade das bananeiras; aldeia-banana
Aourir está localizado em: Marrocos
Aourir
Localização de Aourir em Marrocos
30° 30' 8" N 9° 39' 38" O
Região Souss-Massa-Draâ
Província Agadir-Ida Ou Tanane
Altitude 35 m (115 pés)
População (2004)[1]
 - Total 27 469

Aourir (pronúncia: aurir; em árabe: العربية; em tifinagh: ⴰⵡⵔⵉⵔ) é uma cidade e comuna (município) do sul de Marrocos, situada junto à costa atlântica e às colinas que constituem o extremo sudoeste do Alto Atlas, a cerca de 15 km a noroeste de Agadir e no início da estrada que liga a costa a Imouzzer des Ida-Outanane, da qual dista cerca de 25 km em linha reta e 48 km por estrada em direção a nordeste. Faz parte da província de Agadir-Ida Ou Tanane e da região de Souss-Massa-Draâ. Em 2004, a cidade tinha 21 796 habitantes e na zonas rurais viviam 5 673 pessoas.[1] Estimava-se que em 2010 a população urbana fosse 29 018.[2]

O município foi criado em 1992 e integra, além de Aourir, as aldeias de Tamraght, Imi Miki, Assersif e Alma. Aourir é conhecida como a cidade das bananeiras ou cidade-banana, um nome alegadamente dado por Jimi Hendrix devido à abundância daquela árvore na região,[3] e pelos restaurantes de tagines e pelos locais de surf, nomeadamente Pointe Banana-Beach, um dos locais mais populares para a prática daquele desporto a norte de Agadir.[4]

A população da comuna é de origem berbere, uma mistura das populações das regiões de Ihahan e de Imouzzer des Ida-Outanane,`a que se juntaram na década de 2000 algumas famílias provenientes de outras regiões, nomeadamente de Anza, depois da destruição do karian (bairro de lata) daquele subúrbio industrial de Agadir, e da localidade costeira vizinha de Taghazout, onde o custo de vida subiu devido ao turismo e alguns dos seus habitantes optaram por arrendar as suas casas aos turistas e ir viver para Aourir.[carece de fontes?]

Aourir é essencialmente um local de comércio e de encontro dos habitantes das pequenas aldeias que a rodeiam, especialmente às quarta-feiras, quando se realiza o souk (mercado) semanal. Os principais produtos transacionados são bananas e carne. Outras atividades económicas importantes são o turismo e a agricultura.

A estrada que liga Aourir a Imouzzer des Ida-Outanane é chamada a "rota do mel" (em língua berbere: gharas n'tament), devido ao mel afamado produzido em Imouzzer. A estrada é muito pitoresca, atravessando diversos vales, montanhas e aldeias amazigh (berberes), como Tamzzargourt (cujo vale, por onde corre o Assif (rio) Tamraght, é conhecido na literatura turística como Vale do Paraíso, um nome supostamente dado pelos hippies) e Oulma antes de chegar a Imouzzer e às suas cascatas. Daí, a estrada segue para Marraquexe, sempre através das montanhas do Atlas.

A praia mais próxima de Aourir é Tamaouanza, também conhecida como Banana Pointe e Banana Beach. É a primeira praia a norte de Agadir, é dividida a meio pela foz do Tamraght e ali se encontra um palácio saudita. Ao lado da praia de Tamaouanza, separada por um cabo rochoso chamado Les Roches du Diable, situa-se a praia de Imi wa Aourir, em frente a Taghazout n-Aourir (também conhecido como vale das bananeiras).

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Ellingham, Mark; McVeigh, Shaun; Jacobs, Daniel; Brown, Hamish. The Rough Guide to Morocco (em inglês). 7ª. ed. Nova Iorque, Londres, Deli: Rough Guide, Penguin Books. 824 pp. p. 595. ISBN 9-781843-533139.
  1. a b c Recensement général de la population et de l'habitat 2004 (em francês) www.hcp.ma Royaume du Maroc - Haut-Comissariat au Pan. Visitado em 6 de dezembro de 2011.
  2. Maroc: Les villes les plus grandes avec des statistiques de la population (em francês) gazetteer.de World Gazeteer. Visitado em 5 de dezembro de 2011.
  3. Présentation d’ Aourir (em francês) aourir.info Le portail d’Aourir (15 de junho de 2009). Visitado em 6 de dezembro de 2011.
  4. Kjeilen, Tore. Aourir - Wind surfing (em inglês) LookLex.com (Lexic Orient). Visitado em 5 de dezembro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aourir
  • Robbie, Flow. Morocco - Aourir (em inglês) www.robbieflow.com. Visitado em 6 de dezembro de 2011.