Boumalne Dadès

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marrocos Boumalne Dadès
بومالن دادس, Būmāln Dādis
Boumalne du Dadès, Boumal n'Dades
 
—  Município  —
Mercado em Boumalne Dadès
Mercado em Boumalne Dadès
Boumalne Dadès está localizado em: Marrocos
Boumalne Dadès
Localização de Boumalne Dadès em Marrocos
31° 22' 30" N 5° 59' 10" O
Região Souss-Massa-Draâ
Província Tinghir
Altitude 1 560 m (5 118 pés)
População (2004)[1]
 - Total 11 004
 - Estimativa (2010) 11 926
Sítio www.dades-infos.com

Boumalne Dadès (pronúncia: bumalne dadés; em árabe: بومالن دادس), também grafada como Boumalne du Dadès e Boumal n'Dades,[a] é uma cidade do sul de Marrocos, situada no vale do rio Dadès, a cerca de 100 km a noroeste de Ouarzazate, que faz parte da região de Souss-Massa-Draâ e da província de Tinghir.[b] Em 2004 tinha 11 004 habitantes[1] e estimava-se que em 2010 tivesse 11 926 habitantes.[2]

A comuna (município) de Boumalne Dadès inclui as aldeias de Akboub, Slillou, Aït Abdrhim, Imziln, Tarmouchte, Aït Bouallal, Ait Sidi Ali, Aït Bouamane e Aït Abdoune. O dia do mercado semanal é a quarta-feira.

À semelhança do que se passa no resto do vale do Dadès, a maioria dos habitantes de Boumalne são berberes chleuhs que têm como língua materna o tachelhit. O nome da localidade "Bumal do Dadès", já que em tachelhit o artigo "do" é "n", o que originou "Bumal n Dadès".

Boumalne Dadès é usada atrai muitos turistas, que a usam principalmente como base para explorar as famosas gargantas do Todra e do Dadès ou o Jbel Saghro, mas as áreas mais próximas também têm alguns atrativos, pela paisagem do vale fértil e das montanhas.[3]

Em 2008, Boumalne foi palco de protestos populares contra o alegado abandono por parte das autoridades, na sequência de várias aldeias nos arredores de M'Semrir terem ficado vários dias isoladas devido à neve em dezembro de 2007 e ao não reconhecimento da identidade amazigh (berbere). Os protestos degeneraram em confrontos com a polícia e deram origem a 42 prisões, que no caso de 10 estudantes liceais resultaram em condenações de vários meses de prisão.[4] [5]

Notas[editar | editar código-fonte]

[a] ^ Outras grafias: Boumalne-Dadès, Boumalne-du-Dadès e Boumalne Dades.
[b] ^ Até 2009, Boumalne Dadès fazia parte da província de Ouarzazate.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Royaume du Maroc - Haut-Comissariat au Plan. Recensement général de la population et de l'habitat 2004 (em francês). www.hcp.ma. Página visitada em 28 de dezembro de 2011.
  2. Boumalne Dades (em francês). gazetteer.de. World Gazetteer. Página visitada em 3 de dezembro de 2011.
  3. Kjeilen, Tore. Boumalne du Dades - The town of the scarp. LookLex.com. Página visitada em 3 de dezembro de 2011.
  4. Al Jazira (janeiro de 2008). Aljazeera et les événement de Boumalne Dades (Flash [swf]) (em árabe). www.dailymotion.com. Página visitada em 3 de dezembro de 2011.
  5. Soutenons les détenus politiques amazighs de Boumalne Dadès. Signez la pétition pour obtenir leur libération ! (em francês). www.amazighworld.org. Amazigh World (12 de janeiro de 2008). Arquivado do original em 3 de dezembro de 2011. Página visitada em 3 de dezembro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Boumalne Dadès


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.