Araguacema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Araguacema
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico Não disponível
Localização
Localização de Araguacema no Tocantins
Localização de Araguacema no Tocantins
Localização de Araguacema no Tocantins
Araguacema está localizado em: Brasil
Araguacema
Localização de Araguacema no Brasil
Mapa
Mapa de Araguacema
Coordenadas 8° 48' 14" S 49° 33' 21" O
País Brasil
Unidade federativa Tocantins
Municípios limítrofes Caseara, Abreulandia, Dois Irmãos, Goianorte e Pequizeiro
Distância até a capital 287 km
Administração
Prefeito(a) João Paulo Ribeiro Filho (2009 – 2012)
Características geográficas
Área total 2,778,452 km²
População total (est. IBGE/2009 [1]) 5,591 hab.
Densidade 2,2 hab./km²
Clima Não disponível
Altitude 159 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,673 médio
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 26.234 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 4 372,00

Araguacema é um município brasileiro do estado do Tocantins. Localiza-se a uma latitude 08º48'13" sul e a uma longitude 49º33'23" oeste, estando a uma altitude de 159 metros. Sua população estimada em 2004 era de 5 830 habitantes. O município recebe milhares de turistas de vários locais do país no mês julho para sua temporada de praia às margens do Rio Araguaia, a praia mais famosa desta região é a Gaivota que fica em frente à cidade. Possui uma área de 2789,9 km².

História

Denominação anterior Santa Maria do Araguaia.

A primeira tentativa de colonização foi realizada em 1812, com a fundação do Presídio de Santa Maria, que distava 18 léguas ao norte da atual cidade de Araguacema, no Rio Araguaia. O presído destinava-se à proteção do comércio e navegação. O encarregado de sua fundação o Tenente Francisco Xavier de Barros, partiu de Vila Boa em princípios de 1812, em companhia do Capitão Luiz da Gama e mais oitenta pessoas, incluindo soldados e paisanos, chegaram ao ponto pré-estabelecido para construção do Presídio.

No primeiro ano tudo correu bem, os índios mantinham as melhores relações com a guarnição e moradores, tanto que o comandante já se preparava para abrir uma estrada até São Pedro de Alcântara (atual Carolina-MA.) com o objetivo de manter ligações com outras povoados às margens do Rio Tocantins. No entanto, no dia 11 de fevereiro de 1813, cerca de oito horas da manhã, o pequeno estabelecimento foi cercado e assaltado pelos índios Carajás, Xavantes e Xerentes, que se coligaram para efetivação desse intento. Foram, todavia, rechaçados no decorrer dos embates do dia; ao cair da noite o Comandante suspeitando do ataque definitivo dos índios, resolveu embarcar com todos os habitantes do presídio em dois botes disponíveis, fugindo rio abaixo. O grupo já bastante reduzido em razão de mortes ocorridas no trajeto, conseguiu chegar à localidade de São João das Duas Barras no Estado do Pará.

O Príncipe Regente D. João, ao ter conhecimento da destruição do presídio, determinou por aviso de 3 de dezembro de 1813, o restabelecimento do mesmo. Porém só mais tarde, no Governo de Goiaz de José Martins Pereira de Alencastro, foi o presídio restabelecido, no entanto a 18 léguas rio acima do primitivo local, onde o evangelizador Frei Francisco do Monte São Victor, já havia se estabelecido, vindo com algumas famílias de Bôa Vista (atual Tocantinópolis) para onde hoje se localiza a Cidade de Araguacema, deu início a construção de uma capela, destinada a catequese dos índios Carajás e Caiapós que habitavam a região.
O nascente povoado recebeu vigoroso impulso quando foi escolhido para sede do presídio de Santa Maria do Araguaia. Em 1870, o bravo sertanista e desbravador General José Vieira Couto de Magalhães fundou a Companhia de Navegação a Vapor do Rio Araguaia, e estabeleceu a sede nas instalações do presídio.

Em 1930 deu-se a mudança da sede da vila de Porto Franco (hoje Couto de Magalhães) para o povoado de Santa Maria do Araguaia (hoje Araguacema) que foi elevada à categoria de vila em 18 de março de 1931, e em 30 de março do mesmo ano, foi elevada à categoria de cidade. Pelo Decreto-Lei Estadual 8.305 de 31 de dezembro de 1943, foi o município de Santa Maria do Araguaia alterado no seu topônimo para Araguacema, atual denominação. A origem do nome sugerido pelo imortal Prof. José Athaide da Graça Leite, é uma homenagem ao grande Rio Araguaia (aragua = rio e cema = água, da língua Tupi) = ARAGUACEMA - Cidade das Águas.

Em ordem cronológica foram prefeitos deste município: Gentil Colaço Veras (intendente), Clotário Nogueira, João Reis, Onildo Horácio da Cunha, Manoel de Souza Sobrinho, Petrônio Lima Arbués, Loguinho Vieira Jr., Edson Maranhão Duarte, Antenor Barreiros, Aldir Lyra Aguiar, Janarí da Silva Cunha, Walter Dalat Simas,Janari da Silva Cunha, João Paulo Ribeiro Filho, José Américo Carneiro. João paulo Ribeiro filho
O município de Araguacema era um dos maiores do Brasil em extensão territorial, e dele foram desmembrados entre outros, os municípios de Miracema do Tocantins, Dois Irmãos, Arapoema, Goianorte, Tupirama, Couto de Magalhães, Pequizeiro, Itaporã, Abreulândia, Caseara, Marianópolis, Goianorte.

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do Tocantins é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.