Eunuco: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
RedBot (discussão | contribs)
m Bot: Modificando: fa:خواجه (اخته)
Fiz ligações internas, reorganizei o texto, adicionei novas informações e referências.
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:Ottoman_Eunech_1912.jpg|thumb|Eunuco-mor (de nome desconhecido, e presumidamente de origem africana) do sultão [[Abdul Hamid II]] do [[Império Otomano]] posando para ser fotografado em frente ao Palácio Imperial em [[1912]].]]
[[Ficheiro:Ottoman_Eunech_1912.jpg|thumb|250px|direita|Eunuco-mor (de [[nome]] desconhecido, e presumidamente de origem [[africa]]na) do [[sultão]] [[Abdul Hamid II]] do [[Império Otomano]] posando para ser fotografado em frente ao Palácio Imperial em [[1912]].]]


'''Eunuco''' é um homem cujos testículos foram removidos por [[orquidectomia]] ou são congenitamente não-funcionais. A remoção de toda a genitália externa masculina é denominada [[emasculação]]. Excepcionalmente praticada, a [[penectomia]] (também conhecida como [[falectomia]]) é a retirada apenas do [[pênis]].
'''Eunuco''' - é um [[homem]] cujos [[testículo]]s foram removidos por [[orquidectomia]] ou são congenitamente não-funcionais. A remoção de toda a [[genitália]] externa masculina é denominada [[emasculação]]. Excepcionalmente praticada, a [[penectomia]] (também conhecida como [[falectomia]]) é a retirada apenas do [[pênis]].


Eunucos podem ter essa condição em virtude de problemas congênitos. Um dos motivos deve-se ao mau desenvolvimento testicular na vida fetal, originando vários graus de baixa virilização e mesmo pseudo-[[intersexualidade|hermafroditismo]]; outro motivo decorre de intervenções externas, a [[castração]]. O mais antigo registro de castração intencional para criar eunucos vem da cidade [[suméria]] de [[Lagash]] no século XXI a.C. mas foi muito praticado na Ásia, sobretudo na [[China]] antiga. Na índia são conhecidos como [[hijra]]s.
Eunucos podem ter essa condição em virtude de problemas congênitos. Um dos motivos deve-se ao mau desenvolvimento testicular na vida fetal, originando vários graus de baixa virilização e mesmo pseudo-[[intersexualidade|hermafroditismo]]; outro motivo decorre de intervenções externas, a [[castração]]. O mais antigo registro de castração intencional para criar eunucos vem da cidade [[suméria]] de [[Lagash]] no século XXI a.C. mas foi muito praticado na [[Ásia]], sobretudo na [[China]] antiga. Na [[Índia]] são conhecidos como [[hijra]]s.


== Eunucos famosos ==
== Eunucos famosos ==
[[Ficheiro:Cai-lun.jpg|thumb|[[Cai Lun]], eunuco [[China|chinês]] a quem geralmente se atribui a invenção do [[papel]].]]
[[Zheng He]]([[1371]]-[[1435]]) foi um explorador chinês do [[século XV]]. Realizou viagens por mar pelo sudoeste asiático e pelo [[Oceano Índico]]. Chegou à [[Índia]], ao [[Mar Vermelho]] e a [[Moçambique]]. No entanto, segundo o [[Gavin Menzies]], autor do bestseller do New York Times ''1421 - The Year China Discovered world'' ([[2002]] UK/[[2003]] USA), Zheng He teria contornado toda a África, e chegado até ao continente americano,Oceania e Antartida. Vale notar que existem várias formas de transliteração de seu nome, o que pode causar confusões. Ele foi capturado quando jovem e castrado, como era comum em sua época jovens mongois "pagarem" pelo que seus ancestrais fizeram ao povo chinês, no julgar dos líderes da nova dinastia, a Dinastia Ming. Mais do que isso, ele veio a se tornar um grande navegador e braço direito do Imperador Zhu Di, que segundo Gavin Menzies projetou e ordenou essa expedição para além dos mares.


===China===
[[Bagoas]] (ou Bagoi no [[idioma persa antigo]]) foi um eunuco natural da [[Pérsia]] que faleceu no ano de [[336 a.C.]]. Acredita-se que era de uma beleza incomparável e que tinha sido um dos cortesãos/amantes preferidos de [[Alexandre, o Grande]]. No entanto, segundo [[Plutarco]], Alexandre teria escrito uma carta denunciadora a [[Dario]], acusando Bagoas como um dos organizadores do assassinato de seu pai [[Filipe II da Macedónia]].


[[Ficheiro:Cai-lun.jpg|thumb|220px|direita|[[Cai Lun]], eunuco [[China|chinês]] a quem geralmente se atribui a invenção do [[papel]].]]
Também o eunuco de [[Candace]], como relatado na Bíblia, em Atos 8:26-40, a quem o evangelista Filipe interpreta as Escrituras sobre [[Isaías]] 53 (Jesus sendo levado como ovelha ao matadouro).

[[Zheng He]]([[1371]]-[[1435]]) foi um [[explorador]] chinês do [[século XV]]. Realizou viagens por [[mar]] pelo [[sudoeste asiático]] e pelo [[Oceano Índico]]. Chegou à [[Índia]], ao [[Mar Vermelho]] e a [[Moçambique]]. No entanto, segundo o [[Gavin Menzies]], autor do [[bestseller]] do [[New York Times]] ''1421 - The Year China Discovered world'' ([[2002]] UK/[[2003]] USA), Zheng He teria contornado toda a [[África]], e chegado até ao [[continente americano]], [[Oceania]] e [[Antártida]]. Vale notar que existem várias formas de transliteração de seu nome, o que pode causar confusões. Ele foi capturado quando jovem e castrado, como era comum em sua época jovens mongois "pagarem" pelo que seus ancestrais fizeram ao povo chinês, no julgar dos líderes da nova dinastia, a [[Dinastia Ming]]. Mais do que isso, ele veio a se tornar um grande navegador e braço direito do Imperador Zhu Di, que segundo Gavin Menzies projetou e ordenou essa expedição para além dos mares.

[[Sun Yaoting]] ([[1902]]-[[1996]]), foi o último eunuco chinês. <ref> {{en}} Jia Yinghua & Sun Haichen: ''The Last Eunuch of China - The Life of Sun Yaoting.'' China Intercontinental Press, [[2008]]. ISBN 7508514076</ref> <ref> {{pt}} [http://www.jtm.com.mo/view.asp?dT=309607001 Jornal Tribuna de Macau] - Página acessada em 10 de Novembro de 2010.</ref>

===Pérsia===

[[Bagoas]] (ou Bagoi no [[idioma persa antigo]]) foi um eunuco natural da [[Pérsia]] que faleceu no ano de [[336 a.C.]]. Acredita-se que era de uma beleza incomparável e que tinha sido um dos [[cortesão]]s/[[amante]]s preferidos de [[Alexandre, o Grande]]. No entanto, segundo [[Plutarco]], Alexandre teria escrito uma carta denunciadora a [[Dario]], acusando Bagoas como um dos organizadores do assassinato de seu pai [[Filipe II da Macedónia]].

=== Castrato ===

{{AP|Castrato}}

O castrato é um [[Vocal|cantor]] masculino cuja extensão vocal corresponde em pleno à das vozes femininas ([[soprano]], [[mezzo-soprano]], [[contralto]]).

Isto só é observado numa [[voz]] masculina após a remoção dos testículos, ou por um problema [[Endocrinologia|endocrinológico]] que impeça a [[maturidade sexual]]. A [[castração]] antes da [[puberdade]], ou em sua fase inicial, impede a liberação para a [[corrente sanguínea]] dos [[hormônios sexuais]] produzidos pelos testículos. Assim, evitava-se o surgimento dos sinais de amadurecimento sexual, como a "mudança de voz" no menino.


== Eunucos na Bíblia ==
== Eunucos na Bíblia ==


[[Jesus]] fala sobre três tipos de eunucos:
[[Jesus]] fala sobre três tipos de [[eunuco]]s: "Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o." ([[Evangelho segundo Mateus|Mateus]] 19:12)


Pode-se assumir que eunucos "que pelos homens foram feitos tais" são aqueles que foram [[castração|castrados]]. Aqueles que "a si mesmos se fizeram eunucos" seriam os castrados voluntários, podendo tomar-se isto no sentido da castidade. Finalmente, aqueles que nasceram eunucos (com anomalias de virilização, embora com a presença de pênis) seriam os eunucos "naturais"; alguns argumentam que os homossexuais pertencem a esse grupo. Algumas pessoas alegam que Jesus teria dito que [[casamento]] não é para todos, e que este comentário feito por Jesus poderia significar que ele reconhece o celibato, que ele mesmo praticou, como alternativa viável.
"''Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o.''" ([[Evangelho segundo Mateus|Mateus]] 19:12)
Pode-se assumir que eunucos "''que pelos homens foram feitos tais''" são aqueles que foram castrados. Aqueles que "''a si mesmos se fizeram eunucos''" seriam os castrados voluntários, podendo tomar-se isto no sentido da [[castidade]]. Finalmente, aqueles que nasceram eunucos (com anomalias de virilização, embora com a presença de pênis) seriam os eunucos "naturais"; alguns argumentam que os [[homossexuais]] pertencem a esse grupo. Algumas pessoas alegam que Jesus teria dito que [[casamento]] não é para todos, e que este comentário feito por Jesus poderia significar que ele reconhece o [[celibato]], que ele mesmo praticou, como alternativa viável.


Existem duas histórias de eunucos negros, ambos oficiais da corte real, exemplificando a ação redentora de Deus. Em [[Jeremias]] 38, um eunuco [[etíope]] salva a vida de Jeremias. Jeremias em troca traz uma mensagem de Deus para o Rei que descreve como [[Jerusalém]] será salva.
Existem duas histórias de eunucos negros, ambos oficiais da corte real, exemplificando a ação redentora de Deus. Em [[Jeremias]] 38, um eunuco [[etíope]] salva a vida de Jeremias. Jeremias em troca traz uma mensagem de Deus para o Rei que descreve como [[Jerusalém]] será salva.


Há vários eunucos citados no livro de [[livro de Ester|Ester]], porque a história se passa por dentro do palácio do imperador da [[Império Arquemênida|Pérsia]], onde havia muitos eunucos.
Há vários eunucos citados no [[livro de Ester]], porque a história se passa por dentro do palácio do imperador da [[Império Arquemênida|Pérsia]], onde havia muitos eunucos.


Outro eunuco etíope, o qual seria um importante funcionário de [[Candace]], rainha da [[Etiópia]], é [[Baptismo|batizado]] por [[Filipe, o Evangelista]] ([[Atos]] 8:26-40). [[São Lucas]] conta que o eunuco estava retornando de [[Jerusalém]] e lia um texto que se encontra no capítulo 53 do livro do [[profeta]] [[Isaías]], uma passagem profética do [[Messias]], a qual descreve o sofrimento sacrificial daquele que foi "cortado" da terra dos viventes. O eunuco indagou Felipe se o autor estava referindo-se a si mesmo ou a uma outra pessoa. Filipe interpreta as [[Escrituras]] sobre Isaías 53 (Jesus sendo levado como ovelha ao matadouro). Então Felipe, partindo daquela passagem, anunciou Jesus ao eunuco enquanto continuavam no trajeto. Durante o percurso, o eunuco pediu que fosse batizado por Felipe assim que identificou um lugar onde havia água (provavelmente um rio). Depois disso, Felipe teve o seu corpo [[Arrebatamento|arrebatado]] para uma outra localidade e o eunuco prosseguiu no seu caminho de volta à Etiópia.
Outro eunuco etíope, em [[Atos]] 8, é [[Baptismo|batizado]] por [[Filipe, o Evangelista]], o qual seria um importante funcionário de [[Candace]], rainha da [[Etiópia]].

[[São Lucas]] conta que o eunuco estava retornando de [[Jerusalém]] e lia um texto que se encontra no capítulo 53 do livro do profeta [[Isaías]], uma passagem profética do [[Messias]], a qual descreve o sofrimento sacrificial daquele que foi "cortado" da terra dos viventes. O eunuco indagou Felipe se o autor estava referindo-se a si mesmo ou a uma outra pessoa. Então Felipe, partindo daquela passagem, anunciou [[Jesus]] ao eunuco enquanto continuavam no trajeto. Durante o percurso, o eunuco pediu que fosse batizado por Felipe assim que identificou um lugar onde havia água (provavelmente um rio). Depois disso, Felipe teve o seu corpo arrebatado para uma outra localidade e o eunuco prosseguiu no seu caminho de volta à Etiópia.


== Eunucos na atualidade ==
== Eunucos na atualidade ==
[[Ficheiro:Hijra.jpg|right|thumb|Atualidade: Uma [[hijra]] de [[Goa]], [[Índia]] (1994).]]


[[Ficheiro:Hijra.jpg|thumb|220px|direita|Atualidade: Uma [[hijra]] de [[Goa]], [[Índia]] (1994).]]
Eunuco não é sinônimo de [[homossexual]], nem tampouco [[transexual]]. Os comportamentos sexuais diferidos raramente apresentam [[eunucoidismo]] ou alterações hormonais naturais. O uso exógeno de hormônios femininos e a conformação do corpo adquirida por adições de substâncias apropriadas nas clínicas de medicina estética podem dar a aparência eunucóide. Há [[transexuais]] em muitos países do mundo, embora poucos se submetam à [[Cirurgia de Redesignação Sexual]] (CRS), preferindo viver como um [[terceiro sexo]]. A cirurgia para troca de sexo de indivíduos masculinos consta de [[emasculação]] e construção de [[neovagina]] [[períneo|perineal]]. O país que mais realiza esta cirurgia em clínicas especializadas devido a legislação permissiva é o [[Marrocos]]. Na índia, uma [[hijra]] (como são conhecidos os [[transexual|transexuais]] [[indiano]]s) chamada "Shabnam Mousie" (literalmente: "tia Shabnam") fez [[história]] por se tornar a primeira hijra a ser eleita para a [[Assembléia Legislativa]] Nacional. Aos eunucos indianos só foi permitido direito de voto em [[1994]].

Eunuco não é sinônimo de [[homossexual]], nem tampouco [[transexual]]. Os comportamentos sexuais diferidos raramente apresentam [[eunucoidismo]] ou alterações hormonais naturais. O uso exógeno de [[hormônios femininos]] e a conformação do corpo adquirida por adições de substâncias apropriadas nas clínicas de medicina estética podem dar a aparência eunucóide. Há [[transexuais]] em muitos países do mundo, embora poucos se submetam à [[Cirurgia de Redesignação Sexual]] (CRS), preferindo viver como um [[terceiro sexo]]. A cirurgia para troca de sexo de indivíduos masculinos consta de [[emasculação]] e construção de [[neovagina]] [[períneo|perineal]]. O país que mais realiza esta cirurgia em clínicas especializadas devido a legislação permissiva é o [[Marrocos]]. Na índia, uma [[hijra]] (como são conhecidos os [[transexual|transexuais]] [[indiano]]s) chamada "Shabnam Mousie" (literalmente: "tia Shabnam") fez [[história]] por se tornar a primeira hijra a ser eleita para a [[Assembléia Legislativa]] Nacional. Aos eunucos indianos só foi permitido direito de voto em [[1994]].

No novo milênio várias hijras ganharam destaque no estado de [[Madhya Pradesh]]. Cinco delas, agora batizadas como 'paanch Pandavas' (cinco Pandavas), foram eleitas para vários quadros públicos. [[Kamla Jaan]] tornou-se prefeita de [[Katni]], enquanto [[Meenabai]] a presidenta da câmara do [[município]] de [[Sehora]], a mais antiga entidade cívica do [[país]].
No novo milênio várias hijras ganharam destaque no estado de [[Madhya Pradesh]]. Cinco delas, agora batizadas como 'paanch Pandavas' (cinco Pandavas), foram eleitas para vários quadros públicos. [[Kamla Jaan]] tornou-se prefeita de [[Katni]], enquanto [[Meenabai]] a presidenta da câmara do [[município]] de [[Sehora]], a mais antiga entidade cívica do [[país]].


== Referências no Cinema ==
=== Referências no Cinema ===


[[Francisco Bosch]] fez o papel do eunuco persa chamado Bagoas, contracenando com [[Colin Farrell]] que atuou como [[Alexandre]], O Grande, seu amante, no filme [[Alexander]] (2004), de [[Oliver Stone]].
[[Francisco Bosch]] fez o papel do eunuco persa chamado Bagoas, contracenando com [[Colin Farrell]] que atuou como [[Alexandre]], O Grande, seu amante, no filme [[Alexander]] (2004), de [[Oliver Stone]].
Linha 39: Linha 55:
Mr. Osborne ([[Donald Sutherland]]) é eunuco, em "Fierce People" de [[Griffin Dunne]].
Mr. Osborne ([[Donald Sutherland]]) é eunuco, em "Fierce People" de [[Griffin Dunne]].


== Na televisão ==
=== Na televisão ===


A minissérie da Record [[A História de Ester]], há vários personagens eunucos, tais como [[Harbona]], [[Hegai]], [[Bigtan]] e [[Teres]], também citados no [[Livro de Ester]].
A [[minissérie]] da [[Rede Record|Record]] [[A História de Ester]], há vários personagens eunucos, tais como [[Harbona]], [[Hegai]], [[Bigtan]] e [[Teres]], também citados no [[Livro de Ester]].

{{ref-section}}


== {{Ligações externas}} ==
== {{Ligações externas}} ==

* {{link|en|http://www.telegraphindia.com/1040904/asp/nation/story_3715960.asp|The Telegraph (Calcutá)}}
* {{link|en|http://www.telegraphindia.com/1040904/asp/nation/story_3715960.asp|The Telegraph (Calcutá)}}
* {{link|en|http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/south_asia/1117336.stm|BBC News}}
* {{link|en|http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/south_asia/1117336.stm|BBC News}}

== Ver também ==
* [[Castrado]]
* [[Castrati]]


[[Categoria:Suméria]]
[[Categoria:Suméria]]
Linha 57: Linha 72:
[[ar:مخصي]]
[[ar:مخصي]]
[[az:خوجا]]
[[az:خوجا]]
[[bg:Евнух]]
[[bg:إâيَُ]]
[[br:Tizhog]]
[[br:Tizhog]]
[[ca:Eunuc]]
[[ca:Eunuc]]
Linha 75: Linha 90:
[[io:Eunuko]]
[[io:Eunuko]]
[[it:Eunuco]]
[[it:Eunuco]]
[[ja:宦官]]
[[ja:›Š¯]]
[[kk:Әтек]]
[[kk:Әעוך]]
[[ko:환관]]
[[ko:ָ¯°]]
[[lt:Eunuchas]]
[[lt:Eunuchas]]
[[nl:Eunuch]]
[[nl:Eunuch]]
[[no:Evnukk]]
[[no:Evnukk]]
[[pl:Eunuch]]
[[pl:Eunuch]]
[[ru:Евнух]]
[[ru:ֵגםףץ]]
[[sh:Eunuh]]
[[sh:Eunuh]]
[[simple:Eunuch]]
[[simple:Eunuch]]
[[sk:Eunuch]]
[[sk:Eunuch]]
[[sl:Evnuh]]
[[sl:Evnuh]]
[[sr:Евнух]]
[[sr:ֵגםףץ]]
[[sv:Eunuck]]
[[sv:Eunuck]]
[[ta:அலி]]
[[ta:அலி]]
[[th:ขันที]]
[[th:¢ׁ¹·ױ]]
[[tl:Kapon]]
[[tl:Kapon]]
[[uk:Євнух]]
[[uk:×גםףץ]]
[[vi:Hoạn quan]]
[[vi:Hoạn quan]]
[[zh:宦官]]
[[zh:›Š¯]]

Revisão das 17h47min de 10 de novembro de 2010

Eunuco-mor (de nome desconhecido, e presumidamente de origem africana) do sultão Abdul Hamid II do Império Otomano posando para ser fotografado em frente ao Palácio Imperial em 1912.

Eunuco - é um homem cujos testículos foram removidos por orquidectomia ou são congenitamente não-funcionais. A remoção de toda a genitália externa masculina é denominada emasculação. Excepcionalmente praticada, a penectomia (também conhecida como falectomia) é a retirada apenas do pênis.

Eunucos podem ter essa condição em virtude de problemas congênitos. Um dos motivos deve-se ao mau desenvolvimento testicular na vida fetal, originando vários graus de baixa virilização e mesmo pseudo-hermafroditismo; outro motivo decorre de intervenções externas, a castração. O mais antigo registro de castração intencional para criar eunucos vem da cidade suméria de Lagash no século XXI a.C. mas foi muito praticado na Ásia, sobretudo na China antiga. Na Índia são conhecidos como hijras.

Eunucos famosos

China

Cai Lun, eunuco chinês a quem geralmente se atribui a invenção do papel.

Zheng He(1371-1435) foi um explorador chinês do século XV. Realizou viagens por mar pelo sudoeste asiático e pelo Oceano Índico. Chegou à Índia, ao Mar Vermelho e a Moçambique. No entanto, segundo o Gavin Menzies, autor do bestseller do New York Times 1421 - The Year China Discovered world (2002 UK/2003 USA), Zheng He teria contornado toda a África, e chegado até ao continente americano, Oceania e Antártida. Vale notar que existem várias formas de transliteração de seu nome, o que pode causar confusões. Ele foi capturado quando jovem e castrado, como era comum em sua época jovens mongois "pagarem" pelo que seus ancestrais fizeram ao povo chinês, no julgar dos líderes da nova dinastia, a Dinastia Ming. Mais do que isso, ele veio a se tornar um grande navegador e braço direito do Imperador Zhu Di, que segundo Gavin Menzies projetou e ordenou essa expedição para além dos mares.

Sun Yaoting (1902-1996), foi o último eunuco chinês. [1] [2]

Pérsia

Bagoas (ou Bagoi no idioma persa antigo) foi um eunuco natural da Pérsia que faleceu no ano de 336 a.C.. Acredita-se que era de uma beleza incomparável e que tinha sido um dos cortesãos/amantes preferidos de Alexandre, o Grande. No entanto, segundo Plutarco, Alexandre teria escrito uma carta denunciadora a Dario, acusando Bagoas como um dos organizadores do assassinato de seu pai Filipe II da Macedónia.

Castrato

Ver artigo principal: Castrato

O castrato é um cantor masculino cuja extensão vocal corresponde em pleno à das vozes femininas (soprano, mezzo-soprano, contralto).

Isto só é observado numa voz masculina após a remoção dos testículos, ou por um problema endocrinológico que impeça a maturidade sexual. A castração antes da puberdade, ou em sua fase inicial, impede a liberação para a corrente sanguínea dos hormônios sexuais produzidos pelos testículos. Assim, evitava-se o surgimento dos sinais de amadurecimento sexual, como a "mudança de voz" no menino.

Eunucos na Bíblia

Jesus fala sobre três tipos de eunucos:

"Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o." (Mateus 19:12)

Pode-se assumir que eunucos "que pelos homens foram feitos tais" são aqueles que foram castrados. Aqueles que "a si mesmos se fizeram eunucos" seriam os castrados voluntários, podendo tomar-se isto no sentido da castidade. Finalmente, aqueles que nasceram eunucos (com anomalias de virilização, embora com a presença de pênis) seriam os eunucos "naturais"; alguns argumentam que os homossexuais pertencem a esse grupo. Algumas pessoas alegam que Jesus teria dito que casamento não é para todos, e que este comentário feito por Jesus poderia significar que ele reconhece o celibato, que ele mesmo praticou, como alternativa viável.

Existem duas histórias de eunucos negros, ambos oficiais da corte real, exemplificando a ação redentora de Deus. Em Jeremias 38, um eunuco etíope salva a vida de Jeremias. Jeremias em troca traz uma mensagem de Deus para o Rei que descreve como Jerusalém será salva.

Há vários eunucos citados no livro de Ester, porque a história se passa por dentro do palácio do imperador da Pérsia, onde havia muitos eunucos.

Outro eunuco etíope, o qual seria um importante funcionário de Candace, rainha da Etiópia, é batizado por Filipe, o Evangelista (Atos 8:26-40). São Lucas conta que o eunuco estava retornando de Jerusalém e lia um texto que se encontra no capítulo 53 do livro do profeta Isaías, uma passagem profética do Messias, a qual descreve o sofrimento sacrificial daquele que foi "cortado" da terra dos viventes. O eunuco indagou Felipe se o autor estava referindo-se a si mesmo ou a uma outra pessoa. Filipe interpreta as Escrituras sobre Isaías 53 (Jesus sendo levado como ovelha ao matadouro). Então Felipe, partindo daquela passagem, anunciou Jesus ao eunuco enquanto continuavam no trajeto. Durante o percurso, o eunuco pediu que fosse batizado por Felipe assim que identificou um lugar onde havia água (provavelmente um rio). Depois disso, Felipe teve o seu corpo arrebatado para uma outra localidade e o eunuco prosseguiu no seu caminho de volta à Etiópia.

Eunucos na atualidade

Atualidade: Uma hijra de Goa, Índia (1994).

Eunuco não é sinônimo de homossexual, nem tampouco transexual. Os comportamentos sexuais diferidos raramente apresentam eunucoidismo ou alterações hormonais naturais. O uso exógeno de hormônios femininos e a conformação do corpo adquirida por adições de substâncias apropriadas nas clínicas de medicina estética podem dar a aparência eunucóide. Há transexuais em muitos países do mundo, embora poucos se submetam à Cirurgia de Redesignação Sexual (CRS), preferindo viver como um terceiro sexo. A cirurgia para troca de sexo de indivíduos masculinos consta de emasculação e construção de neovagina perineal. O país que mais realiza esta cirurgia em clínicas especializadas devido a legislação permissiva é o Marrocos. Na índia, uma hijra (como são conhecidos os transexuais indianos) chamada "Shabnam Mousie" (literalmente: "tia Shabnam") fez história por se tornar a primeira hijra a ser eleita para a Assembléia Legislativa Nacional. Aos eunucos indianos só foi permitido direito de voto em 1994.

No novo milênio várias hijras ganharam destaque no estado de Madhya Pradesh. Cinco delas, agora batizadas como 'paanch Pandavas' (cinco Pandavas), foram eleitas para vários quadros públicos. Kamla Jaan tornou-se prefeita de Katni, enquanto Meenabai a presidenta da câmara do município de Sehora, a mais antiga entidade cívica do país.

Referências no Cinema

Francisco Bosch fez o papel do eunuco persa chamado Bagoas, contracenando com Colin Farrell que atuou como Alexandre, O Grande, seu amante, no filme Alexander (2004), de Oliver Stone.

Mr. Osborne (Donald Sutherland) é eunuco, em "Fierce People" de Griffin Dunne.

Na televisão

A minissérie da Record A História de Ester, há vários personagens eunucos, tais como Harbona, Hegai, Bigtan e Teres, também citados no Livro de Ester.

Referências

  1. (em inglês) Jia Yinghua & Sun Haichen: The Last Eunuch of China - The Life of Sun Yaoting. China Intercontinental Press, 2008. ISBN 7508514076
  2. (em português) Jornal Tribuna de Macau - Página acessada em 10 de Novembro de 2010.

Ligações externas